De olho num futuro mais sustentável, a Volkswagen desenvolveu uma nova plataforma, voltada exclusivamente para veículos elétricos: a MEB. O primeiro passo foi dado no ano passado, com o ID.3, que será analisado nesta matéria, inaugurando o novo foco do Guscar: o mercado português, onde o modelo está à venda desde setembro, a partir de 38.017 euros na série especial de lançamento 1st (First), que tem três versões, além da versão definitiva, com outras nove, com opção de bateria com capacidade de 45, 58 (avaliada aqui no blog) e 77 kWh.
Com uma designação cuja sigla significa Inteligent Design ou Desenho Inteligente e o número, inicialmente, o terceiro capítulo que começou com o Carocha e depois o Golf, o ID.3 é o primeiro automóvel da Volkswagen nascido para ser totalmente elétrico. A marca alemã já teve o e-Golf e o e-Up!, mas estes nasceram movidos a gasolina ou diesel. O segundo passo é o ID.4 (que aí já muda a representação numérica, passando a se referir ao porte), de estilo SUV, que já foi apresentado aqui no Guscar, que também já está no mercado português. E ainda será lançado um sedã que deve substituir o Passat.
Estética
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Com 4,26 metros de comprimento, 1,81m de largura e 1,57m de altura, o ID.3 tem a estética de um hatch futurista do porte do Golf (o modelo elétrico é um pouco mais curto, mas é mais alto), a quem pretende substituir nos próximos anos.
Em suas linhas, destacam-se o para-brisa avançado, as colunas laterais traseiras largas e prateadas, com estampas colmeiadas na base (somente na série especial First (1st)) e a tampa do porta-malas com máscara negra, simulando vidro como no Up!, mas é apenas pintado, como no Up! TSI brasileiro. As luzes diurnas de LED matriciais interativas emolduram os faróis e também os frisos iluminados (só a partir da segunda versão) que cercam o emblema VW, substituindo os cromados. A interatividade das luzes está na capacidade de piscá-las em forma de cumprimento quando o dono se aproxima.
A estética agrada, mas ainda é muito futurista.
Construção
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O interior tem aparência minimalista, com tablier horizontal em dois níveis, delimitados por um filete de LED, que muda de cor de acordo com o modo de condução do carro e também em caso de necessidade de alertar para uma frenagem de emergência ou quando está carregando.
A maior parte dos plásticos é de material duro e em dois tons de cinza. Este tipo de construção é uma nova política da Volkswagen para baratear os custos. Eu não gosto. Prefiro sempre uma superfície emborrachada, que até está presente em um aplique na parte superior do tablier. Os tecidos dos bancos são reciclados. O quadro de instrumentos é digital, dentro de uma pequena tela de 5 polegadas, de moldura trapezoidal atrás do volante e à frente do motorista, que engloba velocímetro e informações sobre o nível de bateria, entre outras. A tela multimédia central tem 10 polegadas, é destacada e voltada para o condutor, com reconhecimento por voz, ativado pela frase "Olá, ID". Os dois pedais têm um criativo símbolo de Pause (no freio) e Play (acelerador). A maioria dos comandos, como os do ar condicionado e até o botão de partida, é tátil, exceto os interruptores dos vidros elétricos, retrovisores e do pisca-alerta. O lado ruim é que as entradas USB são do tipo C, que ainda não são usadas em duas vias dos aparelhos eletrônicos.
Espaço interior
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Com uma distância entre-eixos de 2,77m, proporcionada pelos eixos estarem dispostos bem nas extremidades da carroceria, o espaço interior do ID.3 é bastante amplo. Segundo a revista portuguesa Turbo, que também fornece os dados de desempenho que vamos ver mais abaixo, a distância para os joelhos no banco traseiro varia entre 14 e 39 centímetros. E o índice de habitabilidade (que define o aproveitamento do espaço interno) medido pela mesma publicação é de 9.634 pontos, acima da média da categoria, que é de 9.476 pontos. É um Golf com espaço de Passat.
Bagageira
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Tem 385 litros de capacidade em posição normal, cinco a mais que o do Golf. Com os bancos rebatidos chega a no máximo 980 litros (o que achei pouco). É a mesma capacidade do Nissan Leaf com bateria de 62 kWh, mas fica atrás quando este está equipado com a bateria de 40 kWh (394 litros). Ambos ficam atrás do Tesla Model 3 e seus 425 litros na traseira e 117 litros no capô.
