A vitória da primeira picape compacta de cabine dupla fabricada em série no país marcou a volta da eleição da Picape do Ano da revista Autoesporte, após dois anos misturada aos utilitários.

A Fiat Strada derrotou a renovada Volkswagen Saveiro - que imitou a rival na cabine estendida, uma novidade lançada pela marca italiana em 1999 - por 205 a 200 pontos. Em terceiro ficou a Ford Ranger (campeã em 1998 e 2004), que adotou uma nova frente com faróis maiores e grade cromada para a linha 2010, com 148 pontos. A ex-bicampeã Toyota Hilux, última a vencer a categoria em 2006 e 2007 e que este ano ganhou motor a gasolina de 2.7 litros, ficou apenas com a quarta posição, somando 114 pontos.

Já falei da Strada Cabine Dupla em julho. Foi a primeira vitória da picape derivada do Palio e da própria Fiat na terceira eleição mais antiga da Autoesporte, criada em 1994 e suspensa nos últimos dois últimos, mas que regressa agora. Se a Strada foi pioneira na adoção das cabines estendida e dupla nas picapes compactas, não conseguiu o mesmo feito na eleição . A primeira pequena foi a Montana em 2003 (eleita a melhor para 2004). A Chevrolet também foi uma das duas marcas que mais venceram, ao lado da Ford, com quatro conquistas.




Galeria de campeãs:

1994 - Ford F1000 (nacional) / 1995 e 1996 - Chevrolet S10 (nacional) / 1997 - Chevrolet Silverado (Argentina) / 1998 - Ford Ranger (Argentina) / 1999 - Dodge Dakota (nacional) / 2000-2001 - Ford F-250 (nacional) / 2002 - Não houve / 2003 - Nissan Frontier (nacional) / 2004 - Chevrolet Montana (nacional e primeira compacta) / 2005 - Ford Ranger e 2006/2007 - Toyota Hilux (Argentina) / 2010 - Fiat Strada Cabine Dupla