O Kia Sportage foi lançado mundialmente em 1993 e chegou ao Brasil dois anos depois. Desde então, evoluiu em mais quatro gerações. E todas chegaram ao nosso país. Apesar do medo das grandes montadoras que atuam no país de investir (dinheiro, principalmente) em modelos muito sofisticados, a quinta geração, apresentada no exterior no ano passado, não falha a presença por aqui, mesmo importada, e já está à venda em duas versões de equipamento, chamadas EX e EX Prestige, com preços acima dos 220 mil reais. 

Ambas são equipadas com o motor 1.6 Turbo GDi a gasolina, de 180 cavalos combinados. Sim, pois o Sportage tem um motor elétrico de 48 volts que promete ajudar nas acelerações, no consumo e permite o modo "vela", no qual é possível andar com motor desligado. 

O novo Sportage é um híbrido leve, mas a Kia o está vendendo como um híbrido concorrente do Jeep Compass 4xe e o Toyota Corolla Cross Hybrid, os dois com hibridização distinta, pois enquanto o modelo ítalo-americano é recarregado na tomada, o japonês pelo motor flex. 

Nas próximas linhas vou analisar item a item a quinta geração do Kia Sportage, comparando-o, em alguns pontos, inclusive, com os ditos concorrentes. 


Estilo
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O novo Sportage agrada pelas linhas laterais,  de cintura alta e ascendente, marcada por vincos e frisos na base das janelas e na coluna lateral. A traseira tem lanternas horizontais interligadas entre si por um friso preto brilhante. Acesas, as luzes de LED formam um desenho pontudo. A tampa do porta-malas é recuada abaixo dos vidros, acompanhando este desenho pontudo das lanternas. O Sportage que vem para o Brasil é a versão europeia, mais curta e com o desenho mais harmônico, lançada depois do texto de apresentação mundial, publicado pelo Guscar no ano passado. Tanto que o utilitário vendido no Brasil vem importado da Eslováquia. 

Mas toda a harmonia do belo desenho perde um ponto quando a gente o vê de frente. A enorme grade colmeiada, misturada aos faróis losangulares, emoldurados de forma inversa pelas luzes diurnas de LED em formato de bumerangue deixa o visual bastante estranho. As entradas de ar têm três níveis: no para-choque, a ampla no centro, entre os faróis e a superior, próxima a tampa do capô. A Kia quis ousar como o Hyundai Tucson, mas no primo sul-coreano, o resultado ficou mais agradável e criativo. E menos assustador. 


Acabamento
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É bem revestido de material emborrachado no painel, portas dianteiras e até no teto. Pena que nas portas traseiras o acabamento é de plástico duro. Um outro deslize é na tampa do capô apoiada por vareta e não por braços pantográficos. Em compensação, há uma manta acústica na parte interna. 

O painel é formado por dois tablets horizontais de 12,3 polegadas (na versão EX a tela central é de 8 polegadas) curvos sobre bancada e apoiados pelos difusores de ar. Um para o quadro de instrumentos eletrônico outro para a tela multimídia. O volante tem miolo redondo com braços horizontais que concentram os botões multifuncionais e o vertical vazado. A base é achatada. 


Espaço interno
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É amplo para os joelhos e cabeça no banco de trás, mesmo os mais altos. Para as pernas (94 cm) é insuperável pelos concorrentes Corolla Cross (92 cm) e Compass (90 cm) nas medições da revista Quatro Rodas. Na altura (94 cm), porém, fica atrás do Corolla Cross (99 cm). 


Porta-malas
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Com 562 litros de capacidade, é bem maior que os concorrentes (Compass e Corolla Cross), que estão na faixa dos 400 litros. No lugar do estepe há só um kit selante dos pneus. O piso do porta-malas é nivelado com o para-choque e há iluminação na versão mais cara. 


Motor e Câmbio
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O 1.6 turbo com injeção direta T-GDi Smartstream, somente a gasolina, tem 180 cavalos combinados com o pequeno motor elétrico de 48 volts que só serve de apoio para o motor principal e melhorar o desempenho e o consumo. A potência é idêntica a do Compass Flex com gasolina. O híbrido 4xe, com seus 240 cv combinados sobra. Comparado ao Corolla Cross, com 169 cv com gasolina no motor 2.0 e 123 cv na híbrida, o Sportage é bem superior. No torque de 27 kgfm do Kia, só o Compass ultrapassa em meio quilo (27,5 kgfm). 


O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas com botão giratório no console e borboletas no volante na versão EX Prestige. Os rivais têm um automático de seis (Compass), um CVT de dez (Corolla Cross 2.0) e de velocidade única (Corolla Cross Hybrid). 


Desempenho
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Segundo a Quatro Rodas, ele acelera de 0 a 100 km/h em 9,12 segundos e retoma a velocidade entre 80 e 120 km/h em 6 segundos. Apesar de eu achar lento, o Sportage só anda menos que o Compass híbrido (7,2 e 4,5 segundos). Mas ele é mais rápido que o Compass 1.3 turbo (10,3 e 7,1 segundos) e os Corolla Cross (10,5 e 6,9 segundos o 2.0 e 13,4 e 9,7 segundos o Hybrid). 


Consumo
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O motor elétrico do Sportage prometia ajudar o consumo, mas parece que não cumpriu a sua parte. Os números obtidos pela Quatro Rodas de 10,8 km/litro na cidade e 12,5 km/l na estrada são medianos demais (na estrada é muito fraco) e são mais "mérito" do motor turbo do que do motor elétrico. Contra os concorrentes, ele só é mais econômico na cidade do que o Compass Flex (9,3 km/l), mas na estrada é superado (13 km/l). Na soma, o Sportage é um quilômetro mais econômico (23,3 contra 22,3 km/l). Comparado ao Compass (19,9 e 14,4 km/l) e Corolla híbridos (18,3 e 16,9 km/l) e até o Corolla 2.0 (12 e 15,4 km/l), o consumo do Kia é bem alto. 


Segurança
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De equipamentos, o Sportage tem seis airbags (frontais, laterais dianteiros e de cortina), acendimento automático dos faróis, controles de tração e estabilidade, controle de frenagem em descidas, alerta de fadiga do motorista, alerta de ocupantes no banco traseiro, alerta de ponto cego, alerta de saída de faixa de rodagem com assistente de manutenção, alerta de saída em segurança, assistente de estabilidade de reboque, assistente de parada automática, assistente para prevenção de colisão frontal com frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres e ciclistas, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, presentes nas duas versões. A EX Prestige tem prevenção de colisão traseira por tráfego cruzado, prevenção de colisão dianteira em cruzamentos, câmera 360º e piloto automático adaptativo com assistente de congestionamento. Estes itens estão presentes nos concorrentes, tanto os híbridos quanto os de combustão. Mas faltou um reconhecimento de sinal de trânsito, presente no Jeep. 

Na frenagem, o Sportage para a 80 km/h em 25,5 metros, de acordo com a Quatro Rodas. Número superado apenas pelo Compass 4xe, com 24,6 m, assim como na frenagem a 60 km/h, em 13,5 metros. O Kia faz em 14,1 m. O Compass T270 vai a 26,9 m a 80 km/h e 14,8 m a 60 km/h. O Corolla Cross fica em 25,8 m e 14,6 m o Hybrid e 26,6 m e 14,7 m o 2.0. Já a 120 km/h ninguém supera o sul-coreano eslovaco, que se imobiliza completamente em 55,4 metros, enquanto os concorrentes param em 56,3 metros (Compass 4xe), 58,9 m (Corolla Cross Hybrid), 61,3 m (Compass T270) e 61,7 m (Corolla Cross 2.0). 

Em resumo, o Sportage é completo em equipamentos, só fica devendo alguns, e obteve boa classificação de frenagem, mas poderia ser melhor. Mesmo assim, merece a avaliação máxima. 


Conforto
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Encerro a referência aos números da Quatro Rodas com o nível de ruído. O do Sportage a 80 km/h é de 61,4 decibéis e a 120 km/h de 67,5 dBA. Na velocidade mais baixa, o Kia só não é mais silencioso que o Corolla Cross Hybrid (59,9 decibéis) e empatou tecnicamente com o Compass 4xe (61,2 dBA). Na velocidade mais alta, empata numericamente com o Compass híbrido e tecnicamente com o flex. O Corolla Cross ficou na faixa dos 68 decibéis. Tem bom ruído, ao mesmo nível do Compass e melhor que o Corolla Cross.

Preço
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Como já foi dito no início do texto, o novo Kia Sportage vem importado da Eslováquia em duas versões de equipamentos. A EX custa R$ 224.990, enquanto que a EX Prestige sai por R$ 264.990. Ambas apenas na pintura Branco Casa, pois as demais (verde, vermelho, prata, branco perolizado, preto e cinza) adicionam R$ 2.800.  

Usando a versão mais cara como referência, a EX Prestige só é mais barata que o Jeep Compass 4xe híbrido, que custa R$ 347.300. O Compass flex mais top é o Série S, que sai por R$ 225.390. Tudo bem que custa mais que o EX básico e branco, mas o Compass básico (Sport) custa R$ 171.990. 

Não preciso comparar o Sportage com o Corolla Cross, pois o Kia é bem mais caro mesmo. O Toyota não passa dos R$ 208.390 na versão XRX Hybrid e R$ 191.690 na GR-Sport, com motor 2.0. Pelo menos o Sportage é mais barato que o RAV4, que é vendido por R$ 311.890. 


Equipamentos
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Além dos já mencionados itens de segurança, o Sportage EX vem equipado com ar condicionado digital dual zone, banco do motorista com ajustes elétricos, bancos em tecido Premium, bancos traseiros reclináveis, bancos tripartidos, bancos dianteiros com 3 níveis de aquecimento, freio de estacionamento elétrico, volante com aquecimento, acendimento automático dos faróis, chave presencial com botão de partida, partida remota do motor, tela multimídia de 8 polegadas, piloto automático convencional e volante multifuncional. 

O EX Prestige adiciona comando tátil do ar condicionado digital dual zone, banco do passageiro com ajustes elétricos e ventilados, bancos em couro e camurça, iluminação interna em LED, tampa do porta-malas com acionamento elétrico, carregador de celular por indução, tela multimídia de 12 polegadas e teto solar panorâmico elétrico. 

Faltou uma refrigeração no porta-luvas e um assistente de estacionamento, além de pareamento com Android e Apple sem cabo na tela de 12 polegadas (só tem na versão EX, de 8 polegadas). Com estes itens e uma versão única com os equipamentos do Prestige pelo preço da versão EX básica, o Sportage ganharia cinco estrelas na avaliação dos equipamentos. 


Conclusão (3,7)
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A quinta geração do Kia Sportage é bem acabada e espaçosa, tem porta-malas amplo, motor potente, anda bem, é segura, silenciosa e é bem equipada. Seus pontos fracos estão no preço e no consumo. Visualmente agrada muito, mas só de perfil e de traseira, porque a frente é um horror. Mesmo assim, com 3,7 estrelas de  média, podendo arredondar para quatro, o utilitário da marca sul-coreana fabricado na Eslováquia foi aprovado. Que venha a versão longa. 

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS