O Carro do Ano 2023 do Guscar vai para o Kia Sportage, que obteve boa média de estrelas (3,7) na avaliação feita pelo blog em outubro


Apesar da frente estranha, do preço alto e da mentirinha de se vender como híbrido, quando, na verdade, o motor elétrico é apenas um apoio, o prêmio vai para o utilitário sul-coreano, que obteve classificação máxima no porta-malas e segurança, além de quatro estrelas no estilo, acabamento, espaço interno, motor e câmbio, desempenho, conforto e equipamentos. Eu só dei nota baixa no preço e no consumo. 

Lançado no Brasil em 2022, a quinta geração do Kia Sportage tem a grade bem aberta, em três níveis, com luzes diurnas de LED em bumerangue invertido, daí a frente estranha. Usa motor 1.6 turbo GDi, com injeção direta, de 180 cavalos e apoiado (e não sustentado) por um motor elétrico de 48 volts. 


O interior bem acabado tem painel em formato de dois tablets horizontais sobre uma bancada, onde um é o quadro de instrumentos e o outro a tela multimídia. O porta-malas, um dos itens que ganharam avaliação máxima, tem 562 litros de capacidade. 

O Sportage é equipado, desde a versão básica EX com itens de segurança como seis airbags (frontais, laterais dianteiros e de cortina), acendimento automático dos faróis, controles de tração e estabilidade, controle de frenagem em descidas, alerta de fadiga do motorista, alerta de ocupantes no banco traseiro, alerta de ponto cego, alerta de saída de faixa de rodagem com assistente de manutenção, alerta de saída em segurança, assistente de estabilidade de reboque, assistente de parada automática, assistente para prevenção de colisão frontal com frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres e ciclistas, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. A top EX Prestige tem prevenção de colisão traseira por tráfego cruzado, prevenção de colisão dianteira em cruzamentos, câmera 360º e piloto automático adaptativo com assistente de congestionamento.



Em relação aos itens de conforto, a EX já tem ar condicionado digital dual zone, banco do motorista com ajustes elétricos, bancos em tecido premium, bancos traseiros reclináveis, bancos tripartidos, bancos dianteiros com 3 níveis de aquecimento, freio de estacionamento elétrico, volante com aquecimento, acendimento automático dos faróis, chave presencial com botão de partida, partida remota do motor, tela multimídia de 8 polegadas, piloto automático convencional e volante multifuncional.


A EX Prestige adiciona comando tátil do ar condicionado digital dual zone, banco do passageiro com ajustes elétricos e ventilados, bancos em couro e camurça, iluminação interna em LED, tampa do porta-malas com acionamento elétrico, carregador de celular por indução, tela multimídia de 12 polegadas e teto solar panorâmico elétrico.

Mesmo após dois meses da avaliação, o Sportage ainda está custando R$ 224.990 na versão EX e R$ 264.990 na EX Prestige. 



Escolhi o Kia Sportage como Carro do Ano do Guscar porque ele teve a melhor avaliação entre os três modelos lançados e analisados em 2022. Um dos outros finalistas seria o Kia Stonic, que só obteve média de 2,83 estrelas. O Ford Maverick perdeu o comparativo para a Toro (e mesmo assim ficou atrás do Sportage, com 3,58 de média). O Peugeot e-208 foi lançado em 2021. 

É a primeira vez que o Guscar elege um carro da Kia. A Chevrolet foi a marca que mais venceu, com dois títulos (um do Cruze Sport6 e outro do Equinox). 
 

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Outros vencedores:

2022 - Ford Bronco