Depois do sucesso da releitura do Megane, transformado em um crossover elétrico, a Renault também resgatou a designação Scenic (também agora grafado sem acento) em mais um utilitário esportivo recarregável na tomada. Agora, a nova encarnação do modelo que era o monovolume da linha Mégane a combustão foi eleita o Carro do Ano 2024 na Europa, organizado há 61 anos por um consórcio de revistas do continente.

Este consórcio, aliás, teve uma mudança este ano na representante da Alemanha, com a revista Auto Mobil-Vox substituindo a Firmenauto. As demais foram mantidas: Auto Trends (Bélgica),  Autocar (Grã-Bretanha), Autovisie (Holanda), Vi Bilägare (Suécia), L'Auromobile (França), Autopista (Espanha), Automobil Revue (Suiça) e Auto (Itália). 

O anúncio voltou a ser feito no último Salão de Genebra, como acontecia de 2012 até 2019. De 2020 a 2022 estava sendo revelado online. No ano passado, foi feito no Salão de Bruxelas. 

A antiga minivan já havia vencido a premiação em 1997 e agora volta a vencer como SUV elétrico. Conquistou 329 pontos dos 58 jurados, dos quais 22 o colocaram em primeiro lugar, mas apenas 2 deram nota 10. 


Enquanto o Megane segue a linha dos cupês, o Scenic E-Tech tem o estilo mais puro dos SUV. A frente tem grade perfurada em formato de favo e faróis horizontais, alinhados a uma máscara fina transparente. A lateral tem linha de cintura ascendente, com o teto de caída brusca, com um aplique diagonal alinhado ao teto, que pode ser preto ou em aço escovado. Este recurso estético forma uma ponta na terceira janela lateral. As lanternas, com prolongamento até a tampa do porta-malas (de 545 litros de capacidade), têm formato de pistola. 

Apesar da mesma plataforma, o Scenic é maior que o Mégane. Mede 4,47 metros de comprimento (contra 4,21 m), 1,86 m de largura (1,77 m), 1,57 m de altura (1,50 m) e 2,79 m de distância entre-eixos (2,70 m).




O estilo do interior é o mesmo visto no Megane, Austral, Espace e Rafale: quadro de instrumentos eletrônico de 12,3 polegadas na horizontal e a opcional tela multimídia de 12 polegadas e curvada na vertical, que unidos formam um L invertido no painel. Uma das saídas de ar centrais fica entre as duas telas e a outra é contínua, até o lado do carona. Vale lembrar que o Megane E-Tech veio para o Brasil com a tela multimídia menor, de 9 polegadas, na horizontal. 


O novo Scenic tem um único motor dianteiro com duas versões de potência: 170 e 220 cavalos. Também há duas opções de capacidade de bateria: 60 e 87 kWh. A autonomia é de, respectivamente, 430 e 623 km. 

Em Portugal, o Scenic E-Tech está sendo vendido em quatro versões de equipamento: evolution, techno, esprit Alpine e iconic, grafadas assim mesmo, com letra minúscula. As duas primeiras têm as duas opções de potência, enquanto as demais, só a mais potente. Os preços variam de 46.500 a 52.650 euros, equivalente a faixa de 249.700 a 282.700 reais.


A versão mais barata já é equipada com rodas de 19 polegadas, purificador de ar no habitáculo, piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa, assistente de frenagem de emergência, sete airbags (frontais, laterais, cortina e central dianteiro), e ar condicionado digital de 2 zonas, mas tem sistema multimídia de 9 polegadas horizontal. 


Já a versão mais cara tem tela multimídia de 12 polegadas vertical com o sistema operacional Android Automotive e sistema de reconhecimento de voz avançado, sistema de som premium Harman Kardon com 12 alto-falantes, rodas de 20 polegadas, alerta de ponto cego e prevenção de saída de faixa em ultrapassagem, alerta de aproximação de veículos ao abrir a porta, alerta de obstáculos traseiros, frenagem regenerativa e cinco modos de condução (chamado Multi-Sense, influencia na dureza da direção e na resposta do motor e do acelerador): Normal, Confort, Sport, Eco e Personal. Também tem assistente de saída de faixa, aquecimento dos bancos dianteiros e volante e banco do motorista com ajuste elétrico e massagem. 


Sistema de estacionamento automático, retrovisor interno inteligente, câmera 3D com visão 360º são opcionais num pacote que custa mil euros. Teto solar panorâmico de cristal, com transparência ajustável eletronicamente no sistema multimídia, também é cobrado à parte por 1.500 €. Um último detalhe é o som externo de aviso de aproximação composto pelo famoso instrumentista francês Jean-Michel Jarre. 

Carro do Ano 2024: Renault Scenic - 329 pontos

Este é o sétimo título da Renault, que não vencia desde 2006 com o Clio de terceira geração e agora se isola como a segunda maior vencedora da premiação realizada desde 1964. A Fiat, em jejum desde 2008, ainda lidera com nove conquistas. O Scenic também se junta ao Clio, ao Volkswagen Golf e ao Toyota Yaris como mais um modelo a vencer duas vezes.

A BMW continua virgem em títulos e perdeu mais uma oportunidade este ano ao ficar com o vice, com o Série 5, que somou 308 pontos. Terceiro colocado, a terceira geração Peugeot 3008 (que agora tem estilo cupê) deixou de ser bicampeão como modelo e a marca do leão é quem se isolaria na vice-liderança histórica com sete títulos se tivesse vencido. Somou 197 pontos. Com 190 pontos, o Kia EV9 foi o quarto colocado e a marca sul-coreana venceria pela segunda vez. 

Vice-campeão: BMW Série 5 - 308 pontos

Terceiro colocado: Peugeot 3008 - 197 pontos

Quarto colocado: Kia EV9 - 190 pontos

O Renault Scenic E-Tech é mais um modelo elétrico eleito o Carro do Ano na Europa. Desde 2019 é o terceiro exclusivamente do tipo (Jaguar I-Pace e Kia EV6 foram os outros). O Jeep Avenger, vencedor do ano passado, foi pensado para o moderno recurso de energia, mas tem uma versão a gasolina em apenas dois países europeus, enquanto o Peugeot 208, em 2020, tem apenas uma versão elétrica. Já o Toyota Yaris de 2021 tem uma versão híbrida. Antes de 2019, só o elétrico Nissan Leaf de primeira geração e os híbridos Toyota Prius e a dupla Chevrolet Volt e Opel Ampera (eleitos juntos, pois eram o mesmo carro) tinham vencido. É o futuro dominando a premiação mais importante da Europa.  

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 



Todos os campeões:

1964 - Rover 2000 / 1965 - Austin 1800 / 1966 - Renault 16 / 1967 - Fiat 124 (deu origem ao Lada Laika, um dos primeiros importados populares no Brasil) / 1968 - NSU Ro 80 (primeiro carro com motor rotativo Wankel) / 1969 - Peugeot 504 (sua versão picape fez sucesso por aqui nos anos 90) / 1970 - Fiat 128 / 1971 - Citroën GS / 1972 - Fiat 127 (o nosso 147 - BR) / 1973 - Audi 80 (deu origem ao primeiro Passat) / 1974 - Mercedes 450S (I) / 1975 - Citroën CX / 1976 - Simca 1307-1308 / 1977 - Rover 3500 / 1978 - Porsche 928 (primeiro cupê esportivo a levar o título) / 1979 - Simca Horizon / 1980 - Lancia Delta / 1981 - Ford Escort (BR) /1982 - Renault 9 / 1983 - Audi 100 (sua versão reestilizada foi o primeiro Audi importado por Ayrton Senna dez anos depois) / 1984 - Fiat Uno (BR) / 1985 - Opel Kadett (BR) / 1986 - Ford Scorpio (um sedã luxuoso do porte do Fusion) / 1987 - Opel Omega (BR) / 1988 - Peugeot 405 (I e Me) / 1989 - Fiat Tipo (I e BR) / 1990 - Citroën XM (I) / 1991 - Renault Clio 1 (Me) / 1992 - VW Golf III (Mx e I) / 1993 - Nissan Micra (duas gerações antes do nosso March) / 1994 - Ford Mondeo 1 (I) / 1995 - Fiat Punto 1 (o nosso foi a terceira geração) / 1996 - Fiat Bravo/Brava (BR - O Bravo era a versão duas portas do Brava, que foi fabricado aqui. Ambos antecederam o Stilo e o último Bravo) / 1997 - Renault Scénic (BR) / 1998 - Alfa Romeo 156 (I) / 1999 - Ford Focus 1 (Me) / 2000 - Toyota Yaris 1 (primeira geração europeia. O nosso é derivado da segunda geração tailandesa) / 2001 - Alfa Romeo 147 (I) / 2002 - Peugeot 307 (I e Me) / 2003 - Renault Mégane 2 (BR na versão sedã) / 2004 - Fiat Panda (inspirou o novo Uno brasileiro) / 2005 - Toyota Prius (que chegou aqui somente a partir da terceira geração) / 2006 - Renault Clio 3 / 2007 - Ford S-Max / 2008 - Fiat 500 (I e Mx) / 2009 - Opel Insignia / 2010 - VW Polo (uma geração entre o nosso antigo e o atual) / 2011 - Nissan Leaf 1 (usado no Rio como táxi de forma experimental e depois importado na segunda geração) / 2012 - Opel Ampera/Chevrolet Volt / 2013 - Volkswagen Golf (I e BR) / 2014 - Peugeot 308 / 2015 - Volkswagen Passat (I) / 2016 - Opel Astra / 2017 - Peugeot 3008 (I) / 2018 - Volvo XC40 (I) / 2019 - Jaguar I-Pace (I) / 2020 - Peugeot 208 (Me e I) / 2021 - Toyota Yaris / 2022 - Kia EV6 / 2023 - Jeep Avenger / 2024 - Renault Scénic 


BR - Fabricado no Brasil
Me - Fabricado no Mercosul
Mx - Fabricado no México
I - Importado


Fiat 500 - último vencedor da Fiat, maior vencedora, em 2008



Ranking de conquistas:



1. Fiat - 9 títulos (1967, 1970, 1972, 1984, 1989, 1995, 1996, 2004 e 2008)

2. Renault - 7 (1966, 1982, 1991, 1997, 2003, 2006 e 2024)

3. Peugeot - 6 (1969, 1988, 2002, 2014, 2017 e 2020)

4. Opel - 5 (1985, 1987, 2009, 2012* e 2016)

Ford - 5 (1981, 1986, 1994, 1999 e 2007)

6. Volkswagen - 4 (1992, 2010, 2013 e 2015)

7. Toyota - 3 (2000, 2005 e 2021)

Citroën - 3 (1971, 1975 e 1990)

9. Nissan - 2 (1993 e 2011)

Alfa Romeo - 2 (1998 e 2001)

Audi - 2 (1973 e 1983)

Simca - 2 (1976 e 1979)

Rover - 2 (1964 e 1977)

14. Jeep - 1 (2023)

Kia - 1 (2022)

Jaguar - 1 (2019)

Volvo - 1 (2018)

Chevrolet - 1 (2012*)

Lancia - 1 (1980)

Porsche - 1 (1978)

Mercedes - 1 (1974)

NSU - 1 (1968)

Austin - 1 (1965)


* Título compartilhado em 2012 entre Chevrolet e Opel por ser tratar do mesmo carro com marcas diferentes. Por isso, a soma vai dar 62.