Foto: Divulgação

Sucessor do Vectra (o verdadeiro, não o nosso genérico baseado no Astra), o Opel Insignia foi anunciado nesta segunda-feira (17/11) como o Carro do Ano 2009 na Europa.

Ele derrotou o novo Ford Fiesta por um ponto ( 321 a 320). A vitória foi uma revanche para a Opel, que em 2007, com o Corsa, perdeu para o monovolume S-Max, da marca norte-americana, por dois pontos.

O Insignia conquistou a melhor nota de 20 dos 59 jurados que representaram 23 países europeus. O Fiesta ganhou o primeiro lugar na avaliação de 19 jurados. Em terceiro lugar ficou a sexta geração do VW Golf, com 223 pontos. Citroën C5 (198), Alfa Romeo MiTo (148), Skoda Superb (144) e Renault Megane (121) completam a classificação.

Em abril fiz uma prévia do Insignia no Fotolog do Terra. Inaugurei até a seção Baba Brasil com ele. Detalhei o seu estilo arrojado e atraente, que conquistou os jurados. Mas os méritos do novo Opel não foram apenas no seu visual. O sedã médio-grande foi destacado na segurança que tem o sistema Opel Eye, que, através de uma câmera instalada no pára-brisas, lê a sinalização do trânsito e controla a velocidade. O sistema também alerta para a mudança involuntária de faixa. O farol tem nove modos de iluminação adaptativa. Para o conforto dinâmico o destaque do Insignia é a suspensão Flex Ride.

O Insignia tem motores a gasolina entre 1.6 de quatro cilindros (115 cv) e V6 2.8 Turbo (280 cv). A Diesel a única cilindrada é a 2.0 com potência entre 110 e 190 cavalos. A tração pode ser dianteira ou integral. O Insignia existe nas versões sedã, liftback e a perua Sports Tourer.

Se no Brasil a Volkswagen voltou a ganhar depois de 19 anos com o Gol, na Europa o jejum da Opel era maior: a vitória do Insignia põe fim a uma fila de 22 anos sem ganhar a eleição mais tradicional da Europa, organizada pelas revistas Auto (Itália), Autocar (Inglaterra), Autopista (Espanha), Autovisie (Holanda), L'automobile (França), Stern (Alemanha) e VI Bilägare (Suécia).

O último Opel a vencer a eleição foi o nosso conhecido Omega, em 1987 (melhor de 1986). Aqui, ele ganhou em 1993. O primeiro foi o Kadett em 1985. O Insignia representa apenas a terceira vitória da marca.


Veja os vencedores:

1964 - Rover 2000 / 1965 - Austin 1800 / 1966 - Renault 16 / 1967 - Fiat 124 (deu origem ao Lada Laika, um dos primeiros importados popularizados no Brasil) / 1968 - NSU Ro 80 (primeiro carro com motor rotativo Wankel) / 1969 - Peugeot 504 (sua versão picape fez sucesso por aqui nos anos 90) / 1970 - Fiat 128 / 1971 - Citroën GS / 1972 - Fiat 127 (o nosso 147) / 1973 - Audi 80 I (deu origem ao Passat. É antecessor do atual A4) / 1974 - Mercedes 450S/ 1975 - Citroën CX / 1976 - Simca 1307-1308 / 1977 - Rover 3500 / 1978 - Porsche 928 (único cupê esportivo a levar o título) / 1979 - Simca Horizon / 1980 - Lancia Delta / 1981 - Ford Escort (BR) /1982 - Renault 9 / 1983 - Audi 100 (sua versão reestilizada foi o primeiro Audi importado por Ayrton Senna dez anos depois) / 1984 - Fiat Uno (BR)/ 1985 - Opel Kadett (BR) / 1986 - Ford Scorpio (um sedã luxuoso do porte do Fusion) / 1987 - Opel Omega (BR) / 1988 - Peugeot 405 (I) / 1989 - Fiat Tipo (BR) / 1990 - Citroën XM (I) / 1991 - Renault Clio 1 (I) / 1992 - VW Golf III (BR)/ 1993 - Nissan Micra / 1994 - Ford Mondeo 1 (I) / 1995 - Fiat Punto (primeira geração do nosso, que é a terceira) / 1996 - Fiat Bravo/Brava (O Bravo quase foi importado. O Brava foi fabricado aqui) / 1997 - Renault Scénic I (BR) / 1998 - Alfa Romeo 156 (I) / 1999 - Ford Focus 1 (I) / 2000 - Toyota Yaris / 2001 - Alfa Romeo 147 (I) / 2002 - Peugeot 307 (I) / 2003 - Renault Mégane II (BR)/ 2004 - Fiat Panda / 2005 - Toyota Prius / 2006 - Renault Clio II / 2007 - Ford S-Max / 2008 - Fiat 500 / 2009 - Opel Insignia.
(BR) - Fabricado no Brasil
(I) - Importado para o Brasil
Para ver as fotos de todos os campeões acesse: www.caroftheyear.org e clique no link "Previous winners"