Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Terceira categoria mais antiga da eleição de Carro do Ano da Autoesporte, a Picape do Ano era eleita ininterruptamente de 1994 a 2000. No ano seguinte, a publicação da Editora Globo não promoveu nenhuma premiação, que voltou em 2002, mantendo a picape. Em 2007 as caminhonetes de caçamba foram incorporadas aos utilitários. E desde então a categoria passou a ser esporádica, dependente de grandes lançamentos. Somente a Fiat Strada de cabine dupla (2009) e a Volkswagen Amarok (2010) foram eleitas nesses últimos anos.
Depois da pausa no ano passado, a categoria foi retomada este ano em razão da renovação das duas picapes mais vendidas do país: a Chevrolet S10 e a Ford Ranger. Antes totalmente ultrapassadas, se tornaram mais modernas de um ano para outro.
A vencedora foi a Ranger, que somou 136 pontos e ganhou estilo contemporâneo e agressivo, itens de conforto e segurança como ar condicionado digital, piloto automático, GPS, controle de estabilidade e airbags de cortina, além de um motor turbodiesel de cinco cilindros, 20 válvulas e 200 cavalos, também premiado nesta edição 2013.
A picape campeã tem outras duas opções de motorização (como o turbodiesel 2.2, quatro cilindros de 125 cv e o 2.5 flex de 168/173 cv), dois tipos de tração (integral e traseira), três de câmbio (manual de cinco e seis marchas e automático de seis velocidades) e quatro versões de acabamento (XL, XLS, XLT e Limited). Somando as combinações de motor, câmbio, tração e versões, temos 11 configurações no total, com preços variando entre R$ 61.900 e R$ 130.900. Leia a matéria sobre a Ranger aqui.
Se você pensa que a vice-campeã foi a S10 enganou-se. Quem ficou em segundo foi a Volkswagen Amarok, com 103 pontos. A picape da Chevrolet vem apenas em terceiro, com 98 pontos. A Toyota Hilux aparece em quarto, com 37 e a Ram 2500 (modelo da Dodge promovido a marca) fecha os finalistas com 26.
A Ranger foi exatamente a última picape da Ford a ser eleita melhor do ano em 2005. Marca e modelo também se tornam as maiores vencedoras. A Ford com cinco e a Ranger com três. A Argentina, origem da nova campeã, diminui a vantagem para as picapes fabricadas no Brasil para 7 a 8.
Vencedoras:
1994 - Ford F1000 (nacional) / 1995 e 1996 - Chevrolet S10 (nacional) / 1997 - Chevrolet Silverado (argentina) / 1998 - Ford Ranger (argentina) / 1999 - Dodge Dakota (nacional) / 2000-2001 - Ford F-250 (nacional) / 2002 - Não houve / 2003 - Nissan Frontier (nacional) / 2004 - Chevrolet Montana (nacional e primeira compacta) / 2005 - Ford Ranger (argentina) e 2006/2007 - Toyota Hilux (argentina) / 2010 - Fiat Strada Cabine Dupla (nacional) / 2011 - Volkswagen Amarok (argentina) / 2013 - Ford Ranger (argentina)
FICHA TÉCNICA - FORD RANGER CABINE DUPLA
Motores: Quatro cilindros, longitudinal, flex, 16v, 2.488 cm³ (2.5)
Cinco cilindros, longitudinal, turbodiesel, 20v, 3.198 cm³ (3.2)
Potência: 168 cv com gasolina e 173 cv com álcool (2.5) / 200 cv (3.2)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,8 seg. (2.5 com álcool - Revista Carro Hoje) / 11,6 seg. (3.2 - revista Quatro Rodas)
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo médio: 4,7 km/l na cidade e 6,2 km/l na estrada (2.5) / 8,9 km/l e 10,8 km/l (3.2)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 5,35/1,85/1,85/3,22 m
Caçamba: 1.180 litros
Tanque: 80 litros
Preços: entre R$ 61.900 e R$ 130.900
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