Motor e Transmissão
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Instalado no eixo dianteiro, com a caixa de câmbio de marcha única e o módulo eletrônico de potência na traseira, o motor do ID.3 gera 150 kW de potência ou, traduzindo para a unidade a que estamos habituados a interpretar como potência, 204 cavalos. É melhor que o BMW i3, que rende 184 cv, mas fica atrás do Nissan Leaf (218 cv) e do Tesla Model 3 (238 cv). O binário do Volkswagen é de 310 Nm.
A bateria de íons de lítio tem 58 kWh de capacidade e leva 30 minutos para carregar 80% em um posto de 100 kW, 57 minutos num posto de 50 kW e até quase 25 horas em uma tomada caseira de 230 volts. Há outras duas opções de bateria: uma com 45 kWh e 150 cv e outra com 77 kWh e 204 cv.
Performance
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Segundo a revista Turbo, o ID.3 acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e recupera dos 40 aos 100 km/h em 5,2 segundos. A velocidade máxima é limitada aos 160 km/h. Dos concorrentes só tenho a aceleração dos próprios fabricantes, mas os números do hatch elétrico são muito bons, embora semelhantes aos dos rivais, exceto o Tesla 3, que é bem mais rápido, acelerando em 5 segundos.
Consumos
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Com média de razoáveis 16,6 kWh a cada 100 km pelo ciclo WLTP, ainda de acordo com a Turbo, o ID.3 fica atrás do BMW i3 e do Tesla 3, com os seus dados de fábrica. Mas a Volkswagen anuncia um consumo oficial de 15,5 kWh/100 km, apenas dois décimos acima do BMW. O Nissan Leaf de 62 kWh tem média oficial de 18,5 kWh/100 km.
Na cidade, o consumo do ID.3 é de 13,8 kWh/100 km. Em estrada é de 17 kWh/100 km e 18 kWh/100 km em auto-estrada. A autonomia média é de 349 quilômetros e a máxima de 420 km. A versão de 45 kWh tem 330 km de autonomia máxima e a de 77 kWh,, 550 km.
Travagem
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Os 39 metros para a imobilidade desde os 90 km/h, 45 m a 100 km/h e, principalmente, 66 m a 120 km/h, de acordo com a revista Turbo, são número um pouco altos para o ID.3. A travagem a 120 km/h é melhor que a do Nissan Leaf (68 m), testado aqui no Brasil pela revista Quatro Rodas. Mas fica atrás do Chevrolet Bolt e do Renault Zoe. E também do Golf da anterior geração, o Cruze Sport6 e o antigo Focus.
Ruído
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Com 49 decibéis a 90 km/h e 59 dBA a 120 km/h, o ID.3 é bem silencioso. Aqui, eu, realmente, não tenho dados de ruído dos concorrentes elétricos vendidos em Portugal. Então, vou considerar um bom resultado para o Volkswagen.
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O Volkswagen ID.3 está à venda em doze versões, sendo três níveis de equipamento da série especial de lançamento, todas com bateria de 58 kWh - 1st (First) - a básica, por 38.017 €, a Plus (43.659 €) e a Max (49.391 €) -, e mais nove definitivas: City (35.416), Style (39.308), Life (39.015 €), Business (42.544 €), Style (42.737 €), Family (43.572 €), Tech (45.274 €), Max (47.531 €) e Tour (48.569 €). As duas primeiras com 45 kWh, a última com 77 kWh e as demais com 58 kWh.
Em relação ao preço base dos concorrentes aqui já citados, o único que é mais barato que o ID.3 é o Nissan Leaf, que tem preço normal de 35.400 € na versão mais básica, a Acenta com bateria de 40 kWh, capacidade bem menor que a do Volks, de 58 kWh. Esta versão ainda está em oferta especial, custando 26.400 €. O Leaf mais barato com bateria de maior capacidade (62 kWh), a E+ Acenta chega a ser mais caro (40.550 €) que o Volks básico, mas com o preço promocional volta a custar menos: 31.550 €. O Tesla 3 mais barato custa 51.884 €. Já o BMW i3 começa em 42.220 €.
