Enquanto os brasileiros compram uma versão genérica do Toyota Yaris, desenvolvida para mercados emergentes e pouco exigentes, os europeus têm a disposição o verdadeiro Yaris, projetado especialmente para eles (embora tenha nascido no Japão), com estilo mais agradável, acabamento mais refinado, motores mais modernos, inclusive híbridos, e recheado de equipamentos tecnológicos.
O Toyota Yaris surgiu no Japão em 1998, com o nome de Vitz, chegando à Europa no ano seguinte. Logo no final de 1999, tornou-se o Carro do Ano 2000 no continente. Teve mais duas gerações (em 2005 e 2011) antes da atual, de 2019, que acaba de obter uma dupla conquista: o carro mais vendido no mercado europeu e o segundo título do Car of The Year, agora na edição 2021, sendo o terceiro da Toyota, que também ganhou com a segunda geração do Prius em 2005 e se torna a marca asiática mais vencedora da premiação europeia, superando os dois títulos da Nissan. O Yaris também se junta ao Golf e ao Clio como os únicos modelos a vencerem a premiação duas vezes.
Primeira geração (1999)
Segunda geração (2005)
Terceira geração (2011, já com o segundo face-lift de 2017)
Construído sobre a plataforma modular TNGA-B, projetado no Japão e fabricado na França, o Yaris de quarta geração tem linhas mais arredondadas que o similar tailandês produzido no Brasil. Conquistou os 59 jurados (eram 60, mas morreu um) do Car of The Year pelo próprio estilo, segurança, dirigibilidade, baixas emissões garantidas pela tecnologia híbrida e o preço acessível.
O evento é tradicionalmente patrocinado por publicações como a sueca Vi Bilägare, a francesa L'Automobile Magazine, a espanhola Autopista, a italiana Auto, a holandesa Autovisie e a britânica Autocar. Mas houve mudanças para este ano. Entraram mais dois países na organização: a Bélgica com a Auto Trends e a Suiça com a Automobil Revue. A representante editorial alemã Stern (única revista que não era especialista em carros) foi trocada pela Firmenauto.
Em alguns países, como Portugal, o Yaris está sendo vendido com três tipos de motorização: um 1.0 com duplo comando variável de válvulas (VVTi), de três cilindros com injeção direta e ciclo Atkinson, rendendo 72 cavalos para as três versões mais básicas (Comfort, Comfort Plus e Exclusive), um 1.5, também tricilíndrico, VVTi, Atkinson e de injeção direta, que entrega 125 cv, opcional para a Exclusive, Luxury e Square Collection, um híbrido com este mesmo motor, mas com 91cv, associado a um elétrico, combinando 116 cv. opcional para quase todas as versões de quatro portas e de série na Premier Edition, e a 1.6 turbo com injeção direta, exclusivo da versão esportiva GR (abreviação de Gazoo Racing), que rende 261 cavalos e tem tração integral. O câmbio das versões a gasolina, inclusive a GR, é manual de seis marchas (cinco para o 1.0), enquanto as híbridas têm transmissão automatizada CVT. A capacidade do porta-malas é de 286 litros.
Ainda na terrinha, o Yaris custa a partir de 16.990 euros na versão Comfort com motor 1.0, indo até 27.220 € na versão Premier Edition, apenas híbrida com CVT. A esportiva GR é a única vendida com carroceria de duas portas por 45.990 €.
Mesmo na versão básica Comfort, o Yaris vendido em Portugal tem frenagem de emergência que detecta pedestres e ciclistas, reconhecimento de sinais de trânsito, aviso de saída de faixa, chamada de emergência, limitador de velocidade, controle de estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus, sistema multimídia compatível com smartphone em tela de 7 polegadas flutuante, sensor crepuscular, câmera de ré, além de trio elétrico (mas com vidros elétricos apenas na frente),ar condicionado manual, comando de áudio no volante, piloto automático, quadro de instrumentos físico, desativação do airbag do passageiro, aviso de colocação dos cintos de segurança e ganchos ISOFIX.
A versão top convencional, Premier Edition, adiciona vidros traseiros escurecidos, spoiler traseiro, rodas de liga leve de 17 polegadas, entrada e partida sem chave, espelhos retrovisores aquecíveis e rebatíveis, sensor de chuva, teto panorâmico, piloto automático adaptativo, faróis de neblina dianteiros, tela multimídia de 8 polegadas, ar condicionado digital dual zone, carregador sem fio para smartphone, bancos dianteiros esportivos, vidros traseiros elétricos, quadro de instrumentos eletrônico, sistema de som premium com oito alto-falantes e head up display.
O Yaris GR tem três versões de acabamento: Standard (42.090 €), Extreme Rallye e Extreme Premium, ambas por 45.990 €. A última traz spoiler traseiro, rodas de 18 polegadas pretas, sensores de estacionamento dianteiros, alerta de ângulo morto, luzes diurnas de LED, lanternas traseiras em LED e faróis de neblina traseiros.
Carro do Ano 2021: Toyota Yaris - 266 pontos
O hatch compacto da Toyota somou 266 pontos dos 59 jurados, 26 a mais que a nova geração do Fiat 500, agora totalmente elétrico, o vice-campeão, com 240. O 500, se tivesse vencido, teria ocupado o lugar do Yaris como um dos três modelos bicampeões e a Fiat, maior vencedora, com 9 títulos, quebraria um jejum de 13 anos. Mas desde 2012, com o Panda, não aparecia entre os finalistas.
