Se você achou estranha a frente da nova geração do novo Hyundai Tucson (e, por tabela, da picape Santa Cruz), vai ficar ainda mais chocado com a da quinta geração do Kia Sportage, que usa a mesma plataforma e o superou na ousadia. Ou no mau gosto? As luzes diurnas de LED têm formato de bumerangue com as duas pontas voltadas para a lateral, sendo a superior se estendendo até a própria. Colados a estas luzes estão os faróis principais, também em LED, quase no para-lamas e com formato de losango. Diferente de outros modelos como o atual Jeep Cherokee antes do face-lift, os atuais Citroën e a picape Fiat Toro, o novo Sportage não tem os faróis em dois níveis, mas, sim, a grade, que é dividida em três. Um no para-choque (que ainda é bipartido), com aletas horizontais e verticais, outro na posição tradicional, em forma de ondas, e um vão na altura do capô, onde está a tradicional "boca de tigre" da Kia, formada pelo friso central prateado e a ponta do cofre do motor, no qual está o novo logotipo da marca sul-coreana. 


A ousadia parou por aí. A lateral, com linha de cintura alta, janelas de base ascendente e vincos na altura da maçaneta da porta traseira e bocal do tanque de combustível, e a traseira com lanternas em LED verticais com prolongamento triangular e unidos por um friso na tampa do porta-malas, onde também se destaca o novo logotipo da Kia, são modernas, mas de estilo convencional e elegante. O vidro traseiro tem um aerofólio e o aplique preto ou cromado fosco na coluna lateral, que faz parecer que o teto é flutuante, é discreto. 


O novo Sportage também cresceu. Mede 4,66 metros de comprimento, por 1,87 m de largura, 1,66 m de altura e 2,76 m de distância entre-eixos. Comprimento e entre-eixos aumentaram consideravelmente. A largura só alguns milímetros e ele ficou mais baixo. O anterior media 4,47m, 1,86m, 1,67m e 2,67m. Na Europa, ele terá uma versão mais curta. 


O interior tem painel com telas dos instrumentos eletrônicos e sistema multimídia integradas (lançadas pelo Mercedes-Benz Classe A), ambas de 12,3 polegadas, mas levemente curvas. No lado do carona, tem uma estrutura em forma de martelo, que também faz a função de difusores de ar (presentes, de forma horizontal, também sob a tela multimídia). Também há versões com tela de 7 polegadas e outra ainda mais básica com tela monocromática pequena, tipo anos 2000. O console não tem alavanca de câmbio e, sim, um botão giratório, além de dois porta-copos. O acabamento é composto de couro, madeira e metal. Ainda não vi fotos do habitáculo, mas com o aumento do entre-eixos, o espaço também deve ter crescido. O porta-malas tem capacidade para 637 litros (mais 134 em relação a geração passada).


O sistema multimídia, provavelmente, tem espelhamento com Android e Apple (também não vi nenhuma referência) e atualização remota, mas as novidades são o sistema Kia Pay, que permite o pagamento de postos de combustível e estacionamentos direto da tela do carro; o perfil personalizado, que ajusta automaticamente várias configurações do veículo (posição do assento, sistema de infoentretenimento, cluster, ar condicionado, etc), e o Kia Connect, que controla a iluminação e o ar condicionado do Sportage através de um aplicativo pelo celular e também serve de chave para entrar no carro. A nova geração do utilitário também traz carregador sem fio, câmeras dentro do habitáculo para gravação de imagens, bancos aquecidos e sistema de som premium da Harman Kardon. 


Isso sem falar nos itens de segurança e auxílio a condução como sensor de presença no banco traseiro com alerta na tela multimídia ou no celular, controle de cruzeiro adaptativo baseado em navegação, assistente de manutenção de faixa, assistente para evitar colisões frontais com detecção de pedestres, ciclistas e veículos, assistente de estacionamento remoto, assistente para evitar colisões no ponto cego e monitor de visão do ponto cego.


O novo Kia Sportage terá motorização híbrida, mas só no próximo ano. Na fase de lançamento, por enquanto, só o 1.6 turbo a gasolina (T-GDi) de 180 cavalos de potência e 27 kgfm de torque. O consumo médio é de 12,5 km/litro. O outro é o R 2.0 turbodiesel de 186 cv, 42,5 kgfm e 14,6 km/l. As versões híbridas serão recarregáveis (plug-in - PHEV) ou não (HEV), possivelmente combinando o 1.6 turbo com o elétrico. Ainda não foi divulgado o tipo de transmissão. 

O motor a gasolina terá opção de câmbio manual de seis marchas ou automatizado de dupla embreagem de sete, enquanto que o turbodiesel terá somente um automático de oito velocidades. Haverá também suspensão com dureza regulável e seletor de perfis de condução como Confort, Eco, Sport, Smart e Terrain. A tração é integral, adaptativa (analisa a condição do terreno em tempo real) e conectada ao motor, transmissão e sistema de freios. 

O quinto Kia Sportage chegará ao mercado sul-coreano no final deste ano, por volta de setembro ou outubro, nos Estados Unidos e Europa no início do ano que vem e aqui no Brasil, talvez, só na virada para 2023, se vier.  


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO