Os elétricos retrô da Renault continuam rendendo. Pelo menos títulos de Carro do Ano. Depois do Scenic no ano passado, agora em 2025, o melhor automóvel da Europa é mais uma vez da montadora francesa: o 5, que resgata o hatchback compacto dos anos 1970 e 80.
O bicampeonato consecutivo de uma fabricante só havia acontecido apenas uma vez e há 29 anos: a Fiat foi vencedora em 1995 com o Punto e em 1996 com o Bravo/Brava. A Renault é a segunda marca a atingir o feito. Primeiro com o Scenic, que, na verdade, só resgatou o nome da minivan dos anos 1990, pois agora é um SUV futurista, e agora com o 5, de fato, com estilo retrô modernizado.
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Fiat Brava e Bravo - Carros do Ano 1996 |
Quase tal como a Fiat, que foi bicampeã com dois modelos de nomes diferentes: o Bravo que tinha duas portas e o Brava, de quatro e estilo traseiro diferenciado, a Renault também foi duplamente premiada. Quase porque o grupo francês precisou de outra marca: a esportiva Alpine, que preparou o 5 e o chamou de A290.
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Carro do Ano 2025: Alpine A290 - 353 pontos |
O anúncio foi feito no Salão de Bruxelas, no dia 10 de janeiro. O evento belga voltou a sediar o anúncio da premiação feita por um pool de revistas europeias há 62 anos. No ano passado, foi em Genebra, como de 2012 a 2019. Foram 60 jurados que participaram da eleição.
As organizadoras da promoção são quase as mesmas do ano passado: Auto Trends (Bélgica), Autocar (Grã-Bretanha), Autovisie (Holanda), Vi Bilägare (Suécia), L'Auromobile (França), Autopista (Espanha) e Auto (Itália). Mas saiu a suiça Automobil Revue, embora a bandeira do seu país tenha continuado na logomarca.
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Carro do Ano 2025: Renault 5 - 353 pontos |
A dupla Renault 5/Alpine 280 obteve as maiores notas de 25 jurados de 23 países, mas apenas dois holandeses deram a nota 10. O total foi de 353 pontos. Em segundo lugar ficou o também elétrico Kia EV3 (a marca sul-coreana venceu em 2022 com o EV6) com 291 pontos. Em terceiro vem o Citroën C3 e a sua versão elétrica ë-C3, com 215 pontos. A rival da Renault tem três títulos, mas não vence desde 1990.
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Vice-campeão: Kia EV3 - 291 pontos |
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Terceiro colocado: Citroën C3/ë-C3 - 215 pontos |
O elétrico Hyundai Inster (172), a nova geração do nosso conhecido utilitário Dacia Duster (168), o SUV híbrido Cupra Terramar (165) e o compacto elétrico e híbrido Alfa Romeo Junior (136) completam a classificação dos finalistas a partir do quarto lugar. Tirando a Alfa Romeo, com dois títulos (1998 e 2001) estas marcas fora do pódio nunca venceram a premiação.
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Quarto colocado: Hyundai Inster - 172 pontos |
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Quinto colocado: Dacia Duster - 168 pontos |
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Sexto colocado: Cupra Terramar - 165 pontos |
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Sétimo colocado: Alfa Romeo Junior - 136 pontos |
O 5 não só deu o bicampeonato consecutivo para a Renault como também é o segundo modelo exclusivamente elétrico a vencer seguidamente. Se incluirmos o Jeep Avenger, vencedor de 2023, que também tem versões a gasolina, mas nasceu para ser elétrico, é o quarto consecutivo, pois no ano anterior foi o Kia EV6. E ainda: com exceção do Toyota Yaris em 2021, que só tem versão híbrida leve, desde 2019, modelos elétricos têm sido eleitos como o Carro do Ano na Europa: Peugeot 208 (que tem versão elétrica), em 2020 e o Jaguar I-Pace em 2019. Quando foi eleito em 2018, o Volvo XC40 ainda não tinha versão elétrica, que só foi lançada no ano seguinte.
O título do 5 é o oitavo da Renault, que encosta na Fiat, ainda a maior vencedora com nove títulos, mas que não vence desde 2008 com o 500. A esperança é que o Grande Panda quebre o jejum no ano que vem. Por enquanto, a marca francesa do losango se consolida como a segunda maior campeã.
O Renault 5
O Renault 5 é um hatch compacto elétrico com estilo moderno inspirado no modelo lançado nos anos 1970 e reestilizado na década de 80. Tem linhas bem retas, de tampa do porta-malas inclinada e lanternas verticais quase na coluna, como no modelo antigo. A frente é modernizada, com faróis que lembram joystick de playstation e elementos em colchetes, mesmo conceito visto nas luzes diurnas de LED no para-choque. Entre os faróis, apenas um friso cortando o novo losango da Renault.
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Renault 5 1972 |
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Renault 5 1989 |
O novo 5 é vendido apenas com quatro portas laterais, mas as traseiras têm maçaneta embutida na coluna, para passar a impressão de que só tem duas, como no modelo original lançado em 1972. Ele mede 3,92 metros de comprimento, 1,81 metros de largura e 1,5 metros de altura, com uma distância entre eixos de 2,54 m.
No interior, o painel tem a repetitiva fórmula da dupla quadro de instrumentos/tela multimídia em formato de tablet, usado por praticamente todas as fabricantes, mas a Renault deu uma variada em sua linha e, no 5, não colocou a tela multimídia na vertical, nem como opção. Elas são apenas horizontais, mas são curvadas. Abaixo dela, só as saídas de ar centrais horizontais e emolduradas pelos mesmos colchetes vistos nos faróis. A área revestida de tecido, acima do porta-luvas, tem costuras verticais e as suas formas salientes foram inspiradas no 5 antigo. Aliás, os revestimentos, que podem ser de cores vivas ou sóbrias, são feitos de materiais reciclados.
Os instrumentos, com cinco opções de layout, podem ser de 7 ou 10 polegadas, mas a multimídia será sempre de 10 polegadas. Esta tem o sistema operacional Android Automotive e também é compatível com Android Auto e Apple Car Play sem fio. O compacto estreia, ainda, o sistema de reconhecimento de voz chamado Reno, que usa a inteligência artificial do ChatGPT para poder responder uma variedade de perguntas em tom coloquial.
O Renault 5 tem espaço suficiente para quatro adultos de 1,80 m viajarem sem incômodos. O acabamento atrás é mais simples. O assoalho é plano. O porta-malas tem capacidade para 277 litros. Todo o habitáculo tem uma bomba de calor para um aquecimento mais rápido no frio.
O 5 é construído sobre a plataforma CMF-B EV, rebatizada de AmpR Small, que só permite motor e tração dianteiros. Há três opções de potência: 95, 120 e 150 cavalos, mas em Portugal só tem as duas últimas. O de 120 cv usa uma bateria de 40 kWh, com autonomia de 312 km. O de 150 cv tem bateria de 52 kWh e a autonomia é de 410 km. A versão mais potente acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos e a de 120 cv vai a 9 segundos. Em ambos, a velocidade é limitada a 150 km/h.
Todas as versões têm carregador de corrente alternada de 11 kW, que carrega o veículo em cerca de três horas e meia nas versões com bateria de 40 kWh e quatro horas com bateria de 52 kWh. O de 120 cv pode ser carregado em corrente de 80 kW e o de 150 cv de 100 kW. O carregador da versão de 95 cv só serve para carregar o carro, mas nos demais, é bidirecional, ou seja, também alimenta aparelhos domésticos, mas é opcional. Em alguns países, como França, Alemanha e Inglaterra, armazena energia nos horários mais baratos.
Até aqui transcrevi as características do Renault 5 da apresentação que eu fiz em abril do ano passado. Agora, já tenho preços e distribuição dos motores e as versões, baseados no mercado português.
Em terras lusitanas, o 5 é vendido é três versões: evolution, com motor de 120 cv e preço de 27.500 euros; techno, que tem as duas opções de potência, ao preço de € 29.500 (120 cv) e € 33.000 (150 cv). e iconic cinq, também com as duas opções, custando, respectivamente, € 31.500 e € 35.000.
A básica evolution tem rodas de 18 polegadas com calotas, mas oferece de série freio de estacionamento elétrico, sistema de frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas e função de cruzamento, alerta de excesso de velocidade, reconhecimento de sinais de trânsito, airbags frontais, laterais e de cortina, aviso de cinto de segurança desfivelados, piloto automático, alerta de distância de segurança, alerta de fadiga, alerta de manutenção em faixa, sistema de aviso acústico para pedestres, ar condicionado automático, tela multimídia de 10 polegadas com espelhamento de smartphone sem fio, sensores de chuva e faróis, vidro traseiro térmico e para-brisas aquecido e seis auto-falantes Arkamys ou nove da Harman Kardon.
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Renault 5 evolution |
A techno adiciona rodas de liga-leve de 18 polegadas, câmera de ré, chamada de emergência, quadro de instrumentos de 10 polegadas, piloto automático adaptativo, carregador do smartphone por indução, som premium da Arkamys, iluminação interna por LED, volante revestido com material soft touch e bancos com revestimento em jeans e o sistema Reno com chat GPT.
Saída segura dos passageiros, assistente de condução semi-autônoma, alerta de ponto cego, alerta de obstáculo traseiro com frenagem de emergência, sistema de manutenção em faixa e estacionamento automático fazem parte do pacote ADAS, que é um opcional que custa 850 euros.
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Renault 5 techno |
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Renault 5 iconic cinq |
Por fim, a iconic cinq completa com bancos dianteiros com ajuste elétrico e sistema de aquecimento e volante aquecido. O estacionamento automático passa a ser de série, barateando o preço do pacote ADAS, que continua como opcional por € 650. O som da Harman Kardon é um opcional que custa € 600.
O Alpine A290
Apresentado em novembro do ano passado, a Alpine A290, na verdade, é a versão apimentada do novo Renault 5. É o equivalente ao antigo 5 Turbo. Tem rodas mais largas, de 19 polegadas, mangas de eixo de alumínio, uma nova suspensão traseira multibraço e barras estabilizadoras mais grossas. Com o novo conjunto, as bitolas foram alargadas em 6 cm. As medidas são maiores, com exceção da distância entre-eixos, de 2,53: o comprimento tem quase 4 metros, a largura 1,82 m e a altura 1,51 m.
Visualmente, tem frente com a assinatura por extenso da Alpine no lugar do losango da Renault, abaixo do friso, e faróis e luzes de neblina com elementos em X, em vez dos colchetes. Estas últimas, aliás, vão montadas mais próximas e destacadas no espaço da grade.
O interior é praticamente o mesmo do Renault 5 comum, com as mesmas telas multimídia e de instrumentos, mas os revestimentos são em couro e nas cores branco e azul-marinho. O volante tem o símbolo da Alpine com fundo azul, dentro de um miolo redondo. A base é achatada, como no modelo normal, mas há um botão de boost. De resto tem os mesmos bancos e o mesmo espaço interno, mas a capacidade do porta-malas é maior, variando de 300 a 326 litros.
O A290 tem duas opções de potência: 180 e 220 cavalos, ambas com capacidade de bateria de 52 kWh. Com a primeira opção, as versões são a GT (38.700 euros em Portugal) e a GT Premium (€ 41.900). GT Performance (€ 41.900), GTS (€ 44.900) e Première Edition (€ 46.200) são mais potentes. O A290 tem basicamente os mesmos equipamentos do Renault 5 mais caro.
A versão básica acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e 160 km/h de velocidade, enquanto as demais versões com 220 cv demoram 6,4 segundos e vai a 170 km/h.
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
Todos os campeões:
1964 - Rover 2000 / 1965 - Austin 1800 / 1966 - Renault 16 / 1967 - Fiat 124 (deu origem ao Lada Laika, um dos primeiros importados populares no Brasil) / 1968 - NSU Ro 80 (primeiro carro com motor rotativo Wankel) / 1969 - Peugeot 504 (sua versão picape fez sucesso por aqui nos anos 90) / 1970 - Fiat 128 / 1971 - Citroën GS / 1972 - Fiat 127 (o nosso 147 - BR) / 1973 - Audi 80 (deu origem ao primeiro Passat) / 1974 - Mercedes 450S (I) / 1975 - Citroën CX / 1976 - Simca 1307-1308 / 1977 - Rover 3500 / 1978 - Porsche 928 (primeiro cupê esportivo a levar o