E chegamos ao final de mais um ano! Mais um ano sem paz, com forte preocupação com o vírus comunista chinês e seu reflexo na economia mundial e pessoal. Eu e minha mãe de 86 anos nos recuperamos (passamos a ceia do ano passado preocupadíssimos com ela, que quase foi internada na tarde de Natal), nos vacinamos (ela já recebeu a dose de reforço e eu ainda aguardo chegar a minha idade para a terceira dose, a quarta, a quinta, vigésima-sétima, centésima...)  e, mesmo assim, ainda paira o medo de recontaminação. 

Mais um ano de incertezas econômicas no mundo, provocadas pelas milhões de variantes do vírus chinês chamadas pelo alfabeto grego, depois vão usar o croata, nórdico, tupi, guarani, caiapó, pataxó, ianomâmi, quilombola...; no país (por causa da possibilidade de eleição do ex-presidiário, especialmente "inocentado" pelos seus comparsas do STF, para ser eleito e acabar de roubar o país) e aqui em casa, com o meu pai já idoso reclamando de falta de dinheiro o ano todo e obrigando todo mundo a controlar excessivamente os gastos. 

E um ano difícil também para o blog. A audiência caiu bastante e minhas preocupações e manias impediram que eu postasse mais avaliações e comparativos. Em 2021 só tive tempo para publicar um único comparativo (de sedãs compactos) e duas avaliações de lançamentos nacionais (Toyota Corolla Cross e Ford Bronco). Queria falar da van Ford Transit e do novo Suzuki S-Cross ainda este ano, mas, um defeito no meu computador antigo atrasou a finalização da história do Opel Astra e decidi encerrar o ano com esse histórico mesmo. Espero começar o novo ano com as tais matérias. 

Mas 2022 será um ano de mudanças pessoais. É provável que eu me afaste do blog para procurar um emprego. O certo é que eu vou me mudar, pela primeira vez na minha vida, depois de 44 anos morando em Bonsucesso, onde praticamente nasci (na verdade, nasci na Tijuca), no mesmo apartamento e prédio que eu vou deixar em janeiro e que deverá ser posto abaixo. 

Também é certo que o Guscar vai mudar de foco e se concentrar em lançamentos internacionais, fazendo maior análise de modelos vendidos na Europa e Estados Unidos. Não aguento mais avaliar as carroças vendidas por aqui. Se eu tiver tempo, farei algumas avaliações de um modelo do mercado nacional, desde que esteja em sintonia com o mercado europeu, não seja fabricado e nem projetado na China e que não seja de uma marca que faz lobby para demitir um trabalhador honesto apenas porque ele não apoia uma militância da moda. 

Agora, o Guscar e o seu editor vão entrar de férias. Eu, para cuidar da minha mudança residencial. Espero voltar no início de fevereiro. 

Então, para todos os leitores e o Lucas Beça, colaborador do meu outro blog, o Tudo Cultural, um Feliz Natal e um 2022 bem mais pacífico do que 2021, o que vai ser difícil. Natal que eu vou passar com árvore nua e sem outras decorações para a data, pois os enfeites já se mudaram antes de mim. 

Até 2022! 

Gustavo Carvalho do Carmo 
Editor