Mesmo com as fabricantes priorizando o mercado de SUVs, ainda há lançamentos entre os sedãs compactos. O mais recente é o Nissan Versa, que chegou às concessionárias no final do ano passado, agora importado do México.
Como eu trabalho sozinho no Guscar, praticamente não tenho nenhum lucro com o blog (estou há três anos esperando o meu saldo com os anúncios do Google Adsense atingir 100 dólares para poder receber) e preciso cumprir alguns deveres familiares, acabo ficando com pouco tempo, mesmo varando a madrugada. Por isso, somente agora tive tempo para fazer o comparativo, aguardado desde o início da atual temporada, em fevereiro. Assim, somente agora, desafio o Versa contra os seus principais concorrentes.
A ideia inicial, no entanto, era comparar o Nissan contra o Honda City, Toyota Yaris (mesmo este sendo uma imitação barata do hatch original europeu) e o Volkswagen Virtus. Acontece que os dois últimos passarão por um face-lift no ano que vem e o Honda ganhará nova geração ainda em 2021.
Assim, acabei recorrendo a três desafiantes do último confronto, realizado em 2019: o Hyundai HB20S 1.0 Turbo, o Chevrolet Onix Plus (projetado na terra natal do coronavírus, mas fabricado no Brasil e líder de mercado), também 1.0 turbo e o Fiat Cronos. O Versa 1.6 entrou no lugar do Virtus.
Porém, durante a tabulação do comparativo, foi apresentada a linha 2022 do Cronos. Sem especificar se vai lançar depois ou se encerrou a produção, o Precision 1.8, que seria comparado, não foi incluído na linha, tal como o esportivo HGT 1.8. Só restaram as versões 1.3, com o pacote S-Design, que tem detalhes em bronze, que foi considerada no comparativo, causando grande desvantagem ao modelo da Fiat.
E será com este pacote que o Cronos 1.3, que ainda é o único com câmbio manual e de cinco marchas, vai enfrentar os automáticos Versa Exclusive, HB20S Diamond e Onix Plus Premier 2.
Estilo
Na nova geração, o Versa ficou bem mais elegante e harmônico, com a caída do teto mais suave e lanternas traseiras horizontais mais conservadoras do que as verticais bumerangueadas do anterior. O recorte das janelas também ficou mais agradável. A única coisa que destoou foi a faixa preta na coluna para fazer parecer que o teto é flutuante. Mas o que chama mais atenção é a grade em V cromado, emoldurada por um preto brilhante e os faróis angulosos e espichados. Um estilo discreto, mas atraente que foi copiado até pelo irmão maior, o Sentra. Vence no estilo pelo equilíbrio e charme.
Onix Plus e HB20S também têm caída do teto suave e lanternas atraentes, principalmente as do Hyundai. Mas a grade exagerada do Chevrolet e a boca de carpa do sul-coreano de Piracicaba, desproporcionais nos dois modelos, os deixaram em segundo plano. Ou melhor, em segundo lugar.
O Cronos ainda agrada visualmente, sendo mais bonito que o hatch que lhe deu origem, o Argo. Mas o seu teto alto (recurso estético usado para não penalizar a altura interna com a caída "cupê") o deixa com aparência mais antiquada e impressão de que vai ficar (ou já está) rapidamente desatualizado.
Acabamento
Onix e Cronos têm texturas no painel e nas portas, enquanto que o HB20S aparenta muita simplicidade. Se não fosse o pacote S-Design, com detalhes em bronze no painel, o Cronos ficaria em terceiro ou até em último, mas continuou em segundo lugar, empatado com o Onix Plus.
Espaço interno
Para avaliar o espaço interno, eu considero sempre as medidas internas, divulgadas pelas revistas Quatro Rodas ou Carro. Só que, desta vez, faltaram dados. A Quatro Rodas não tinha medidas do HB20S enquanto a Carro não tinha do Versa, lançado depois do fim da edição impressa da publicação, que era mais completa que a da internet.
Assim, recorri aos vídeos de avaliações no You Tube, especialmente do CompreCarTV, cujo apresentador Jorge Augusto tem uma altura normal. Para desempatar, usei a distância entre-eixos.
Cronos |
HB20S |
Pelo vídeo do CompreCar, percebe-se que Versa e Onix Plus são mais espaçosos. Mas usando o entre-eixos como desempate, o Nissan, com 2,62m, leva vantagem. O Chevrolet tem 2,60m. Em relação aos outros dois, apesar do HB20S ter 2,53m e o Cronos, 2,52m, o Hyundai é nitidamente mais apertado no vídeo.
Porta-malas
HB20S |
Neste item, o critério é mais direto e objetivo: simplesmente a capacidade em litros divulgada pelo fabricante. Assim, o Cronos tem o maior volume dos quatro modelos e, entre estes, é o único acima de 500 litros: são 525. No mercado, também tem o Virtus (521) e o Logan (510). Em segundo vem o Nissan Versa, com 482 litros. O Hyundai HB20S tem 475 litros e o Chevrolet Onix Plus, com 469 litros.
Versa |
Onix Plus |
A capacidade ainda poderia ser menor se os quatro usassem estepe normal, já que o pneu sobressalente para emergência não fez milagres. E todos usam dobradiças do tipo "pescoço de ganso", que pode amassar a bagagem. E pensar que o antigo Polo Sedan e o finado Ka Sedan usavam hastes pantográficas.
Em compensação, todos têm iluminação e abertura automática pela chave ou por botão (como no Onix), alavanca (Versa e HB20S) ou na própria tampa (Cronos).
Motor e Câmbio
Se eu tivesse considerado o motor 1.8 E.torQ, derivado do velho Powertrain, o Cronos seria o mais potente, com 139 cavalos com álcool (135 cv com gasolina). Como a Fiat tirou o motor da linha do sedã (não se sabe de vez ou momentaneamente), tive que compará-lo com o 1.3 FireFly, com apenas 109 cv com álcool e 101 cv com gasolina. Evidentemente, se tornou o mais fraco, atrás dos 114 cv do 1.6 do Versa, dos 116 cv do Onix Plus e dos 120 cavalos do HB20S, que passou a ser o mais potente. Os dois últimos usam motor 1.0 turbo, mas só o do Hyundai tem injeção direta e sistema start & stop. Todos os motores daqui do comparativo são Flex, mas, se eu não estou enganado, há uma tendência mais moderna de divulgar a mesma potência para os dois combustíveis.
Versa |
O Cronos 1.3 também foi penalizado por ser o único com câmbio manual. Ficaria para trás mesmo se ainda tivesse o automatizado GSR, que tinha botões no console no lugar da alavanca. Mas perdeu a opção e ficou só com o câmbio manual. Teria o segundo melhor câmbio se fosse o 1.8, empatado com o HB20S, pois o Fiat era e o Hyundai ainda é automático de seis marchas com borboleta no volante. O Onix também tem meia dúzia de velocidades, mas a mudança manual só pode ser feita na própria alavanca. O melhor é o CVT do Versa, apesar de não ter nenhuma possibilidade de mudança manual.
Desempenho e Consumo
Além da maior potência, o HB20S foi superior também no desempenho. Ou melhor, em todas as provas dinâmicas testadas pela revista Quatro Rodas. Por enquanto, falamos apenas do desempenho e consumo. E nas duas provas o Onix ficou em segundo.
O Hyundai acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e retoma entre 80 e 120 km/h em 6,6 segundos em Drive. Logo atrás, quase empatado tecnicamente na retomada, veio o Chevrolet, com 10,2 segundos e 6,7 segundos. O Versa ficou em terceiro, com 11,9 e 10,4 segundos. O Cronos 1.8 ficaria empatado na mesma posição, pois a sua retomada (8,9 segundos) era mais ágil que a do Nissan, mas comia poeira na aceleração de 12,2 segundos. Já com o motor 1.3 comeu poeira e outros pós com 12,8 segundos e 20,5 segundos na retomada em quinta marcha.
O HB20S também é o mais econômico de combustível, com 13,6 km/litro de gasolina na cidade e 17,6 km/l na estrada, com 31,2 km/l de soma dos percursos. Em segundo, empataram no combinado (29,2 km/l) o Onix Plus, com 12,8 km/l e 16,4 km/l e o Cronos, com 13,6 km/l e 15,6 km/l. Foi a única vantagem técnica do motor 1.3 sobre o 1.8, que fez 12,3 km/l e 14 km/l. O Versa gasta mais combustível no percurso combinado com 12 km/l e 16,2 km/l (28,2 km/l).
Frenagem e Ruído
As medições de frenagem sempre foram o meu critério para definir o carro mais seguro de um comparativo feito pelo Guscar. Equipamentos de segurança são prioritários no quesito equipamentos. Na pista da Quatro Rodas, o HB20S, mais uma vez, foi o melhor, parando após a acionar o freio após 80 km/h em 23,8 metros. A 120 km/h se imobiliza em 52,3 metros. Em segundo lugar, ficou o Onix Plus, com frenagem total em 25,9 e 58,1 metros, respectivamente. O terceiro ficou para o Versa, com 27,3 m e 62,9 metros. Assim como no desempenho, o Cronos ficou para trás, com 29,9 m e 70,7 m.
Completando a superioridade nas provas dinâmicas, o HB20S, desta vez, divide o título de mais silencioso (meu critério preferencial para conforto) com o Onix. Na verdade, foi um empate de pontos somados (com o mesmo critério para definir a classificação geral, inversamente proporcionais à colocação) nas duas provas (80 e 120 km/h). Estes dois modelos somaram 7 pontos por ficarem em segundo lugar (empatados tecnicamente) a 80 km/h: 63,4 decibéis para o Chevrolet e 63,8 dBA para o Hyundai. E dividirem o primeiro lugar a 120 km/h: 67,1 dBA o HB20S e 67,5 dBA o Onix Plus. Em terceiro, empatados com cinco pontos, ficaram o Cronos 1.3 e o Versa 1.6. O Fiat tem o melhor ruído a 80 km/h (58,1 decibéis), porém a 120 km/h emite 71,1 decibéis em alto e bom som. Um detalhe é que os números do Fiat são da revista Carro e os dos demais concorrentes da Quatro Rodas. O Nissan também ficou em segundo lugar a 80 km/h com 63,6 dBA e em terceiro a 120 km/h com 69,6 decibéis.
Preço, Equipamentos e Assistência
A troca de última hora do motor 1.8 pelo 1.3 tirou potência, o câmbio automático, desempenho e equipamentos do Cronos perante aos concorrentes, mas melhorou o consumo e o deixou mais barato que os três adversários.
A versão Drive básica custa R$ 79.490. Com o pacote S-Design (R$ 4.650), que lhe dá um estilo mais sofisticado, quase como o Precision, com rodas de liga-leve escurecidas, detalhes em bronze e aerofólio, o preço sobe para R$ 84.140, apenas na cor Preto Vulcano, a única opção de cor sólida sem custo. As cores Vermelho Montecarlo e Branco Banchisa são as sólidas mais caras do comparativo: 990 reais. Assim como as metálicas, que custam R$ 1.890, mesmo preço das perolizadas, oferecidas somente pela Fiat. O Cronos também tem a opção do pacote Drive Plus, por R$ 3.100, incompatível com o S-Design e que poucos itens. Tem apenas rodas de liga-leve, retrovisores elétricos e câmera de ré.
O segundo sedã mais barato é o Hyundai HB20 S na versão Diamond, com motor 1.0 Turbo, quase 10 mil reais mais caro (R$ 92.790, na única cor sólida Preto Onix) e sem opcionais. Depois vem o Chevrolet Onix Premier, já com o pacote opcional 2, que custa R$ 94.260 e é mais um que só oferece a pintura preta sem custo. O Premier básico sai por R$ 90.900 e chega a ser o segundo mais barato, mas como considerei o preço completo fica em terceiro mesmo. Já na faixa dos 100 mil, o Nissan Versa Exclusive custa R$ 106.990, sem opcionais, e é o mais caro. Em compensação, é o único que oferece o Branco (Aspen) como outra opção de cor sem custo, além do Preto (chamado de Premium pela Nissan). As demais são metálicas, que só não são mais baratas (R$ 1.450) porque as da Hyundai custam R$ 1.400 e as sólidas saem por 500 reais.
Nenhum dos quatro se destaca no custo-benefício. A classificação na lista de equipamentos foi inversamente proporcional à posição que eles ocuparam no preço completo. Versa, HB20S e Onix Plus se destacam em itens de segurança e autonomia, como frenagem automática, alerta de mudança de faixa, estacionamento automático, detector de tráfego cruzado e alerta de objetos em movimento, entre outros. No entanto, como um tem itens que o outro não tem, decidi fazer uma contagem item por item para ver quem, efetivamente, é o mais equipado.