título) / 1979 - Simca Horizon / 1980 - Lancia Delta / 1981 - Ford Escort (BR) /1982 - Renault 9 / 1983 - Audi 100 (sua versão reestilizada foi o primeiro Audi importado por Ayrton Senna dez anos depois) / 1984 - Fiat Uno (BR) / 1985 - Opel Kadett (BR) / 1986 - Ford Scorpio (um sedã luxuoso do porte do Fusion) / 1987 - Opel Omega (BR) / 1988 - Peugeot 405 (I e Me) / 1989 - Fiat Tipo (I e BR) / 1990 - Citroën XM (I) / 1991 - Renault Clio 1 (Me) / 1992 - VW Golf III (Mx e I) / 1993 - Nissan Micra (duas gerações antes do nosso March) / 1994 - Ford Mondeo 1 (I) / 1995 - Fiat Punto 1 (o nosso foi a terceira geração) / 1996 - Fiat Bravo/Brava (BR - O Bravo era a versão duas portas do Brava, que foi fabricado aqui. Ambos antecederam o Stilo e o último Bravo) / 1997 - Renault Scénic (BR) / 1998 - Alfa Romeo 156 (I) / 1999 - Ford Focus 1 (Me) / 2000 - Toyota Yaris 1 (primeira geração europeia. O nosso é derivado da segunda geração tailandesa) / 2001 - Alfa Romeo 147 (I) / 2002 - Peugeot 307 (I e Me) / 2003 - Renault Mégane 2 (BR na versão sedã) / 2004 - Fiat Panda (inspirou o novo Uno brasileiro) / 2005 - Toyota Prius (que chegou aqui somente a partir da terceira geração) / 2006 - Renault Clio 3 / 2007 - Ford S-Max / 2008 - Fiat 500 (I e Mx) / 2009 - Opel Insignia / 2010 - VW Polo (uma geração entre o nosso antigo e o atual) / 2011 - Nissan Leaf 1 (usado no Rio como táxi de forma experimental e depois importado na segunda geração) / 2012 - Opel Ampera/Chevrolet Volt / 2013 - Volkswagen Golf (I e BR) / 2014 - Peugeot 308 / 2015 - Volkswagen Passat (I) / 2016 - Opel Astra / 2017 - Peugeot 3008 (I) / 2018 - Volvo XC40 (I) / 2019 - Jaguar I-Pace (I) / 2020 - Peugeot 208 (Me e I) / 2021 - Toyota Yaris / 2022 - Kia EV6 / 2023 - Jeep Avenger / 2024 - Renault Scénic / 2025 - Renault 5/Alpine A290
BR - Fabricado no Brasil
Me - Fabricado no Mercosul
Mx - Fabricado no México
I - Importado
Ranking de conquistas:
1. Fiat - 9 títulos (1967, 1970, 1972, 1984, 1989, 1995, 1996, 2004 e 2008)
2. Renault - 8 (1966, 1982, 1991, 1997, 2003, 2006, 2024 e 2025*)
1. Fiat - 9 títulos (1967, 1970, 1972, 1984, 1989, 1995, 1996, 2004 e 2008)
2. Renault - 8 (1966, 1982, 1991, 1997, 2003, 2006, 2024 e 2025*)
3. Peugeot - 6 (1969, 1988, 2002, 2014, 2017 e 2020)
4. Opel - 5 (1985, 1987, 2009, 2012* e 2016)
Ford - 5 (1981, 1986, 1994, 1999 e 2007)
6. Volkswagen - 4 (1992, 2010, 2013 e 2015)
7. Toyota - 3 (2000, 2005 e 2021)
Citroën - 3 (1971, 1975 e 1990)
9. Nissan - 2 (1993 e 2011)
Alfa Romeo - 2 (1998 e 2001)
Audi - 2 (1973 e 1983)
Simca - 2 (1976 e 1979)
Rover - 2 (1964 e 1977)
14. Alpine 1 (2025*)
4. Opel - 5 (1985, 1987, 2009, 2012* e 2016)
Ford - 5 (1981, 1986, 1994, 1999 e 2007)
6. Volkswagen - 4 (1992, 2010, 2013 e 2015)
7. Toyota - 3 (2000, 2005 e 2021)
Citroën - 3 (1971, 1975 e 1990)
9. Nissan - 2 (1993 e 2011)
Alfa Romeo - 2 (1998 e 2001)
Audi - 2 (1973 e 1983)
Simca - 2 (1976 e 1979)
Rover - 2 (1964 e 1977)
14. Alpine 1 (2025*)
Jeep - 1 (2023)
Kia - 1 (2022)
Jaguar - 1 (2019)
Volvo - 1 (2018)
Chevrolet - 1 (2012*)
Lancia - 1 (1980)
Porsche - 1 (1978)
Mercedes - 1 (1974)
NSU - 1 (1968)
Austin - 1 (1965)
Kia - 1 (2022)
Jaguar - 1 (2019)
Volvo - 1 (2018)
Chevrolet - 1 (2012*)
Lancia - 1 (1980)
Porsche - 1 (1978)
Mercedes - 1 (1974)
NSU - 1 (1968)
Austin - 1 (1965)
* Título compartilhado em 2012 entre Chevrolet e Opel por se tratar do mesmo carro com marcas diferentes. Mesmo caso deste ano, em 2025, entre Renault e Alpine. Por isso, a soma vai dar 64.
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