A fundação Car of the Year, que elege o Carro do Ano na Europa, já premiou modelos híbridos (Toyota Prius e Opel Ampera) e totalmente elétricos, como o Nissan Leaf de primeira geração. Agora, mais um elétrico entra na galeria de vencedores da organização formada por várias revistas europeias: o Jaguar I-Pace.
Outra novidade é o fato de, pela primeira vez, três utilitários esportivos vencerem consecutivamente: Peugeot 3008 em 2017, Volvo XC40 no ano passado e o Jaguar, marca inglesa que também vence pela primeira vez.
O I-Pace tem estilo de um SUV futurista, com maçanetas embutidas e traços comuns da Jaguar nos faróis em LED, grade (selada) e lanternas traseiras. Tem 4,68m de comprimento. Pode ter rodas de 18, 20 ou 22 polegadas. Foi construído sobre uma nova plataforma de alumínio voltada para modelos elétricos. Tem dois motores colocados em cada eixo, que totalizam 400 cavalos. A tração é integral. Entre os eixos (cuja medida é de 2,99m) fica a bateria de 90 kWh, capaz de proporcionar uma autonomia de 480 km e que demora dez horas para ser carregada em 80%, Acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos.
Por dentro, muito luxo e conforto com o revestimento em couro no painel e a tecnologia do duplo sistema multimídia: no centro do tablier e no quadro de instrumentos. A climatização também é eletrônica e tem uma tela no console flutuante. Os bancos dianteiros têm formato concha. O espaço interno é semelhante a modelos maiores, como o F-Type e o porta-malas tem capacidade que varia entre 505 e 1.163 litros (com os bancos traseiros rebatidos). Já pode ser configurado no site da Jaguar do Brasil.
O Jaguar I-Pace venceu pela inovação num inédito desempate em pontos com o cupê esportivo Alpine A110. Ambos somaram 250 pontos e o modelo do grupo Renault ainda tinha mais notas 10. Em terceiro ficou o Kia Cee'd, modelo médio desconhecido dos brasileiros, com 247 pontos.
Carro do Ano 2019: Jaguar I-Pace - 250 pontos |
Vice-campeão: Alpine A110 - 250 pontos |
Terceiro lugar: Kia Cee'd - 247 pontos |
Quarto Lugar - Ford Focus - 235 pontos |
Quinto Lugar: Citroën C5 Aircross - 210 pontos |
Sexto Lugar: Peugeot 508 - 192
Sétimo Lugar: Mercedes Classe A - 116 pontos
Com 235, a nova geração do Ford Focus ficou em quarto lugar. Completam a lista de finalistas, na sequência, o Citroën C5 Aircross (210), o Peugeot 508 (192) e o Mercedes Classe A (116).
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
Todos os campeões:
1964 - Rover 2000 / 1965 - Austin 1800 / 1966 - Renault 16 / 1967 - Fiat 124 (deu origem ao Lada Laika, um dos primeiros importados populares no Brasil) / 1968 - NSU Ro 80 (primeiro carro com motor rotativo Wankel) / 1969 - Peugeot 504 (sua versão picape fez sucesso por aqui nos anos 90) / 1970 - Fiat 128 / 1971 - Citroën GS / 1972 - Fiat 127 (o nosso 147) / 1973 - Audi 80 (deu origem ao primeiro Passat) / 1974 - Mercedes 450S (I) / 1975 - Citroën CX / 1976 - Simca 1307-1308 / 1977 - Rover 3500 / 1978 - Porsche 928 (único cupê esportivo a levar o título) / 1979 - Simca Horizon / 1980 - Lancia Delta / 1981 - Ford Escort (BR) /1982 - Renault 9 / 1983 - Audi 100 (sua versão reestilizada foi o primeiro Audi importado por Ayrton Senna dez anos depois) / 1984 - Fiat Uno (BR) / 1985 - Opel Kadett (BR) / 1986 - Ford Scorpio (um sedã luxuoso do porte do Fusion) / 1987 - Opel Omega (BR) / 1988 - Peugeot 405 (M) / 1989 - Fiat Tipo (BR) / 1990 - Citroën XM (I) / 1991 - Renault Clio 1 (M) / 1992 - VW Golf III (M) / 1993 - Nissan Micra (duas gerações antes do March) / 1994 - Ford Mondeo 1 (I) / 1995 - Fiat Punto (primeira geração. O nosso é a terceira) / 1996 - Fiat Bravo/Brava (O Bravo era a versão duas portas do Brava, que foi fabricado aqui. Ambos antecederam o Stilo e o último Bravo) / 1997 - Renault Scénic (BR) / 1998 - Alfa Romeo 156 (I) / 1999 - Ford Focus 1 (M) / 2000 - Toyota Yaris / 2001 - Alfa Romeo 147 (I) / 2002 - Peugeot 307 (I) / 2003 - Renault Mégane II (BR na versão sedã) / 2004 - Fiat Panda / 2005 - Toyota Prius (que chegou somente a partir da terceira geração) / 2006 - Renault Clio II / 2007 - Ford S-Max / 2008 - Fiat 500 (M) / 2009 - Opel Insignia / 2010 - VW Polo / 2011 - Nissan Leaf (usado no Rio como táxi de forma experimental) / 2012 - Opel Ampera/Chevrolet Volt / 2013 - Volkswagen Golf (BR) / 2014 - Peugeot 308 / 2015 - Volkswagen Passat (I) / 2016 - Opel Astra / 2017 - Peugeot 3008 (I) / 2018 - Volvo XC40 (I) / 2019 - Jaguar I-Pace
(I) - Vendido no Brasil como importado
(BR) - Fabricado no Brasil
(M) - Fabricado no Mercosul ou México
(I) - Vendido no Brasil como importado
(BR) - Fabricado no Brasil
(M) - Fabricado no Mercosul ou México
0 Comentários