Ao renovar a sua linha de elétricos no presente momento, a Renault recorreu ao passado para se conectar ao futuro. Primeiro resgatou os nomes Megane e Scenic em dois crossovers. Ainda serão relançados o 4 (antigo utilitário com linhas de perua, fabricado dos anos 1960 aos 1990) e o estilo da primeira geração do subcompacto Twingo, de 1992. 

Agora é o 5 que renasce como um compacto elétrico. Ele deve substituir o Clio, de quem foi antecessor, nos próximos anos. A sua versão original foi lançada em 1972 e durou até 1996, em duas gerações. Curiosamente, o Twingo atual, lançado em 2014, tem as formas inspiradas no antigo 5. 

Renault 5 1972

Renault 5 1989

Com linhas bem retas, de frente e traseira inclinadas, o novo Renault 5 E-Tech já foi apresentado em versão definitiva no último Salão de Genebra, mas só chegará ao mercado, de fato, por volta de setembro. A sua pré-venda começa em maio. 


Ele mede 3,92 metros de comprimento, 1,77 metros de largura e 1,5 metros de altura, com uma distância entre eixos de 2,54 m. Com estilo retrô esportivo, mais inspirado na versão Turbo, ele terá cores bem vivas, comuns nos anos 1970, como verde, amarelo, azul e branco, mas também terá preto.  


Os faróis são ficam dentro de uma espécie de "joystick de PlayStation". As luzes, tanto dos faróis, quanto dos de neblina no para-choque dianteiro, são formadas por dois colchetes cortados ao meio, sendo os principais mais finos. Entre eles, um friso que substitui a dispensável grade, separado pelo atual losango da Renault. Atrás, as lanternas são verticais, nos cantos da tampa do porta-malas, A iluminação tem formato de espinha de peixe, interrompida pelo traço que representa a luz de ré e o friso na tampa propriamente dita, com a assinatura do modelo estilizada. Na lateral, as maçanetas da porta traseira ficam na coluna, para passar uma impressão de carro de duas portas, como o 5 original de 1972. Algumas versões terão o friso das molduras das janelas iluminados em LED branco ou vermelho. As rodas terão 18 polegadas.


No interior, o painel tem a repetitiva fórmula da dupla quadro de instrumentos/tela multimídia em formato de tablet, usado por praticamente todas as fabricantes, mas a Renault deu uma variada em sua linha e, no 5, não colocou a tela multimídia na vertical curvada, nem como opção. Abaixo dela, só as saídas de ar centrais horizontais e emolduradas pelos mesmos colchetes vistos nos faróis. A área revestida de tecido, acima do porta-luvas, tem costuras verticais e as suas formas salientes foram inspiradas no 5 antigo. Aliás, os revestimentos, que podem ser de cores vivas ou sóbrias, são feitos de materiais reciclados. 



Os instrumentos, com cinco opções de layout, podem ser de 7 ou 10 polegadas, mas a multimídia será sempre de 10 polegadas. Esta tem o sistema operacional Android Automotive e também é compatível com Android Auto e Apple Car Play sem fio. O compacto estreia, ainda, o sistema de reconhecimento de voz chamado Reno, que usa a inteligência artificial do ChatGPT para poder responder uma variedade de perguntas em tom coloquial. 


O Renault 5 tem espaço suficiente para quatro adultos de 1,80 m viajarem sem incômodos. O acabamento atrás é mais simples. O assoalho é plano. O porta-malas tem capacidade para 277 litros. Todo o habitáculo tem uma bomba de calor para um aquecimento mais rápido no frio. 


Serão três versões fixas de acabamento: evolution, techno e iconic Cinq e uma série especial collection, que mudará a cada ano os revestimentos, acessórios e molduras ornamentais, para seguir o conceito de alta costura. 

Ainda não há definição da distribuição dos equipamentos para as respectivas versões, mas o 5 terá, de série, entrada e partida sem chave, faróis de LED com mudança automática de facho, freio de estacionamento elétrico e conexão com Android e Apple sem fio. Possivelmente opcionais serão os itens de ajuda a condução como frenagem automática de emergência, inclusive para obstáculos vindos de trás, aviso de abertura segura das portas, programador de velocidade ativo com manutenção em faixa, função Stop&Go e sistema de estacionamento semi-automático.


O 5 é construído sobre a plataforma CMF-B EV, rebatizada de AmpR Small, que só permite motor e tração dianteiros. Haverá três opções de potência: 95, 120 e 150 cavalos. Os dois primeiros usarão uma bateria de 40 kWh, com autonomia de 300 km. O de 150 cv terá bateria de 52 kWh e a autonomia, ainda não homologada, será de 400 km. A versão mais potente acelera de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos e tem velocidade máxima limitada a 150 km/h. 


Todas as versões terão carregador de corrente alternada de 11 kW, que carrega o veículo em cerca de três horas e meia nas versões com bateria de 40 kWh e quatro horas com bateria de 52 kWh. A versão mais simples não pode ser carregada em corrente contínua. O de 122 cv pode ser carregado em corrente de 80 kW e o de 150 cv de 100 kW. O carregador da versão de 95 cv só serve para carregar o carro, mas nos demais, é bidirecional, ou seja, também alimenta aparelhos domésticos e em alguns países, como França, Alemanha e Inglaterra, armazena energia nos horários mais baratos. 


O novo Renault 5 E-Tech deve custar menos de 25 mil euros para concorrer com o Citroën C3, Fiat 500 e Mini Cooper. Ele será produzido em Douai, na França, de onde também sai o Megane vendido aqui. Por isso, há uma pequena chance dele ser vendido no Brasil.

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO