quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação 


De jipinho urbano médio a crossover de luxo. Ele cresceu e apareceu. Não estou falando do Honda CR-V, mas justamente do seu maior rival, o Toyota RAV4, que teve a sua quarta geração apresentada esta semana. 
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terça-feira, 27 de novembro de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


O filme Herbie, meu Fusca Turbinado marcou o renascimento do Fusca de vida própria no cinema. E é turbinado que o Fusca ressuscita pela terceira vez no Brasil. A primeira, em 1993, foi o relançamento do besouro original, por sugestão do saudoso ex-presidente Itamar Franco. A segunda, com o New Beetle, que deu outro perfil ao velho sedan nascido para ser o carro do povo no final dos anos 40. E a terceira é a reestilização do New Beetle, que a Volkswagen mundial, por estratégia de marketing, autorizou as suas filiais a reviverem os nomes locais do velho besouro, como Vocho, Maggiolino, Coccinelle, Carocha, etc.

E assim, a segunda geração do New Beetle agora se chama Fusca em nosso país. O velho motor 2.0 da releitura anterior, que é usado até hoje no Jetta, deu lugar a um de mesma cilindrada, com turbo e injeção direta, que lhe dá 200 cavalos de potência.

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quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Já virou clichê dizer que os motores turbinados agora são usados para reduzir o peso, o consumo de combustível e a emissão de poluentes sem perda de potência e desempenho. No entanto, ainda tem montadora que continua turbinando seus carros para associá-los à esportividade, como a Fiat fazia nos anos 90, com o Uno e o Tempra. 

O novo exemplo atual vem da Renault, que equipou o seu pacato e eficiente sedã médio Fluence (bicampeão dos comparativos do Guscar) com um motor turbo 2.0, desenvolvido pela divisão internacional da marca francesa, a Renault Sport, e o transformou no invocado Fluence GT, que está à venda no Brasil, sempre importado da Argentina, como toda linha. 
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segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação



Logan, Symbol e Fluence são três Renaults vendidos no Brasil que passaram por mudanças na Europa. 
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domingo, 18 de novembro de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


O lançamento da Chevrolet Trailblazer e o futuro utilitário derivado da nova Ford Ranger trazem a lembrança de um outro modelo da Ford, muito popular nos anos 90, apesar do alto preço: o Explorer.

Ele era construído sobre a plataforma da primeira geração da picape Ranger. Foi lançado nos Estados Unidos em 1990 com carroceria de três ou cinco portas. Tinha linhas retas, inclusive na frente de grade cromada e luzes de neblina alinhadas bem abaixo dos faróis quadrados. Já naquela época, o Explorer abdicava do estepe na tampa do porta-malas, que é usado até hoje no compacto Ecosport. Aliás, também veio dele o costume de chamar os SUVs da Ford com a letra E. O outro é o Escape. 

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sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Desde o final dos anos 60, as duas gerações da Chevrolet Veraneio e a sua sucessora, a Blazer, prestaram bons serviços como camburão policial em todo Brasil. A nova geração do SUV grande da General Motors não deve fugir do mesmo destino nos próximos anos, mas, para já, a sua missão é oferecer luxo e conforto a uma família numerosa... e rica.

O utilitário esportivo continua derivado da S10. Só que agora se chama TrailBlazer, nome criativo, em meio a tantos Grands por aí. Apesar de lembrar o time de basquete da NBA localizado em Portland, o novo prenome sugere que o pesado camburão de 1995 entrou nos trilhos. Ou na trilha.

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quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Texto (do ano passado, com atualizações): Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação 



Foram anunciados no último dia 7 de novembro, no Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo, os treze vencedores da edição 2013 do Carro do Ano, organizada desde 1969 pela revista Autoesporte. A premiação não foi realizada em 1968 e 2001 (para 2002). Em 1966 e 1967, os dois primeiros anos, a eleição foi promovida pela extinta Mecânica Popular. 

Este ano, o quadro de jurados, formado na maioria por jornalistas, teve engenheiros apenas na escolha dos motores e do carro verde. Subiu de dezenove para vinte e nove, que votaram nos vencedores dos Carros, Utilitários, Picape, Motores e Carro Verde. O Hall da Fama foi escolhido pela redação da própria Autoesporte. O de Publicidade e Site pela redação da revista, publicitários da Editora Globo e alguns especialistas.

Como eu comentei no ano passado, o lançamento das novas Ford Ranger e Chevrolet S10 trouxe de volta a escolha da Picape do Ano, que se tornou um prêmio bienal e carente de novidades no segmento. 

Este ano, em que todos os vencedores foram merecidos, a Ford foi a que mais ganhou prêmios: seis (Carro Premium, Picape, Utilitário, Motor acima de 2.0, Carro Verde e o Hall da Fama em vida). Os vencedores para 2013 foram o Hyundai HB20 (Carro do Ano), Novo Ford Fusion (Carro Premium, acima de R$ 110 mil), Ford Ranger (Picape do Ano), Ford Ecosport (Utilitário do Ano), Audi Q3 (Utilitário Premium do Ano, acima de R$ 120 mil), Motor 1.4 TFSI da Audi (até 2.0), Motor 3.2 Turbodiesel de cinco cilindros da Ranger (acima de 2.0), Ford Fusion Hybrid antigo (Carro Verde), o comercial do Honda City, o website da Fiat e Jaime Ardila (Executivo do Ano, presidente da General Motors do Brasil). Os engenheiros Luc de Ferran e Rigoberto Soler foram indicados para o Hall da Fama. 

Nos próximos posts confira a classificação e o comentário histórico de cada categoria.
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Texto: Gustavo do Carmo
Foto: Divulgação, com montagem do logotipo da Autoesporte


O Hyundai HB20 ainda não cumpriu o seu objetivo de revolucionar o segmento de hatches compactos no Brasil, mas já fez história. Ele é o Carro do Ano 2013 da revista Autoesporte e entrou para uma galeria de pouco mais de 45 anos.
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terça-feira, 13 de novembro de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


O título de Carro Premium do Ano para a segunda geração do Fusion foi merecido, mas não deixou de ser uma surpresa. Afinal, o sedã grande da Ford, que somou 106 pontos, derrotou representantes das três genuínas marcas premium alemãs, como o cupê Audi A5 (96), o sedã BMW Série 3 (80) e a minivan Mercedes Classe B (66), ambos reestilizados. O francês Peugeot 508, único das fabricantes populares além do Fusion, ficou em quinto lugar, com 52 pontos.
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segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Terceira categoria mais antiga da eleição de Carro do Ano da Autoesporte, a Picape do Ano era eleita ininterruptamente de 1994 a 2000. No ano seguinte, a publicação da Editora Globo não promoveu nenhuma premiação, que voltou em 2002, mantendo a picape. Em 2007 as caminhonetes de caçamba foram incorporadas aos utilitários. E desde então a categoria passou a ser esporádica, dependente de grandes lançamentos. Somente a Fiat Strada de cabine dupla (2009) e a Volkswagen Amarok (2010) foram eleitas nesses últimos anos. 

Depois da pausa no ano passado, a categoria foi retomada este ano em razão da renovação das duas picapes mais vendidas do país: a Chevrolet S10 e a Ford Ranger. Antes totalmente ultrapassadas, se tornaram mais modernas de um ano para outro. 

A vencedora foi a Ranger, que somou 136 pontos e ganhou estilo contemporâneo e agressivo, itens de conforto e segurança como ar condicionado digital, piloto automático, GPS, controle de estabilidade e airbags de cortina, além de um motor turbodiesel de cinco cilindros, 20 válvulas e 200 cavalos, também premiado nesta edição 2013. 
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Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Um dos seis prêmios conquistados pela Ford na edição 2013 do Carro do Ano da Autoesporte foi a soberania entre os utilitários esportivos de até R$ 120 mil. O Ecosport se tornou tricampeão da categoria. Os outros títulos foram em 2004 e 2008, com a primeira geração.

A segunda, já apresentada aqui no Guscar, superou o mexicano Honda CR-V (que ganhou em 2003, na segunda geração e hoje está na quarta) e o estranho/simplório Jeep Compass por 130 a 80 e 23 pontos.
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domingo, 11 de novembro de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Foto: Divulgação


Em três anos seguidos (2008, 2009 e 2010) a Audi levou a maioria das categorias anunciadas em uma noite. Mas desde 2011 a marca alemã dos quatro anéis só tem ganhado dois prêmios por ano, inclusive nesta edição 2013, quando só venceu no motor até 2.0 (1.4 TFSI) e no utilitário esportivo premium. 

O utilitário vencedor acima de R$ 120 mil é o Q3, que chegou ao Brasil em maio deste ano, importado da Espanha em três versões de equipamentos (Attraction, Ambiente e Ambition), todas com motor 2.0 TFSI, sendo que nas duas primeiras ele rende 170 cavalos e na top 211cv. Custa, na ordem, R$ 149.900, R$ 165.900 e R$ 186.000.  

