O Toyota Yaris foi lançado no Japão, em 1998, com o nome de Vitz. Mas o que a marca japonesa queria mesmo era disputar o forte mercado europeu com Volkswagen Polo, Fiat Punto, Ford Fiesta, Opel Corsa, Renault Clio e Peugeot 206. O objetivo foi realizado em 1999, quando foi apresentado no Salão de Frankfurt daquele ano.
Com o seu estilo arredondado e alto, desenhado pelo jovem designer grego Sotiris Kovos, foi logo, em seu primeiro ano, eleito o Carro do Ano da Europa de 2000, título que ele já havia conquistado no Japão em 1998.
Teve também uma versão monovolume chamada Verso (Fun Cargo no Japão), que se tornou uma linha independente e foi separada do Yaris. Foi vendido em outros mercados, como a Austrália, com o nome de Echo. Na América do Norte e México teve também a versão sedã com este mesmo nome.
Em 2018, o Yaris começou a ser produzido no Brasil, após quase vinte anos de atraso. Mas a carroceria escolhida foi a genérica versão tailandesa, de linhas mais retas, um destoante aplique preto na coluna e uma versão sedã, que é até elegante. Mas o acabamento interno é muito mais simples. E a plataforma ainda é do Etios.
A fábrica da Toyota em Indaiatuba, SP, estava recém-inaugurada, produzindo o Corolla e a marca japonesa pretendia produzir um segundo veículo. Mas o dólar disparou, a economia esfriou e a produção do Yaris foi adiada para a segunda geração, que só seria lançada em 2005. Com Lula já no poder, os investimentos em modelos modernos foram reduzidos e o Yaris ficou mais caro.
Já com o país sob o poder da presidente Dilma, a crise econômica ficou mais forte e, em vez da terceira geração, apresentada em 2011, a Toyota decidiu fabricar um modelo mais barato: o indiano Etios, nas versões hatch e sedã, com painel de instrumentos centralizados. Este ano, o Etios deixou de ser produzido aqui.
O três volumes do Yaris 3, fabricado na Ásia, chegou a ser cogitado, com o nome de Vios, mas também não vingou por causa dos custos e do predomínio de SUVs.
Enquanto isso, o europeu ganhou dois face-lifts na sua terceira geração (2014 e 2017) e a quarta, que acabou de ser eleita o Carro do Ano 2021 na Europa, sendo o segundo título na história do Yaris. Todas essas gerações serão lembradas neste História em Fotos. Desta vez, o Yaris tailandês fabricado no Brasil fica de fora.
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
1a Geração - 1999
Echo Sedan, versão três volumes do Yaris era mais popular na Austrália e na América do Norte, como Estados Unidos, Canadá e México. |
2a Geração - 2005
O Sedan ficou restrito aos mercado norte-americano, australiano e asiático, apenas com motor 1.5 de 107 cavalos. Em alguns países passou a ser chamado de Vios. |
3a Geração - 2011
Face-lift 2014
Face-lift 2017
O segundo face-lift da terceira geração do Yaris europeu aumentou o comprimento em 3,95m. |
4a Geração - 2020
0 Comentários