Este ano foi difícil, tanto economicamente quanto pessoalmente. Sem querer, mudei minha rotina no computador, acumulei atividades e reduzi o ritmo de postagens. Houve muitos lançamentos em 2021, como em todos os anos, mas boicotei alguns em protesto contra o sucateamento da nossa frota e contra a vinda de modelos produzidos ou projetados no país que criou o vírus que matou mais de 600 mil pessoas no Brasil. De outros aguardei testes de revistas que não saíram. Assim, acabei detalhando apenas dois lançamentos: os SUVs Toyota Corolla Cross e Ford Bronco. 

Para não perder a tradição de "premiar" um modelo, levei a fundo o sentido da expressão "Carro do Ano" e escolhi, quase como candidato único, o Ford Bronco, um modelo que chegou ao mercado em 2021, representa uma nova fase da marca norte-americana no Brasil, que agora é só importadora, e tem muitas qualidades técnicas. 

O SUV da Ford só não foi candidato único porque, em 2021, falei também do Corolla Cross. E para não ser injusto, fiz um comparativo indireto entre os dois, baseado nas estrelas que eu dei na avaliação individual. Deu Bronco por 6x3, com quatro empates. 

O modelo da Ford foi superior no estilo (embora eu tenha preferido não avaliar este item na ocasião), espaço interno, porta-malas, motor, desempenho e capacidade fora de estrada. O Corolla Cross venceu no consumo, na segurança e no preço (a comparação não foi direta, claro). Os dois empataram no acabamento, câmbio, ruído e equipamentos. 


Vencedor do único comparativo que eu publiquei em 2021, o Hyundai HB20S foi lançado em 2019, com face-lift no ano seguinte. Logo, não se habilitou para ser indicado o Carro do Ano do Guscar. O Nissan Versa, que até poderia se candidatar, por ter chegado de fato ao mercado este ano, ficou apenas em terceiro lugar. 

Quem sabe, um dia, as montadoras reconheçam o título do Guscar como mérito? O Carro do Ano PARA 2022 é o Ford Bronco. 


Outros vencedores: