A terceira categoria mais antiga das premiações da revista Autoesporte foi criada em 1994, mas se tornou sazonal a partir de 2010, dependente de lançamentos nos anos em que foi realizada. Em 2020, a Picape do Ano voltou a ser nomeada, após dois anos de ausência. A última vencedora havia sido a Nissan Frontier, em 2017 (Prêmio 2018).  

Para 2021, a vencedora não é estreante. A Fiat Strada ganhou o título pela terceira vez, mas agora em uma nova geração, depois de 22 anos com a mesma carroceria requentada. Na primeira, em 2010, venceu pela cabine dupla de apenas duas portas. Na segunda, em 2014, pela terceira porta suicida. Agora, vence como a primeira picape compacta a ser dotada de quatro portas de abertura tradicional. 


A apresentação à imprensa foi em março, justamente no início da pandemia do vírus comunista chinês. Por isso, com a paralisação de quase tudo, a Strada só começou a ser vendida no final de junho, em três versões de acabamento: Endurance, Freedom e Volcano. Além da inovadora cabine dupla, disponível nas três versões, também é vendida com cabine simples nas duas mais baratas. A nova cabine tem o habitáculo um pouco ampliado, dando fim à velha versão estendida. Tem duas opções de motor. O de maior cilindrada é destinado para a versão mais simples: o 1.4 de no máximo 88 cavalos, exclusivo da Endurance. Freedom e Volcano usam o motor Firefly 1.3 8v de no máximo 109 cv. Nenhuma ainda usa câmbio automático. Todas com o manual de cinco marchas. Atualmente, a Strada está custando de R$ 65.990 (Endurance cabine simples básica) a R$ 86.490 (Volcano com rodas de liga-leve, o único opcional). 



Em julho, fiz uma avaliação ponto a ponto da nova Strada. Elogiei o estilo, o volume da caçamba, o consumo e a segurança. Mas critiquei o acabamento com muito plástico, o motor, o desempenho e o nível de ruído. 

A minha crítica vai para a Strada não ter tido o mesmo benefício da Renault Duster Oroch, que foi candidata única da categoria na premiação 2016, e a Nissan Frontier, que teve o mesmo privilégio em 2018. Mesmo sendo o único lançamento relevante do mercado em 2020, a picape da Fiat teve que disputar o título com a Ram 2500, que pertence ao mesmo grupo. A Autoesporte ignorou até a restrição de dois finalistas de uma mesma empresa para não favorecer a Strada como favoreceu a Renault e a Nissan (coincidentemente, do mesmo grupo) nesses dois anos. 

A vice-campeã Ram 2500, também do grupo Fiat

Com o terceiro título, a Fiat Strada se iguala à Ford Ranger como a maior vencedora da premiação. E a Fiat empata com a Chevrolet com quatro conquistas e fica em segundo lugar, atrás apenas dos cinco da Ford. Além dos três títulos da Strada, a marca italiana ganhou também com a Toro em 2017. E as picapes nacionais continuam dominando a lista de vencedores com treze títulos contra oito das importadas, sendo sete argentinas e uma mexicana. 


Todas as Picapes do Ano

1994 - Ford F1000 (nacional) / 1995 e 1996 - Chevrolet S10 (nacional) / 1997 - Chevrolet Silverado (argentina) / 1998 - Ford Ranger (argentina) / 1999 - Dodge Dakota (nacional) / 2000-2001 - Ford F-250 (nacional) / 2002 - Não houve / 2003 - Nissan Frontier (nacional) / 2004 - Chevrolet Montana (nacional e primeira compacta) / 2005 - Ford Ranger (argentina) e 2006 e 2007 - Toyota Hilux (argentina) / 2008 e 2009 - Não houve / 2010 - Fiat Strada Cabine Dupla (nacional) / 2011 - Volkswagen Amarok (argentina) / 2012 - Não houve / 2013 - Ford Ranger (argentina) / 2014 - Fiat Strada Cabine Dupla (nacional) / 2015 - Volkswagen Saveiro Cabine Dupla (nacional) / 2016 - Renault Duster Oroch (nacional) / 2017 - Fiat Toro (nacional) / 2018 - Nissan Frontier (mexicana) / 2019 e 2020 - Não houve / 2021 - Fiat Strada (nacional)

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO
FOTOS: DIVULGAÇÃO