TEXTO: GUSTAVO DO CARMO


Derivada da rústica Duster, a picape Oroch deu o primeiro título para a Renault na terceira categoria mais antiga da Autoesporte, lançada em 1994. Também é o terceiro título consecutivo de uma picape pequena. As maiores vencedoras continuam sendo a Ford (cinco) e a Ranger (três). 



Num ano de poucos lançamentos, principalmente no segmento de picapes, o que levou a Autoesporte não votar a categoria em alguns anos, o título da Oroch parece ter sido sob encomenda ($) para a Renault, pois foi a candidata única. Nem a Mitsubishi L200 Triton teve esse privilégio em 2008, quando foi incluída na categoria Utilitário do Ano e perdeu para o Ford Ecosport. Por que a Oroch não disputou o título principal? Medo de perder? 

E aos que vierem reclamar de uma cobertura tão fria e crítica da Renault Oroch como Picape do Ano, eu digo que carro de marca que não respeita o mercado brasileiro, só lançando aqui projetos baratos e de baixa qualidade, eu não divulgo. Não coloco nem foto. 


Galeria


1994 - Ford F1000 (nacional) / 1995 e 1996 - Chevrolet S10 (nacional) / 1997 - Chevrolet Silverado (argentina) / 1998 - Ford Ranger (argentina) / 1999 - Dodge Dakota (nacional) / 2000-2001 - Ford F-250 (nacional) / 2002 - Não houve / 2003 - Nissan Frontier (nacional) / 2004 - Chevrolet Montana (nacional e primeira compacta) / 2005 - Ford Ranger(argentina) e 2006/2007 - Toyota Hilux (argentina) / 2010 - Fiat Strada Cabine Dupla (nacional) 2011 - Volkswagen Amarok (argentina) / 2013 - Ford Ranger (argentina) /2014 - Fiat Strada Cabine Dupla (nacional) / 2015 - Volkswagen Saveiro Cabine Dupla (nacional) /2016 - Renault Duster Oroch (nacional)