Vice-campeão: Fiat 500 - 240 pontos
Terceiro colocado: Cupra Formentor - 239 pontos
Com um ponto a menos, completa o pódio o Cupra Formentor, crossover que é o primeiro projeto independente da divisão esportiva da Seat, que antes apenas batizava versões apimentadas da marca espanhola do grupo Volkswagen, que, aliás, marcou presença com três marcas entre os finalistas.
A marca do carro do povo foi representada entre os finalistas pelo hatch médio de propulsão elétrica ID.3, que será analisado nas próximas matérias do Guscar focando no mercado português, e somou 224 pontos com o quarto lugar. Se vencesse, a Volks chegaria ao quinto título e o primeiro desde 2015, quando venceu com o Passat.
Quarto colocado: Volkswagen ID.3 - 224 pontos
Em quinto ficou outra marca do grupo alemão, só que representando a República Tcheca: o Skoda Octavia, com 199 pontos. As novas gerações do Land Rover Defender (164) e do Citroën C4 (143) fecham a classificação dos finalistas.
Quinto colocado: Skoda Octavia - 199 pontos
Sexto colocado: Land Rover Defender - 164 pontos
Sétimo colocado: Citroën C4 - 143 pontos
A Citroën não tem um modelo eleito como o Carro do Ano na Europa desde 1990, com o fastback grande XM. Cupra e Skoda venceriam pela primeira vez. Como marca de utilitários esportivos, a Land Rover, de origem britânica, mas hoje controlada por um grupo indiano (a Tata), também debutaria na honra do título, mas como marca de carros de passeio, já extinta, foi a primeira vencedora em 1964 (com o 2000) e repetiu a conquista em 1977 (com o 3500).
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
Todos os campeões:
1964 - Rover 2000 / 1965 - Austin 1800 / 1966 - Renault 16 / 1967 - Fiat 124 (deu origem ao Lada Laika, um dos primeiros importados populares no Brasil) / 1968 - NSU Ro 80 (primeiro carro com motor rotativo Wankel) / 1969 - Peugeot 504 (sua versão picape fez sucesso por aqui nos anos 90) / 1970 - Fiat 128 / 1971 - Citroën GS / 1972 - Fiat 127 (o nosso 147 - BR) / 1973 - Audi 80 (deu origem ao primeiro Passat) / 1974 - Mercedes 450S (I) / 1975 - Citroën CX / 1976 - Simca 1307-1308 / 1977 - Rover 3500 / 1978 - Porsche 928 (único cupê esportivo a levar o título) / 1979 - Simca Horizon / 1980 - Lancia Delta / 1981 - Ford Escort (BR) /1982 - Renault 9 / 1983 - Audi 100 (sua versão reestilizada foi o primeiro Audi importado por Ayrton Senna dez anos depois) / 1984 - Fiat Uno (BR) / 1985 - Opel Kadett (BR) / 1986 - Ford Scorpio (um sedã luxuoso do porte do Fusion) / 1987 - Opel Omega (BR) / 1988 - Peugeot 405 (I e Ms) / 1989 - Fiat Tipo (I e BR) / 1990 - Citroën XM (I) / 1991 - Renault Clio 1 (Me) / 1992 - VW Golf III (Mx e I) / 1993 - Nissan Micra (duas gerações antes do nosso March) / 1994 - Ford Mondeo 1 (I) / 1995 - Fiat Punto 1 (o nosso foi a terceira geração) / 1996 - Fiat Bravo/Brava (BR - O Bravo era a versão duas portas do Brava, que foi fabricado aqui. Ambos antecederam o Stilo e o último Bravo) / 1997 - Renault Scénic (BR) / 1998 - Alfa Romeo 156 (I) / 1999 - Ford Focus 1 (Me) / 2000 - Toyota Yaris 1 (primeira geração europeia. O nosso é derivado da segunda geração tailandesa) / 2001 - Alfa Romeo 147 (I) / 2002 - Peugeot 307 (I e Me) / 2003 - Renault Mégane 2 (BR na versão sedã) / 2004 - Fiat Panda (inspirou o novo Uno brasileiro) / 2005 - Toyota Prius (que chegou aqui somente a partir da terceira geração) / 2006 - Renault Clio 2 / 2007 - Ford S-Max / 2008 - Fiat 500 (I e Mx) / 2009 - Opel Insignia / 2010 - VW Polo (uma geração entre o nosso antigo e o atual) / 2011 - Nissan Leaf 1 (usado no Rio como táxi de forma experimental e depois importado na segunda geração) / 2012 - Opel Ampera/Chevrolet Volt / 2013 - Volkswagen Golf (I e BR) / 2014 - Peugeot 308 / 2015 - Volkswagen Passat (I) / 2016 - Opel Astra / 2017 - Peugeot 3008 (I) / 2018 - Volvo XC40 (I) / 2019 - Jaguar I-Pace (I) / 2020 - Peugeot 208 (Me) / 2021 - Toyota Yaris
BR - Fabricado no Brasil
I - Importado da Europa
Ms - Importado do Mercosul
Mx - Importado do México
0 Comentários