Pequeno mito de verdade
Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Subsidiária do Grupo Fiat, a Alfa Romeo nunca teve um modelo compacto clássico, de estilo tão marcante que pudesse recriar, como o Fiat Cinquecento e o Mini. Então, ela decidiu inventar agora o seu próprio mito. Literalmente.
O novo hatchback da Alfa Romeo, que não substitui o médio 147, foi desenvolvido sobre a plataforma do Punto e da quarta geração do Corsa europeu (inexistente por aqui). Ia se chamar Junior, depois Furiosa, nome vencedor de um concurso realizado na Europa, que valia um Spider e uma bicicleta. Porém, a designação não foi aceita na Espanha e o nome foi abortado, mas o ganhador recebeu o prêmio. Para contornar a situação, alguém do marketing sugeriu lembrar as cidades-sedes da Alfa Romeo e da dona Fiat, respectivamente Milão (onde o carro foi desenhado) e Turim (Torino em italiano, onde é produzido). Abreviou as primeiras sílabas de cada cidade e estava criado o MiTo.
Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Subsidiária do Grupo Fiat, a Alfa Romeo nunca teve um modelo compacto clássico, de estilo tão marcante que pudesse recriar, como o Fiat Cinquecento e o Mini. Então, ela decidiu inventar agora o seu próprio mito. Literalmente.
O novo hatchback da Alfa Romeo, que não substitui o médio 147, foi desenvolvido sobre a plataforma do Punto e da quarta geração do Corsa europeu (inexistente por aqui). Ia se chamar Junior, depois Furiosa, nome vencedor de um concurso realizado na Europa, que valia um Spider e uma bicicleta. Porém, a designação não foi aceita na Espanha e o nome foi abortado, mas o ganhador recebeu o prêmio. Para contornar a situação, alguém do marketing sugeriu lembrar as cidades-sedes da Alfa Romeo e da dona Fiat, respectivamente Milão (onde o carro foi desenhado) e Turim (Torino em italiano, onde é produzido). Abreviou as primeiras sílabas de cada cidade e estava criado o MiTo.
Desta vez não foram os faróis e lanternas horizontais de triplo refletor do Brera que serviram de inspiração para o compacto. O modelo foi o novo queridinho da marca: o grã-turismo esportivo 8C Competizione. A sua identidade está presente no formato elíptico dos faróis e circular das lanternas traseiras iluminadas por LEDs, além das curvas. A linha de cintura é alta e a janela traseira tem desenho ousado. A grade permanece em forma de coração cravando o pára-choque dianteiro, deslocando a placa de licença para a direita, mas serve de nascente para o destacado vinco em V no capô.
O MiTo tem 4,06m de comprimento, dos quais 2,51m estão distribuídos entre os eixos, além de 1,72m de largura e 1,44 de altura. Será vendido apenas na carroceria de três portas, deixando as quatro para o irmão maior 147 ou futuramente. Provavelmente este (ainda derivado do Stilo) deve ganhar uma nova versão baseada no novo Bravo. Custará para os europeus entre 15.000 e 20.000 euros e terá como concorrentes o Mini (que é 40 cm menor), o Peugeot 207 (o autêntico, não a gambiarra que estão lançando no Brasil) e o futuro Audi A1. Em nosso país não deve chegar, pois o mercado brasileiro não aceita carros modernos e a Alfa Romeo está ausente no momento.
Por dentro, um painel tipicamente Alfa Romeo: esportivo e envolvente, praticamente voltado para o motorista. O acabamento do couro dos bancos tem as tradicionais ranhuras verticais, mas de forma discreta. O volante é de três braços e lembra o da Maserati. Serão duas versões (Progression e Distinctive), dois pacotes de opcionais (Sport e Premium), sete revestimentos de assentos, cinco cores de interior, dois tipos de apliques do painel, duas cores de bancos de tecido, cinco modelos de roda de liga-leve entre 16 e 18 polegadas e dez cores externas, cinco delas metálicas.
O MiTo tem 4,06m de comprimento, dos quais 2,51m estão distribuídos entre os eixos, além de 1,72m de largura e 1,44 de altura. Será vendido apenas na carroceria de três portas, deixando as quatro para o irmão maior 147 ou futuramente. Provavelmente este (ainda derivado do Stilo) deve ganhar uma nova versão baseada no novo Bravo. Custará para os europeus entre 15.000 e 20.000 euros e terá como concorrentes o Mini (que é 40 cm menor), o Peugeot 207 (o autêntico, não a gambiarra que estão lançando no Brasil) e o futuro Audi A1. Em nosso país não deve chegar, pois o mercado brasileiro não aceita carros modernos e a Alfa Romeo está ausente no momento.
Por dentro, um painel tipicamente Alfa Romeo: esportivo e envolvente, praticamente voltado para o motorista. O acabamento do couro dos bancos tem as tradicionais ranhuras verticais, mas de forma discreta. O volante é de três braços e lembra o da Maserati. Serão duas versões (Progression e Distinctive), dois pacotes de opcionais (Sport e Premium), sete revestimentos de assentos, cinco cores de interior, dois tipos de apliques do painel, duas cores de bancos de tecido, cinco modelos de roda de liga-leve entre 16 e 18 polegadas e dez cores externas, cinco delas metálicas.
O MiTo não traz nenhuma inovação para a indústria automobilística. Apenas para a sua categoria, como câmbio de embreagem dupla (que já pré-engata a próxima marcha quando se engata uma), que só começa a ser vendida no ano que vem, e o opcional Alfa DNA, que é um dispositivo eletrônico com opções Dynamic, Normal e All Wheater (baixa aderência) que permite variar a resposta do motor, rapidez do câmbio, firmeza da suspensão e da direção tempo de trocas de marcha. Já o Q2, um sistema eletrônico que faz as vezes de um diferencial blocante, e os amortecedores com molas externas e internas, não são novidades no segmento, pois o mesmo conceito chegou recentemente no Brasil na Weekend Adventure Locker. Há ainda controle de estabilidade.
O MiTo terá três opções de motores para o lançamento: 1.4 a gasolina aspirado com 95 cavalos de potência, turbinado de mesma cilindrada com 155 cv e um 1.6 Turbodiesel com 120 cavalos. Em breve os italianos terão um motor 1.4 de 78 cavalos voltado para os motoristas iniciantes. Não chega a ser uma bondade da fabricante. É que a partir de janeiro do ano que vem entrará em vigor naquele país uma lei que limita a 50 cv por tonelada a potência dos veículos para motoristas iniciantes. A única generosidade é o prazer do jovem condutor ter um Alfa Romeo como seu primeiro carro. E já pode começar a dirigir logo um MiTo.
0 Comentários