Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

A fundação europeia Car of the Year decidiu ser politicamente correta este ano e, para promover a sua preocupação com o meio ambiente, concedeu o título de Carro do Ano 2011 para o elétrico Nissan Leaf (folha), que não emite poluentes. Enquanto que aqui no Brasil o Carro Verde do Ano é o pão-duro Gol, com carroceria de 1994 e sem equipamentos para economizar combustível.

O carro ecológico da Nissan marcou 257 pontos, superando Alfa Romeo Giulietta (248 pontos) e a nova geração da Opel Meriva, que obteve 244 pontos. Entre os demais finalistas, a Ford C-Max/Grand C-Max fez 224 pontos, o Citroen C3 e o DS3 ficaram com 175 pontos, o Volvo S60 e a perua V60 tiveram 145 pontos e o Dacia Duster computou 132 pontos.


Com carroceria estilo hatchback de quatro portas, dianteira arrojada, mas com recorte ousado e de gosto duvidoso na traseira, o Leaf é o primeiro carro 100% movido a eletricidade a conquistar a nomeação. Em 2005 o rival Toyota Prius, ainda na segunda geração, foi o campeão, mas ele é impulsionado por um motor elétrico e outro a gasolina.

O Nissan Leaf tem tração dianteira, câmbio automático de apenas uma marcha, cinco lugares e mede 4,45m de comprimento, 1,77m de largura, 1,55m de altura e 2,69m de distância entre-eixos, o que garante um bom espaço interno para quatro dos cinco passageiros, já que as baterias de lítio estão embaixo do piso. O interior moderno tem tonalidade clara e com instrumentos e ar condicionado digitais, além do GPS.

As baterias abastecem o motor dianteiro com potência equivalente a 110 cavalos. Demora meia hora para carregar 80% e oito horas para a recarga completa em 220v, garantindo uma autonomia de 160 km. O carro também pode ser recarregado pela energia da frenagem, como o KERS da Fórmula 1. Há também uma opção de painel solar para o carro.

O Leaf acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e alcança 145 km/h de velocidade máxima. É mais leve do que um carro médio com motor 1.6. Por causa do motor elétrico, o Leaf não faz barulho. Apenas um leve zumbido, o que garante muito conforto.



Não há previsão do Leaf ser vendido no Brasil. Mas a prefeitura de São Paulo vai testar alguns exemplares na frota da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Em relação aos outros finalistas, o Alfa Romeo Giulietta, a nova Meriva e o Ford C-Max não devem vir. O C3 e o DS3 devem demorar pra chegar. Já os Volvos e o Dacia Duster chegarão no ano que vem. O Fiat 500 foi o último campeão europeu (2008) comercializado em nosso país.

Foi a segunda vitória da Nissan nesta eleição que tem um júri formado por 59 jornalistas de 23 países europeus. A primeira foi em 1993 com o compacto Micra, duas gerações mais antigo que o modelo a ser lançado no Brasil no ano que vem com o nome de March. A montadora japonesa do Grupo Renault se junta à conterrânea Toyota (2000 e 2005) com dois títulos. Foram as únicas marcas de origem asiática a ganhar na Europa. Também são bicampeãs a Rover (1964 e 1977), a Audi (1973 e 1983), a Simca (1976 e 1979), a Alfa Romeo (1998 e 2001) e a Volkswagen (1992 e ano passado). A Fiat continua sendo a maior campeã com 9 vitórias. A Renault é a segunda, com seis e a Ford a terceira, com cinco.

Entre os finalistas deste ano, a Dacia ficou em último mas a marca romena disputou o título pela primeira vez em sua história. A Volvo também nunca foi campeã. A Citroën não ganha desde 1990. A Alfa Romeo desde 2001. A Opel ganhou no ano retrasado.

A eleição do Carro do Ano europeu é organizada pelas revistas Auto (italiana), Autocar (inglesa), Autopista (espanhola), Autovisie (holandesa), L'Automobile (francesa), Vi Bilägare (sueca) e a alemã Stern, única que não é exclusivamente voltada para os automóveis. 


Todos os campeões:


1964 - Rover 2000 / 1965 - Austin 1800 / 1966 - Renault 16 / 1967 - Fiat 124 (deu origem ao Lada Laika, um dos primeiros importados populares no Brasil) / 1968 - NSU Ro 80 (primeiro carro com motor rotativo Wankel) / 1969 - Peugeot 504 (sua versão picape fez sucesso por aqui nos anos 90) / 1970 - Fiat 128 / 1971 - Citroën GS / 1972 - Fiat 127 (o nosso 147) / 1973 - Audi 80 I (deu origem ao Passat. É antecessor do atual A4) / 1974 - Mercedes 450S (I) / 1975 - Citroën CX / 1976 - Simca 1307-1308 / 1977 - Rover 3500 / 1978 - Porsche 928 (único cupê esportivo a levar o título) / 1979 - Simca Horizon / 1980 - Lancia Delta / 1981 - Ford Escort (BR) /1982 - Renault 9 / 1983 - Audi 100 (sua versão reestilizada foi o primeiro Audi importado por Ayrton Senna dez anos depois) / 1984 - Fiat Uno (BR)/ 1985 - Opel Kadett (BR com face-lift) / 1986 - Ford Scorpio (um sedã luxuoso do porte do Fusion) / 1987 - Opel Omega (BR) / 1988 - Peugeot 405 (I) / 1989 - Fiat Tipo (BR) / 1990 - Citroën XM (I) / 1991 - Renault Clio 1 (I) / 1992 - VW Golf III (I)/ 1993 - Nissan Micra / 1994 - Ford Mondeo 1 (I) / 1995 - Fiat Punto (primeira geração do nosso, que é a terceira) / 1996 - Fiat Bravo/Brava (O Bravo está chegando reestilizado para substituir o Stilo. O Brava foi fabricado aqui) / 1997 - Renault Scénic I (BR) / 1998 - Alfa Romeo 156 (I) / 1999 - Ford Focus 1 (I) / 2000 - Toyota Yaris / 2001 - Alfa Romeo 147 (I) / 2002 - Peugeot 307 (I) / 2003 - Renault Mégane II (BR na versão sedã)/ 2004 - Fiat Panda / 2005 - Toyota Prius /2006 - Renault Clio II / 2007 - Ford S-Max /2008 - Fiat 500 (I) / 2009 - Opel Insignia / 2010 - VW Polo / 2011 - Nissan Leaf


(BR) - Fabricado no Brasil
(I) - Importado para o Brasil


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