Cronos Drive básico |
A contagem foi feita ainda com o Cronos 1.8 e ele ficou até em terceiro, à frente do HB20S, mesmo não tendo itens tão tecnológicos. Mas com a saída do motor de maior cilindrada e a troca pelo 1.3 no comparativo, acabou perdendo equipamentos de série e até mesmo opcionais que o deixaram para trás.
Mesmo assim, o Cronos Drive 1.3 vem equipado de série com ar condicionado manual (o digital é opcional), direção elétrica progressiva, vidros dianteiros elétricos com um toque, travas elétricas, comandos do rádio no volante, assistente de partida em rampa, sistema multimídia de 7 polegadas com Android e Apple com fio, faróis com assinatura em LED (que não são luzes diurnas), banco do motorista e volante reguláveis em altura, entre outros.
Ar condicionado digital. rodas de liga-leve, faróis de neblina, retrovisores externos elétricos (o Cronos é o único dos quatro que tem tilt down), vidros elétricos traseiros com um toque, entrada e partida sem chave e câmera de ré são os opcionais do pacote S-Design, que também é caracterizado por aerofólio traseiro e detalhes na cor bronze.
Versa Exclusive |
Já HB20S, Onix Plus e Versa oferecem a maioria destes itens de série (exceto o Onix, onde o ar digital é disponível somente no Premier 2, e o HB20S, cujo ar é manual, mas finge que é digital) e estão bem à frente do nível de equipamentos do Cronos. Cada um dos três tem uma tecnologia exclusiva ou compartilhada com algum deles. O Hyundai é o único que tem alerta de mudança de faixa e também frenagem automática (presente também no Versa), o Chevrolet traz estacionamento automático (somente no pacote Premier 2) e o Nissan, alerta de tráfego cruzado e detector de objetos em movimento. Só que o HB20S não tem airbags de cortina, o Onix Plus vem sem frenagem autônoma e o Versa deve uma iluminação no porta-luvas e monitoramento da pressão dos pneus.
Onix Plus |
O Onix Plus é o único com internet 4G Wifi a bordo e também pode ter carregador sem fio (que está presente só no Premier 2 e é acessório no Versa), sensores de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro (também opcionais, inclusive o de trás, de série nos rivais, inclusive o Cronos) e espelhamento sem fio do sistema multimídia, que tem tela de 8 polegadas (mesmo tamanho do HB20S), o Versa é o único com retrovisores externos aquecidos e GPS nativo, enquanto que só o HB20S tem seletor do câmbio no volante e rebatimento elétrico dos retrovisores externos.
Em comum, os três têm entrada e partida sem chave, piloto automático e sensor crepuscular. Eles também oferecem de série assistente de partida em rampa, sistema multimídia, volante multifuncional e travamento por controle remoto, que o Cronos também tem. Onix e Versa têm seis airbags. Já HB20S e Versa têm monitoramento via câmera em todos os ângulos (360º), sendo apenas na traseira no Hyundai. O sul-coreano e o Onix têm serviço de assistência remoto, mas o do HB20S (chamado Bluelink, que também liga o motor a distância) também é operado pelo celular e o do Chevrolet (OnStar) é somente no sistema multimídia ou por botão no teto, modos que o HB20S também tem. Nos quatro faltam retrovisor interno eletrocrômico, ar condicionado digital de duas zonas, porta-luvas refrigerado, teto solar e sensor de chuva.
HB20S |
Com tantos recursos presentes em um ou uns e ausentes nos outros, na contagem item a item, o Versa é o mais equipado, o Onix, o segundo, o HB20S, mesmo com frenagem automática, o terceiro e o Cronos, bem distante, em quarto.
Com a dificuldade de apurar o custo de manutenção e não confiando na política de garantia das montadoras, como sempre, considerei o número de concessionárias para definir a melhor rede de assistência e a maior é justamente da Fiat. São 600 postos em todo o país para atender ao Cronos. A segunda maior rede é da Chevrolet, com 540, seguida pelos 211 da Hyundai e 160 da Nissan.
Conclusão
4º Fiat Cronos Drive S-Design 1.3
Mesmo se não tivesse mudado de motor durante a preparação para o comparativo, o Cronos ficaria atrás dos três concorrentes. A diferença é que o 1.8 tinha empatado em pontos com o Versa na terceira posição, mas o Nissan tinha levado a melhor por ter vencido mais itens. Já o 1.3 ficou sete pontos atrás.
