TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Além dos lançamentos do mercado europeu (alguns mundiais) em um território neutro (a Suiça) o Salão de Genebra é palco, desde 2012, do anúncio do Carro do Ano do continente. O escolhido, com larga vantagem, foi o Peugeot 308. Não o modelo vendido no Brasil, mas a sua inédita nova geração, lançada no ano passado.


Assim como o seu grande rival e antecessor no título do prêmio, o Volkswagen Golf, o Peugeot 308, que somou 307 pontos entre 58 jurados de 22 países europeus, é construído sobre uma plataforma modular, a EMP2, a mesma usada na terceira geração do monovolume Citroën C4 Picasso, que ficou em quarto lugar.


Como eu já disse no texto postado aqui no Guscar no ano passado, o 308 deixou as linhas altas e curvadas e faróis pontudos para assumir formas mais baixas e retas, exatamente como o Golf. Ficou mais leve e mais curto, com o comprimento passando de 4,28 para 4,25m. O interior é refinado e tecnológico, mas discreto. A tela multimídia sensível ao toque é alinhada com as saídas de ar e o quadro de instrumentos é elevado, como no compacto 208.


Sem previsão de chegada ao Brasil, na Europa o Peugeot 308 tem três motores a gasolina 1.2 - um de três cilindros VTI, de 82 cavalos, e outro de quatro cilindros com turbo e injeção direta e-THP, com duas opções de potência (110 e 130 cv), além do nosso conhecido 1.6 THP, que lá tem 155 cv. A diesel há os HDI 1.6 (100 e 120 cv) e 2.0 (150 e 180 cv). A emissão de gás carbônico também é baixa, entre 107 e 129 g/km com gasolina e 82 e 117 g/km. Neste salão de Genebra está sendo apresentada a sua versão perua, a SW.

308 SW

Assim como é a segunda vez seguida que um hatch médio é eleito o Carro do Ano europeu, pelo segundo ano consecutivo, os elétricos não levaram o prêmio, após o Nissan Leaf (2011) e o Opel Ampera (2012) ensaiarem um domínio. Se no ano passado nenhum deles ficou entre os finalistas, este ano eles completaram o pódio, bem distantes do campeão 308, com o feioso monovolume BMW i3 ficando em segundo (223) e o novato sedã luxuoso Tesla S em terceiro (216).

2º Lugar - BMW i3

Para a marca norte-americana, que pode ser vendida para a Apple, seria ótimo vencer logo na estreia no mercado europeu. Valeu pela experiência de ficar entre os sete finalistas. Mas para a BMW, que tenta desde o primeiro ano da premiação, em 1964, e tendo sido finalista algumas vezes desde 1967, representa mais um ano na fila e a vergonha de ser a única marca alemã a nunca ter vencido esta eleição (até a Porsche e a finada NSU venceram).

3º Lugar - Tesla S

Mais distante dos elétricos, com 182 pontos somados pelo C4 Picasso, o quarto colocado, a Citroën não vence desde 1990 com o Citroën XM. Dois pontos a menos deixaram o Mazda 3 na quinta posição. A marca japonesa ganharia pela primeira vez, tal como a Skoda, que ficou em sexto, com o Octavia, que somou 172 pontos. Se a BMW nunca venceu e ainda bateu na trave este ano, a arquirrival Mercedes chega aos 40 anos sem vencer. O seu único título foi em 1974 com o 450S. A esperança neste ano ficou em último: o luxuoso Classe S, que somou 170 pontos. 

Em jejum desde 2008, com o já nosso conhecido 500, a Fiat ainda é a maior campeã do concurso hoje organizado pelo pool de revistas europeias Auto (Itália), Autocar (Inglaterra), Autopista (Espanha), AutoVisie (Holanda), L'Automobile (França), Stern (Alemanha) e VIBilagare (Suécia). Tem nove títulos, seguida pelos seis títulos da Renault, os cinco da Ford e agora os quatro da Peugeot.


Todos os campeões:

1964 - Rover 2000 / 1965 - Austin 1800 / 1966 - Renault 16 / 1967 - Fiat 124 (deu origem ao Lada Laika, um dos primeiros importados populares no Brasil) / 1968 - NSU Ro 80 (primeiro carro com motor rotativo Wankel) / 1969 - Peugeot 504 (sua versão picape fez sucesso por aqui nos anos 90) / 1970 - Fiat 128 / 1971 - Citroën GS / 1972 - Fiat 127 (o nosso 147) / 1973 - Audi 80 I (deu origem ao Passat. É antecessor do atual A4) / 1974 - Mercedes 450S (I) / 1975 - Citroën CX / 1976 - Simca 1307-1308 / 1977 - Rover 3500 / 1978 - Porsche 928 (único cupê esportivo a levar o título) / 1979 - Simca Horizon / 1980 - Lancia Delta / 1981 - Ford Escort (BR) /1982 - Renault 9 / 1983 - Audi 100 (sua versão reestilizada foi o primeiro Audi importado por Ayrton Senna dez anos depois) / 1984 - Fiat Uno (BR)/ 1985 - Opel Kadett (BR com face-lift) / 1986 - Ford Scorpio (um sedã luxuoso do porte do Fusion) / 1987 - Opel Omega (BR) / 1988 - Peugeot 405 (I) / 1989 - Fiat Tipo (BR) / 1990 - Citroën XM (I) / 1991 - Renault Clio 1 (I) / 1992 - VW Golf III (I)/ 1993 - Nissan Micra (duas gerações antes do March) / 1994 - Ford Mondeo 1 (I) / 1995 - Fiat Punto (primeira geração. O nosso é a terceira) / 1996 - Fiat Bravo/Brava (O Bravo era a versão duas portas do Brava, que foi fabricado aqui. Ambos antecederam o Stilo e o atual Bravo) / 1997 - Renault Scénic I (BR) / 1998 - Alfa Romeo 156 (I) / 1999 - Ford Focus 1 (I) / 2000 - Toyota Yaris / 2001 - Alfa Romeo 147 (I) / 2002 - Peugeot 307 (I) / 2003 - Renault Mégane II (BR na versão sedã) / 2004 - Fiat Panda / 2005 - Toyota Prius (que chegou somente na terceira geração) /2006 - Renault Clio II / 2007 - Ford S-Max 2008 - Fiat 500 (I) / 2009 - Opel Insignia / 2010 - VW Polo / 2011 - Nissan Leaf / 2012 - Opel Ampera/Chevrolet Volt / 2013 - Volkswagen Golf / 2014 - Peugeot 308.

(BR) - Fabricado no Brasil
(I) - Importado para o Brasil

Para ver as fotos de todos os campeões acesse www.caroftheyear.org e clique no link "Previous winners"