O Peugeot 208 chega à sua segunda geração com um estilo totalmente novo, incorporando traços de modelos maiores da marca, como o sedã 508: grade texturizada, assinatura do modelo na ponta do capô, faróis com três filetes de LED simulando garras de um leão, prolongamento da DRL no para-choque e lanternas traseiras (também com garras) mais aplique central escuros. 


A plataforma é nova: a modular compacta CMP, que será compartilhada com o 2008 e já é usada nos novos C3 e Aircross europeus. Trinta quilos mais leve, ela permite a adoção de motorização elétrica e sistemas avançados de assistência ao condutor. A carroceria mede 4,055 metros de comprimento, 1,76 metros de largura, 1,43 metros de altura e 2,54 metros de distância entre-eixos.


O interior utiliza a segunda geração do conceito i-Cockpit, que começou no anterior 208, onde o quadro de instrumentos fica um nível acima do volante. Na nova geração, a instrumentação é inteiramente digital, com visor 3D e holograma ao lado da tela multimídia com 5, 7 ou até 10 polegadas. O acabamento aparenta ser bem caprichado, com direito a materiais macios e revestimento em Alcantara. O porta-malas tem capacidade para 311 litros. 


 O novo 208 será equipado com sistema de frenagem de emergência a até 140 km/h, detector de pedestres e ciclistas inclusive à noite, alerta de mudança involuntária de faixa, assistente de mudança involuntária de faixa, detector de veículos em ângulo morto (desde os 12 km/h), reconhecimento de sinais de trânsito (velocidade, Pare e contramão), acendimento e apagão automático de luzes de longo alcance. O programador de velocidade ativo, com função que para o veículo e volta a andar de forma automática (se a parada durar menos de 30 segundos) ou mediante o aperto do acelerador, manutenção do veículo em faixa e sistema de estacionamento automático só estão disponíveis nas versões com o câmbio automático de oito marchas. 



Sim, o novo Peugeot 208 tem a opção de câmbio automático de oito velocidades, além do manual de seis marchas. A motorização pode ser a gasolina (1.2 tricilíndrico de 75, 100 e 130 cv), diesel (BlueTech 1.5 de quatro cilindros e 100 cavalos) e a versão elétrica e-208 com motor de 136 cv. 


O e-208 tem uma bateria de 50 kwh de capacidade com 340 km de autonomia. Pode ser carregada numa tomada doméstica (leva 16 horas para atingir 100% de carga), a partir de uma Box Wall (carga completa em 5 horas e 15 minutos para a versão trifásica (11 kW) ou em 8 horas para monofásica (7.4 kW)) ou usando um terminal de carregamento público (com 80% da carga alcançada em 30 minutos).

O novo Peugeot 208 será apresentado no Salão de Genebra. Deverá vir para o Brasil, mas passará a ser importado da Argentina, a partir de 2021. 



TEXTO: GUSTAVO DO CARMO 
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