A 1st básica, que tem bateria de 58 kWh, vem equipada de série com assistente de luzes máximos (Light Assist), cinco altifalantes, airbags frontais, apoios de braço dianteiro, aplicativo multimídia sem fio, aquecimento auxiliar elétrico, ar condicionado digital de duas zonas, banco do condutor com regulação de altura, banco traseiro rebatível assimetricamente, bancos dianteiros aquecidos, cabos de carregamento AC para tomada doméstica e posto de carga público, sistema de comunicação com outros veículos e infra-estrutura de trânsito Car2X, cinto de segurança automático para o motorista, controlo de cruzeiro adaptativo (ACC), consola central com suporte para 2 copos, esguichos do limpa pára-brisas aquecidos, palas do sol com espelhos e iluminação, faróis dianteiros em LED, ferramentas de bordo com kit de mobilidade (compressor de 12v e selante de pneu), jantes de liga-leve "Easty Derry" de 18 polegadas, imobilizador eletrônico, luz interior ambiente com 10 combinações, monitorização da pressão dos pneus, pedais em alumínio, pneus 215/55 R18, porcas anti-roubo, receptor digital DAB+, reconhecimento de sinais de trânsito, retrovisor interior com função anti-encandeamento, retrovisores exteriores eletricamente ajustáveis e aquecidos, seletor de perfil de condução, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, serviço de chamada de emergência "eCall", sinal sonoro e luz de advertência para cinto de segurança dianteiros e traseiros não colocados, sistema "Front Assist" com proteção de pedestres e ciclistas, sistema "Keyless" (somente partida sem chave), sistema "Lane Assist", sistema de navegação "Discover Pro", sistema de proteção proativa dos passageiros, gancho ISOFIX, tampas para porcas de segurança, tapetes de fibra à frente e atrás, para-brisas laminado e aquecido com película refletora dos raios infra-vermelhos, controlo de voz e volante multifunções em couro aquecido.
O 1st Plus adiciona 2 entradas USB-C à frente e atrás, desativação do airbag do passageiro, apoio de braço no banco traseiro, câmara traseira para "Trailer Assist", iluminação do porta-objeto da consola central, faróis em LED matriciais com controlo dinâmico automático, faróis traseiros em LED com indicadores de mudança de direção dinâmicos, friso iluminado entre os faróis, puxadores das portas iluminados, jantes de liga-leve "Andoya" de 19 polegadas, luz interior ambiente com 30 combinações, luzes de boas vindas com sistema "surround", pilar C na cor Cinzento Silver e entrada de ar na cor Cinzento Tech, pneus 215/50 R19, retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente, revestimento das portas com inserções em couro e vidros traseiros escurecidos.
O único opcional da versão Plus é a moldura da tela multimídia e os botões do painel na cor branca e sem custo adicional. De série esse material vem na cor preta em todas as versões.
O 1st Max acrescenta mais dois altifalantes, apoios lombares ajustáveis, bancos dianteiros com ajuste elétrico, head up display dinâmico, jantes de liga-leve "Sanya" de 20 polegadas, "Lane Assist" semi-automático, piso da bagageira duplo, pneus 215/45 R20, sistema "Side Assist", sistema "Bluetooth Comfort" com carregamento por indução, teto solar panorâmico e vidro frontal atérmico.
O ID.3 definitivo básico, chamado City, tem bateria de 45 kWh e traz quase todos os mesmos itens do 1st básico, mas tem ar condicionado manual, embora ainda acrescente alguns itens do Plus como as duas entradas USB-C, a desativação do airbag do passageiro. a iluminação da consola central, as luzes de boas vindas e os retrovisores externos rebatíveis eletricamente. Também tem carregamento por indução, presente apenas a partir do 1st Max. Versão mais barata com 58 kWh, o Life tem exatamente os mesmos equipamentos.
O Style de bateria de 45 kWh tem basicamente os itens do City e do Plus, mais alarme, ar condicionado digital, vigilância do interior do veículo, sirene e proteção contra reboque (exclusivo das versões definitivas), piso da bagageira duplo, entrada e partida sem chave, carregamento por indução, mas suas rodas são de 18 polegadas.
As versões definitivas têm mais opcionais que a série 1st. O primeiro pacote que aparece na lista do site é o "Penny Cooper", composto pela personalização bicolor e a coluna C na cor que dá nome ao pacote e a entrada de ar na cor "Cinzento Tech". Custa 496 euros. A outra opção de estilo é a "Silver", também com personalização bicolor e a coluna na cor "Cinzento Silver", pelo mesmo preço.
As outras opções são de rodas de liga-leve das duas versões mais caras como a Andoya de 19 polegadas do 1st Plus e a Sanya de 20" da 1st Max. A de 19 polegadas ainda tem duas opções de cores: só preta e preto com Penny Cooper, custando, respectivamente, 1.181 € e 1.231 €. A Sanya é vendida por 1.377 € e é a única que, além das porcas anti-roubo e tampa para as mesmas, oferecidas nas demais, traz instalação individual. Ferramentas de bordo e macaco (22 €) e bomba de calor (1.256 €) também são cobrados à parte. As duas versões de 45 kWh só têm os dois pacotes de personalização e a bomba de calor.
O ID.3 Business segue os equipamentos do 1st Plus (exceto nas jantes, que ainda são de 18 polegadas), mas adiciona Bluetooth e carregador de smartphone por indução (disponível apenas no 1st Max), alarme, vigilância do interior do veículo, sirene e proteção contra reboque (exclusivo das versões definitivas) e entrada sem chave (os demais só têm a partida). Os opcionais desta versão são os mesmos do Life e ainda pode ter os detalhes brancos no painel.
O Style também tem praticamente os mesmos itens do 1st Plus, mas fica devendo os puxadores das portas iluminados, ao mesmo tempo que traz o macaco junto com as ferramentas e alguns itens da versão Max, como carregamento por indução e teto panorâmico. Os opcionais são quase os mesmos do Business. Só não tem rodas de 20 polegadas.
O Family segue basicamente o Business, inclusive os opcionais, mas tem de série piso da bagageira duplo, que só o 1st Max tem. Suas rodas ainda são de 18 polegadas.
O Tech é o equivalente ao 1st Max em quantidade de equipamentos, mas tem rodas de 18 polegadas e Keyless com entrada sem chave. Os opcionais são os mesmos do Business. O Max definitivo se assemelha ao homônimo da série limitada, mas tem rodas de 18 polegadas, controle adaptativo do chassis, direção progressiva e entrada e partida sem chave. Os opcionais também são os mesmos do Business. O Tour fecha a gama ID.3 oferecendo uma bateria de 77 kWh, jantes de 19 polegadas e macaco entre as ferramentas de bordo. De opcionais só não oferece rodas de 20 polegadas.
Com itens de segurança e conforto oferecidos desde a versão básica (se fosse no Brasil, só estariam disponíveis como opcionais nas versões mais caras e olhe lá), o ID.3 é muito bem dotado de equipamentos. Mas a distribuição de equipamentos é confusa. A versão Max, por exemplo, tanto na série limitada 1st quanto na definitiva, é a verdadeira versão top. A Tour é mais cara que a Max, por ter bateria de 77 kWh, mas fica devendo o teto solar panorâmico. E nenhuma versão tem sistema de estacionamento automático e airbags laterais e de cortina.
Com todos os opcionais, pinturas metalizadas e ter que tirar um item aqui e colocar outro ali, o ID.3 Max definitivo fica em 50.325 euros. O BMW i3 completo sai por 56.680 €. Também mais caro que o Volks é o Tesla, cujo preço base é de 51.884 €. Mas o Nissan Leaf é mais barato, ainda mais porque está em promoção em Portugal. A versão E+ Tekna custa 35.350 €, sobe para 36.550 € com o único opcional, o estacionamento automático (ProPilot Park) e chega ao máximo a 37.600 € com a pintura metalizada em dois tons.
Conclusão
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Com destaque para o espaço interior, que obteve a classificação máxima, o ID.3 conseguiu quatro estrelas na maioria dos itens analisados como estética, performance, consumos, ruído e preço. Na construção, bagageira, no motor e equipamentos, o elétrico da Volkswagen obteve avaliação mediana. Sua pior avaliação foi na travagem muito alta frente aos concorrentes. E mesmo assim obteve duas estrelas. Na média, obteve 3,5 estrelas. Arredondando para quatro, podemos dizer que o Volkswagen ID.3 é um carro muito bom e que o seu futuro (e o de seus compradores) está garantido. Pelo menos em Portugal.
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA TURBO
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