Quando chegar ao Brasil, a segunda geração do Peugeot 3008, recém-convertido à moda dos SUVs, já terá no currículo o título de Car of The Year da Europa, organizado por um pool de sete revistas europeias (a italiana Auto, a inglesa Autocar, a espanhola Autopista, a holandesa AutoVisie, a francesa L'Automobile, a sueca ViBilägare e a alemã Stern, única não-especializada em veículos).

A nova personalidade do 3008, aliada ao espaçoso interior com painel i-Cockpit, com instrumentos totalmente digitais (tela de TFT de 12,3 polegadas) e mais elevados em relação ao volante, console e multimídia voltados para o motorista, a leveza da nova plataforma modular EMP2 estão entre os atributos que conquistaram 21 dos 58 jurados de 22 países da fundação organizadora.




Na Europa, o novo 3008, inicialmente, tem apenas dois motores a gasolina: o 1.2 PureTech, de três cilindros, com turbo e injeção direta de 130 cv e o 1.6 THP de 165 cv. Lá, eles preferem os motores a diesel e, por isso, há mais opções, como o BlueHDI 1.6 (100 e 120 cv) e 2.0 (150 e 180 cv). O mais potente equipa a versão esportiva GT. Em breve terá uma versão híbrida plug-in

Na lista de equipamentos de segurança estão sistema antipatinagem com cinco modos de aderência – normal, neve, lama, areia e ESP desligado – acionados por comando no console, Hill Assist Descent Control (HADC), que mantém o veículo em baixíssima velocidade em declives acentuados, frenagem automática de emergência, alerta de risco de colisão, alerta ativo de mudança de faixa, alerta de atenção do condutor, reconhecimento das placas de velocidade, sistema ativo de vigilância de ângulo morto, Visiopark, que possibilita a visão em 360 graus, facilitando as manobras, e a última geração do Park Assist.


O 3008 somou 319 pontos. Em segundo lugar ficou o Alfa Romeo Giulia, com 296 pontos. Um dos antecessores do Giulia, o 156 foi o Carro do Ano em 1998. E o antecessor do hatch Giulietta, o 147 venceu em 2001, última conquista da marca italiana.

2º Lugar: Alfa Romeo Giulia - 296 pontos

3º Lugar: Mercedes Classe E - 197 pontos
4º Lugar: Volvo S90 - 172 pontos

O Mercedes Classe E ficou em terceiro lugar com 197 pontos. A Mercedes foi campeã somente no longínquo ano de 1974, com o 450S. O quarto lugar, com 172 pontos ficou com os novos sedã (S90) e perua (V90) da Volvo, marca sueca que nunca ganhou este título. 

A terceira geração do Citroën C3 ficou em quinto lugar, com 166 pontos. A Citroën venceu três vezes, mas está na fila desde 1990, quando ganhou com o luxuoso XM. O ousado crossover compacto Toyota C-HR, concorrente do Honda HR-V, ficou em sexto lugar a um ponto atrás do C3. A Toyota já foi campeã com o Yaris em 2000 e com o híbrido Prius em 2005.

5º Lugar: Citroën C3 - 166 pontos
6º Lugar: Toyota C-HR - 165 pontos
7º Lugar: Nissan March - 135 pontos

Outro japonês fecha a lista dos finalistas, com 135 pontos: a nova geração do Nissan Micra, que deveria ser o novo March, mas não deve vir para cá. O mesmo modelo já havia vencido, há três gerações, em 1993. Foi o primeiro título da Nissan, que também ganhou com o elétrico Leaf, em 2011.

Não faz muito tempo que a Peugeot teve um Carro do Ano antes do 3008. Em 2014, o hatch 308, que utiliza exatamente a mesma plataforma do crossover, também venceu. E o antecessor deste, o 307 vencera em 2002. Antes deste, só o 405 (1988) e o 504 (1969). Foi o quinto título da Peugeot, que empatou com a Opel (que passa a ser de sua propriedade, junto com a Citroën) e a Ford. São apenas as terceiras maiores vencedoras, atrás da Renault (seis) e da Fiat, que ganhou nove, mas não vence desde 2008 com o 500. Curiosamente, nos últimos seis anos tem havido um revezamento entre Opel (2012 e 2016), Volkswagen (2013 e 2015) e Peugeot (2014 e 2017).

Peugeot 504 - Carro do Ano 1969

Peugeot 405 - Carro do Ano 1988
Peugeot 307 - Carro do Ano 2002

Peugeot 308 - Carro do Ano 2014

A geração anterior do 3008 ganhou dois títulos de Utilitário Esportivo do Ano da revista Autoesporte, no Brasil (2012 e 2015). Um terceiro título, agora com a nova carroceria, já terá um reconhecimento internacional.

3008 - Utilitário Esportivo do Ano 2012 Autoesporte no Brasil

3008 - Utilitário Esportivo do Ano 2015 Autoesporte no Brasil

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO





Todos os campeões:

1964 - Rover 2000 / 1965 - Austin 1800 / 1966 - Renault 16 / 1967 - Fiat 124 (deu origem ao Lada Laika, um dos primeiros importados populares no Brasil) / 1968 - NSU Ro 80 (primeiro carro com motor rotativo Wankel) / 1969 - Peugeot 504 (sua versão picape fez sucesso por aqui nos anos 90) / 1970 - Fiat 128 / 1971 - Citroën GS / 1972 - Fiat 127 (o nosso 147) / 1973 - Audi 80 I (deu origem ao Passat. É antecessor do atual A4) / 1974 - Mercedes 450S (I) / 1975 - Citroën CX / 1976 - Simca 1307-1308 / 1977 - Rover 3500 / 1978 - Porsche 928 (único cupê esportivo a levar o título) / 1979 - Simca Horizon / 1980 - Lancia Delta / 1981 - Ford Escort (BR) /1982 - Renault 9 / 1983 - Audi 100 (sua versão reestilizada foi o primeiro Audi importado por Ayrton Senna dez anos depois) / 1984 - Fiat Uno (BR) / 1985 - Opel Kadett (BR) / 1986 - Ford Scorpio (um sedã luxuoso do porte do Fusion) / 1987 - Opel Omega (BR) / 1988 - Peugeot 405 (I) / 1989 - Fiat Tipo (BR) / 1990 - Citroën XM (I) / 1991 - Renault Clio 1 (I) / 1992 - VW Golf III (I)/ 1993 - Nissan Micra (duas gerações antes do March) / 1994 - Ford Mondeo 1 (I) / 1995 - Fiat Punto (primeira geração. O nosso é a terceira) / 1996 - Fiat Bravo/Brava (O Bravo era a versão duas portas do Brava, que foi fabricado aqui. Ambos antecederam o Stilo e o atual Bravo) / 1997 - Renault Scénic I (BR) / 1998 - Alfa Romeo 156 (I) / 1999 - Ford Focus 1 (I) / 2000 - Toyota Yaris / 2001 - Alfa Romeo 147 (I) / 2002 - Peugeot 307 (I) / 2003 - Renault Mégane II (BR na versão sedã) / 2004 - Fiat Panda / 2005 - Toyota Prius (que chegou somente na terceira geração) / 2006 - Renault Clio II / 2007 - Ford S-Max 2008 - Fiat 500 (I) / 2009 - Opel Insignia / 2010 - VW Polo / 2011 - Nissan Leaf (usado no Rio como táxi de forma experimental) / 2012 - Opel Ampera/Chevrolet Volt / 2013 - Volkswagen Golf (BR) / 2014 - Peugeot 308 / 2015 - Volkswagen Passat (I) / 2016 - Opel Astra / 2017 - Peugeot 3008

I - Importado para o Brasil
BR - Fabricado no Brasil