O sedã da Fiat só venceu no preço, no número de concessionárias e no porta-malas. Também foi bem no consumo e acabamento. Porém, acumulou últimos lugares como o motor mais fraco, o único com câmbio manual, os piores desempenho, frenagem e é o mais despido de equipamentos, com muitos opcionais. O Cronos não é feio, mas já pede uma nova geração.
3º Nissan Versa Exclusive 1.6 16v
O modelo mais novo e elegante do comparativo acabou decepcionando em seu primeiro desafio. O Nissan Versa ficou em terceiro lugar, mesmo sendo o mais equipado, mais espaçoso e tendo o melhor acabamento e transmissão (CVT). Estes foram os quesitos em que o japonês fabricado no México se destacou. Fora isso, só se saiu bem no porta-malas, que só perde para o Cronos.
Nas provas dinâmicas (desempenho, consumo, frenagem e ruído), feitas pela revista Quatro Rodas, o Nissan só não ficou em último em todas porque a Fiat tirou o Cronos 1.8 da linha. Mas no consumo ele não resistiu. Mesmo ficando à frente do modelo da marca italiana, o fraco motor 1.6 é a grande falha do Versa. Além de ter a menor rede de concessionárias da Nissan à disposição, o Versa ainda é o mais caro. Não à toa, é o único importado. Estilo, acabamento e equipamentos deram tudo certo, mas o mexicano precisa de mais pimenta num motor, de preferência, mais moderno.
2º Chevrolet Onix Plus Premier 2 1.0 Turbo
Projetado na terra do coronavírus, mas fabricado em Gravataí (RS), o Chevrolet Onix Plus (sucessor do Prisma) só entrou no comparativo por falta de opção, mesmo sendo o líder do segmento. Se as montadoras instaladas aqui valorizassem o direito de escolha com diversas opções no mercado, o também substituto do Cobalt estaria fora, em protesto contra os milhões de mortes pelo vírus no mundo que o país de origem do seu projeto criou.
Enfim, política de lado, o Onix Plus ficou numa disputa particular com o Hyundai HB20S, assim como aconteceu no comparativo de 2019. Só venceu, e ainda assim, empatado com o mesmo rival contemporâneo (além de lançados juntos em 2012, foram reestilizados juntos há dois anos), no nível de ruído.
Tirando a única vitória, o Chevrolet acumulou o maior número de segundos lugares (nove), sendo quatro atrás do coreano de Piracicaba, quatro atrás do Versa e um perdendo para o Cronos.
O Onix foi o segundo melhor no motor, desempenho, consumo e frenagem, nos quais perdeu para o HB20S. No estilo, acabamento (empatado com o Cronos), espaço interno e equipamentos ficou atrás do Versa. Para o Cronos a derrota foi no número de concessionárias da assistência. Com tantos segundos lugares, acabou ficando com o vice pela segunda vez, mesmo tendo poucas classificações ruins (mediana no preço e câmbio e último lugar no porta-malas).
1º Hyundai HB20S Diamond 1.0 turbo
O Hyundai HB20S manteve o título de melhor sedã compacto graças à mesma fonte de dados para o comparativo (a revista Quatro Rodas). Portanto, o teste de pista é o mesmo e ele continuou vencendo no desempenho, consumo e frenagem, empatando com o vice-campeão Onix Plus em ruído.
Ele tinha ficado em segundo quando eu estava usando o Cronos 1.8, mas com a troca de cilindrada do modelo da Fiat para 1.3, acabou herdando a vitória na potência do motor. O HB20S também ganhou uma vitória no nível de ruído, ainda que empatado com o Onix, com a ausência do Volkswagen Virtus, que venceu este item no último comparativo.
Desde o confronto anterior, o Hyundai perdeu a vitória no câmbio, estilo e equipamentos, todos para o estreante Versa, sendo que no último quesito ficou atrás também do Onix. Ele também ficou em segundo no preço.
Além dos equipamentos, o HB20S foi mediano no porta-malas e na assistência. Seus pontos fracos continuam sendo o espaço interno e o acabamento, o que deixaram a manutenção do Hyundai como o melhor sedã compacto vendido no Brasil mais dramática, vencendo o Onix Plus por apenas um ponto.
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS
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