Preferido de dez entre dez jogadores de futebol nos anos 1990, ao lado da primeira geração do cupê Mitsubishi Eclipse, o Jeep Grand Cherokee chega, em 2021, à sua quinta geração, que começará a ser vendida no mercado norte-americano em agosto e na Europa no final do ano.
Desta vez, o Grand Cherokee, chamado assim para se diferenciar do primeiro utilitário com este nome (de 1974 a 2000), terá duas opções de carroceria: uma normal, com cinco lugares, e outra alongada, com três fileiras de bancos e capacidade para seis ou sete passageiros, chamada de L.
Inicialmente, foram divulgadas apenas fotos e dados da versão mais longa, que mede 5,20m de comprimento e 3,09m de distância entre-eixos. A largura, que deve ser comum a ambas as versões, mede 1,96m e a altura 1,81m.
O porte é o mesmo do Mercedes GLS, mas o Grand Cherokee que vai ser substituído, um projeto da época em que a Jeep, Chrysler e Mercedes eram unidas, divide a plataforma com o GLE, que se chamava ML na ocasião.
O modelo cinza da foto pertence à versão de acabamento Summit Reserve. E o vermelho é da versão mais esportiva Overland, uma homenagem à primeira sócia da antiga Willys, que deu origem à marca Jeep.
A nova Grand Cherokee tem estilo cada vez mais reto, inclusive no recorte das janelas, com a tradicional grade de sete fendas (agora com pontilhados cromados) mais baixa, faróis em full-LED e uma ampla entrada de ar no para-choque, embora seja protegida por uma barra preta brilhante. A lateral traseira tem coluna que lembra o Compass e a tampa do porta-malas possui lanternas traseiras horizontais e bem finas. A inspiração veio do conceito Grand Wagoneer, cuja versão definitiva também foi lançada e será assunto nas próximas matérias do Guscar.
Por dentro, o painel é horizontal, com a tela multimídia, de 10,1 polegadas, literalmente flutuante sobre o gabinete central e abaixo das saídas de ar, sem estar destacada no alto do tablier, como em vários modelos do mercado. Há faixas de couro e madeira no painel. O quadro de instrumentos é totalmente eletrônico. O volante tem miolo horizontal, um desenho que vai inspirar o novo utilitário compacto da Fiat (atual dona da Jeep). Há doze entradas USB (dos tipos A e C) espalhadas pela ampla e espaçosa cabine.
O sistema multimídia, chamado UConnect 5 tem espelhamento sem fio com Android e Apple, conexão 4G nativa, atualizações via nuvem e compatibilidade com a assistente Alexa, da Amazon. Também fazem parte da lista de equipamentos recursos de assistência à condução, como a união do controle de cruzeiro adaptativo com o assistente de manutenção de faixa com correção ativa do volante, o que garante que o carro ande praticamente sozinho. Este sistema ainda não é permitido na Europa, mas liberado nos Estados Unidos.
O Grand Cherokee também terá frenagem autônoma de emergência, assistência de visão noturna, câmera de 360 graus, abertura da tampa do porta-malas por gestos, assentos da primeira e segunda filas aquecidos e ventilados, iluminação ambiente de cinco cores, som de 19 alto-falantes da McIntosh, teto solar simples ou duplo (dependendo do pacote), câmera para vigiar crianças na segunda ou terceira fileira e dois carregadores de smartphone por indução.
A nova geração do utilitário médio-grande terá versões a gasolina, a diesel e uma híbrida plug-in. Com o primeiro combustível terá um V6 3.6 de 294 cv e 35,5 kgfm de torque e um V8 Hemi 5.7 de de 362 cv e 53,9 kgfm, ambas com câmbio automático de oito marchas. Ainda não foram divulgadas informações sobre o diesel e a híbrida.
A tração é integral e tem três tipos: Quadra-Trac I, Quadra-Trac II e Quadra-Drive II. As duas últimas têm redutora e a Quadra-Drive II bloqueio eletrônico de diferencial traseiro. Todas têm o sistema Selec-Terrain, que ajusta o funcionamento do motor, câmbio, tração e freios de acordo com o programa de condução selecionado (Auto, Sport, Pedra, Neve e Lama/Areia).
A suspensão é independente e pode ser adaptativa a ar. Chamada Quadra-Lift, a dureza dos amortecedores se regula electrônicamente. Com a suspensão pneumática, a altura livre do solo vai até 27,2 cm. Os ângulos são de 30,1, 22,6 e 23,6º (entrada, central e saída, respectivamente). Existe outra opção — Pacote Off-Road — com melhoras para uma condução fora do asfalto (rodas de 18", pneus M+S e protetor do cárter).
O Jeep Grand Cherokee foi reestilizado para ficar ainda mais confortável e seguro, mas não deixa as raízes fora de estrada de lado. Aqui no Brasil, o grupo Stellantis está trabalhando para renovar o Compass e criar uma versão sete lugares deste, mas o primeiro mundo também tem novidades, que ainda não estão previstas para o nosso país.
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO (com informações da revista Carro e site espanhol Km77)
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