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Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação 


O título de Motor do Ano até 2.0 do 1.4 TFSI foi o prêmio de consolação para a Audi, que reinou acima desta cilindrada durante cinco anos consecutivos (só a Porsche tinha ganhado antes dela), mas perdeu o sexto título na edição 2013 para o turbodiesel 3.2 da Ford Ranger. 

O 1.4 TFSI é o propulsor do compacto de estilo Audi A1, que neste ano ganhou a carroceria quatro portas no mercado brasileiro, chamada Sportback. Símbolo do conceito de downsizing ao lado do 1.6 THP da Peugeot/Citroën, usado no concorrente Citroën DS3, tem turbocompressor e injeção direta de gasolina como o rival. 
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sábado, 10 de novembro de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação 



O motor que evitou o hexacampeonato da Audi na categoria acima dos 2 litros de cilindrada é de uma picape que ficou desatualizada por uma década e renasceu em 2012. A Ford Ranger ficou inteiramente moderna, assim como o seu propulsor Duratorq de cinco cilindros 3.2, com vinte válvulas no total, que rende 200 cavalos de potência. Outras qualidades são a injeção eletrônica de alta pressão e a turbina de geometria variável. 
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Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação 


Pela primeira vez, desde que a Autoesporte começou a escolher o Carro Verde do Ano, em 2009, um modelo ecológico de verdade foi o vencedor. E carro para ser realmente ecológico no século XXI tem que ser elétrico ou híbrido. Em homenagem a essa façanha, a categoria ganha post individual para o vencedor no blog. Até o ano passado, estava junto com as premiações especiais. 

A honra coube ao Ford Fusion Hybrid, lançado no final de 2010 e uma das duas únicas opções do gênero disponíveis no mercado brasileiro. O Mercedes Classe S é o outro. O Toyota Prius só chega em janeiro. 

A Ford também ganhou pela primeira vez na categoria em que o domínio é da Volkswagen (Polo Bluemotion e Gol Geração 4 Ecomotion nos dois últimos anos). O primeiro campeão foi o Renault Sandero, em 2009. 
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sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Texto: Gustavo do Carmo e Autoesporte
Fotos: Divulgação e Autoesporte


A eleição de Carro do Ano da revista Autoesporte surgiu em 1966, organizada pela extinta Mecânica Popular. No início apenas um carro era nomeado. O primeiro vencedor foi a Picape Willys, derivada da Rural. Hoje, a publicação da Editora Globo, que organiza a promoção desde 1969, realiza treze premiações.

Além das cinco categorias tradicionais (Carro do Ano, Carro Premium, Picape, Utilitário e Utilitário Premium), a Autoesporte escolhe os motores até 2.0 e acima desta cilindrada, o carro ecológico, o site de montadora (Fiat), o comercial de TV (Honda City), executivo do ano (Jaime Ardila). Desde 2009 homenageia dois nomes marcantes do automobilismo brasileiro: um vivo (Luc de Ferran) e um já falecido (Rigoberto Soler).


Hall da Fama - Luc de Ferran e Rigoberto Soler

Luc de Ferran é vice-presidente de operações automotivas da Ford para a América do Sul deixou sua marca na indústria brasileira sem nem mesmo ter nascido no país. O francês Luc de Ferran foi idealizador de vários sucessos da marca: o clássico Corcel II, a luxuosa Del Rey, o cobiçado Escort XR3, o compacto Ka e o utilitário esportivo EcoSport.

Pai do ex-piloto campeão de Fórmula Indy, Gil de Ferran, Luc nasceu há 74 anos na França, mas chegou ao Brasil aos 4 anos. Estudou na Escola Politécnica da USP já por paixão aos veículos motorizados. Sua carreira na Ford começou em 1965, como estagiário, de onde nunca mais saiu. (Da redação da Autoesporte)

Rigoberto Soler Giebert foi o primeiro coordenador de projetos do Departamento de Estudos e Pesquisas de Veículos da Fundação Educacional Inaciana, a FEI. Ele fez história com sua criatividade à flor da pele e seu temperamento polêmico. Soler esteve à frente da concepção de uma série de protótipos, como o FEI X-1, veículo anfíbio de quatro rodas, o esportivo FEI X-3, que, com motor V8 de Dodge Charger R/T, foi concebido para atingir 240 km/h, e o TALAV, trem de alta velocidade. Nascido na Espanha, Soler, falecido em 2004, trabalhou ainda na Vemag, Willys-Overland e Brasinca. (Da redação da Autoesporte)


2013 - Luc de Ferran e Rigoberto Soler


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