Primeiro Carro Importado do Ano da história da revista Autoesporte, o BMW Série 3 ganha, para 2020, o seu terceiro título na categoria, que desde 2007 se chama Carro Premium do Ano e atualmente envolve modelos que custam mais de R$ 120 mil a 220 mil. O segundo foi vencido em 1999, ainda como Importado. 


O título de 2020, na verdade, quebra um jejum para a BMW e o Série 3 nesta categoria. Marca e modelo ficaram vinte anos sem ganhar e as duas gerações posteriores a 1999 do sedã nunca ganharam o título. Coube à terceira, ou melhor, a sétima geração geral e quinta a chegar ao Brasil, ser escolhida como o Carro Premium do Ano. 


Lançado mundialmente em 2018, o novo BMW Série 3 manteve a silhueta, mas ganhou nova plataforma modular (CLAR) e evoluiu em detalhes como faróis a laser na versão 330i MSport, grade heptagonal e maior, lateral mais musculosa, caída triangular da janela lateral traseira e as lanternas horizontais alinhadas. Por dentro, o painel ganhou quadro de instrumentos eletrônico. 


Ele ganhou o título de Carro Premium do Ano graças a recursos tecnológicos como o Assistente Pessoal Inteligente (sigla IPA, em inglês), em que o motorista interage por gestos ou comando de voz (sistema semelhante MBUX da Mercedes), dizendo "Olá, BMW" para executar diversos recursos, ouvir explicações sobre o funcionamento de equipamentos, além de programá-los de acordo com as preferências de quem o opera, como por exemplo, ligar o ar-condicionado a uma determinada temperatura.


O novo modelo também é equipado com o Driving Assistant Professional, que tem como principal objetivo assegurar uma condução inteligente em condições de trânsito lento, congestionamentos ou deslocamentos longos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, sobre situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento (com correção) e controle de aproximação frontal, entre outras aplicações; o assistente de estacionamento automático (Parking Assistant Plus) com função Surround View (câmera 360º), que exibe imagens do entorno do veículo, em tempo real, na tela do sistema de navegação; o Remote 3D View, por meio do BMW Connected App, que localiza o veículo, caso o motorista o perca de vista, bem como verificar, a uma distância segura, o que ou quem está próximo dele; o Reversing Assistant, cuja função é registrar os últimos 50 m percorridos pelo veículo, podendo, se desejado, “desfazê-los” em marcha a ré (andando para trás sozinho); o BMW ConnectedDrive, um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card – o mesmo utilizado em smartphones – conectado à internet, que permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes (Teleservices), serviços de Concierge, como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes; além de Chamada de Emergência Inteligente; dispositivo de detecção de acidentes Active Protection, que é capaz de identificar situações de risco potencial e acionar automaticamente equipamentos de proteção aos ocupantes, além de ar condicionado digital de três zonas, seis airbags, teto solar, head up display e espelhamento do multimídia com Android e Apple. 


O Série 3 de sétima geração começou a ser vendido no Brasil em março, primeiro na versão 330i MSport, que traz o Assistente Pessoal Inteligente, por R$ 269.950. Depois, na versão 330i Sport, que custa R$ 229.950 e traz rodas de liga-leve de 18 polegadas, pacote Sport Line, bancos esportivos, faróis full-LED, faróis de neblina em LED, o Driving Assistant, o Parking Assistant, com câmera de ré e sensores de obstáculos dianteiros e traseiros; sistema de som HiFi; freio de estacionamento com Auto Hold e monitoramento da pressão dos pneus. 


Recentemente chegou o 320i, nas versões Sport, por R$ 195.950, Sport GP (R$ 204.950) e M Sport (R$ 219.950). Mesmo sugerindo ser uma versão mais simples, o 320i tem os mesmos recursos tecnológicos do 330i, dependendo da sub-versão. O básico Sport já traz ar condicionado digital de três zonas, piloto automático, bancos com ajuste elétrico, serviços de concierge, serviços remotos e assistente de estacionamento, mas com quadro de instrumentos físico. O Sport GP, por sua vez, tem o Driving Assistant, teto solar elétrico, o quadro de instrumentos eletrônico, Android e Apple, o Connected Professional e o Assistente Pessoal Inteligente. O M Sport tem rodas de 19 polegadas, piloto automático adaptativo, som surround Harman Kardon e outros detalhes esportivos. 

Todos os BMW Série 3 têm motor de quatro cilindros, 2.0 turbo e injeção direta, com câmbio automático de oito marchas e tração traseira. A diferença é que o 330i rende 258 cavalos e o 320i "apenas" 184 cv. 


O BMW Série 3 superou finalistas como Honda Accord, Mercedes Classe A, Subaru Forester e Volvo V60. O Accord seria bicampeão (ganhou em 1994) e daria o terceiro título para a Honda, que não vence entre os Premium desde 1997 (ganhou dois títulos na categoria principal com o Civic). O Classe A ganharia pela primeira vez, mas a Mercedes levaria o seu sexto título, que não vem desde 2012. A perua V60 conquistaria o seu primeiro título, sendo o segundo consecutivo para a Volvo (venceu no ano passado com o suv compacto XC40). Já a Subaru e o Forester venceriam pela primeira vez. 


Embora tenha ganhado dois títulos  de Utilitário Premium do Ano (com o X3 e o X6) e um de Utilitário Esportivo do Ano (com o X5 em 2001), todos já extintos, aqui no Carro Premium do Ano, a BMW só ganhou seus três títulos com o Série 3. A maior vencedora ainda é a Audi, que não esteve entre os finalistas deste ano, com os seus nove títulos. 

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TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO