Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
O Fiat Bravo demorou quatro anos para chegar ao Brasil. Tempo para a matriz italiana desenvolver um sucessor e deixar o nosso desatualizado. Ainda bem que, por enquanto, isso não aconteceu e nós, brasileiros, ainda temos dois anos para desfrutar da modernidade do novo hatch médio, que chega para substituir o Stilo, que sai de linha.
Desde o Tipo, a Fiat tem tem alternado o estilo dos seus hatches médios entre reto e arredondado. Reto no Tipo (1993-1997 no Brasil), arredondado no Brava (1999-2003), reto no Stilo (2002-2010) e agora volta a rechear de curvas o Bravo, que resgata o nome usado na versão duas portas do Brava e que quase chegou importado para o nosso país em 1999. Estava pronto para embarcar pra cá quando o dólar subiu e a montadora decidiu fabricar o notchback de quatro portas.
O interior é totalmente moderno. Os bancos ficaram mais envolventes e com desenho mais anatômico. O acabamento é espumado e emborrachado. A posição de dirigir e o espaço interno traseiro são bons para quem tem menos 1,80m de altura. O porta-malas tem capacidade para até 400 litros. A novidade maior é o GPS (Blue & Me Nav) embutido no painel, adotado pela primeira vez num carro fabricado no país. Sim, o Bravo é nacional. Um consolo para nós, que vamos perder a produção do novo Palio para a Argentina. Outra primazia é o airbag para os joelhos. Pena que os dois novos itens são opcionais.
O novo Bravo foi lançado oficialmente na última quarta-feira, aqui no Rio de Janeiro, e já está disponível para configuração no site da Fiat e chega às concessionárias nas próximas semanas em duas versões de acabamento: Essence e Absolute, ambas com motor E.torQ 1.8 16v, já usado em praticamente toda a gama da marca. Bicombustível, rende 130 cavalos com gasolina e 132 cv com álcool. Em março de 2011 chega o T-Jet 1.4 Turbo.
O Essence custa R$ 55.200 e traz de série airbag duplo, ar-condicionado manual, direção elétrica com função "City", roda em liga leve aro 16, faróis de neblina com sistema cornering (ilumina a direção a ser seguida), freios a disco nas quatro rodas, controlador de velocidade, rádio CD com MP3, espelhos retrovisores externos elétricos, vidros elétricos dianteiros e traseiros com sistema one touch e antiesmagamento, volante com regulagem de altura e profundidade, tampa do reservatório de combustível com abertura elétrica, Isofix (gancho para fixação de cadeirinha de criança), entre outros itens. O Essence com câmbio automatizado Dualogic sai por R$ 57.800.
Sua lista de opcionais inclui freios com ABS, ar-condicionado automático, som Hi-Fi com subwoofer, Blue&Me ou Blue&Me NAV, volante de couro com comandos do rádio, teto solar elétrico Skydome, espelho retrovisor interno eletrocrômico, sensor crepuscular, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, descansa-braço dianteiro com vão refrigerado, descansa-braço traseiro, além de bancos revestidos parcialmente em couro nas cores preta ou marrom. A versão Dualogic oferece, ainda, o comando do câmbio no volante, ou borboletas.
O Absolute será vendido aos preços de R$ 62.250 e R$ 65.200, com o Dualogic. Este traz de série o ar-condicionado automático Dual Temp, Blue&Me, freios com sistema ABS (antitravamento), sensor traseiro de estacionamento, volante de couro com comandos do rádio, descansa-braço dianteiro com vão refrigerado, além de descanso de braço central banco passageiro, rodas de liga-leve aro 17, maçanetas e guarnições abaixo dos vidros cromados, tapetes em carpete com bordado Absolute, mais tecidos e detalhes de acabamento exclusivos. A lista de opcionais traz o teto solar elétrico Skydome, sensor de pressão dos pneus, som Hi-Fi com subwoofer, Blue&Me NAV, Rádio NAV, sensores de estacionamento dianteiro, retrovisores externos com rebatimento elétrico, espelho interno eletrocrômico, sensores crepuscular e de chuva e bancos parcialmente revestidos em couro, mais os airbags kneebag, sidebags e windowbags.
O Bravo T-Jet custará R$ 67.700 e terá, além de todos os equipamentos do Absolute, o câmbio de seis marchas, ESP (sistema de controle de estabilidade) com Hill Holder, rodas de liga leve exclusivas aro 17, botão Overbooster no painel (aumenta o torque quando pressionado), faróis dianteiros escurecidos, saída da descarga dupla cromada, volante, pinças de freio pintadas de vermelho - pela primeira vez na gama Fiat -, freio de mão e pomo da alavanca do câmbio em couro com costuras vermelhas, pedaleira e apoia-pé esportivos, spoiler, minissaia, além de diversos detalhes de acabamento que diferenciam a versão esportiva do novo hatchback.
O cliente pode equipar o Bravo T-Jet com faróis de xenônio, sensor de pressão dos pneus, teto solar elétrico Skydome, Rádio NAV, Blue&Me NAV, espelho interno eletrocrômico, sensores crepuscular e de chuva, som Hi-Fi com subwoofer, rodas em liga-leve 18 aro e pneus 225/40, bancos revestidos parcialmente em couro, mais os airbags kneebag, sidebags e windowbags.
O Bravo tem um preço razoável. É mais barato do que o Chevrolet Vectra GT (R$ 57.291) e o Citroën C4 (R$ 59.990). Mas custa mais do que um Ford Focus (R$ 53.430), um Nissan Tiida (R$ 50.990) e um Hyundai i30 (R$ 53.500). Isso entre os carros modernos, com estilo da última década. Que o Bravo faça bastante sucesso enquanto for igual ao modelo europeu.
FICHA TÉCNICA - FIAT BRAVO 1.8 16V FLEX
Motor: transversal, 4 cilindros, gasolina, 1.747 cm³, 16v, 130 cv (gasolina) e 132cv (álcool)
Aceleração de 0-100 km/h: 9,9 (álc) e 10,3 (gas) seg.
Velocidade Máxima: 193 (álc) e 191 (gas) km/h
Consumo Médio: 9,55 (álc) e 13,7 (gas) km/l
Tanque: 58 litros
Porta-malas: 400 litros
Comprimento/largura/altura/distância entre-eixos:4,33 /1,79 /1,51 / 2,60 m
Preços: R$ 55.200 (Essence), R$ 57.800 (Essence Dualogic), R$ 62.250 (Absolute), R$ 65.200 (Absolute Dualogic) e R$ 67.700 (T-Jet)
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