sábado, 7 de dezembro de 2019

CARRO PREMIUM DO ANO AUTOESPORTE 2020 - BMW SÉRIE 3


Primeiro Carro Importado do Ano da história da revista Autoesporte, o BMW Série 3 ganha, para 2020, o seu terceiro título na categoria, que desde 2007 se chama Carro Premium do Ano e atualmente envolve modelos que custam mais de R$ 120 mil a 220 mil. O segundo foi vencido em 1999, ainda como Importado. 


O título de 2020, na verdade, quebra um jejum para a BMW e o Série 3 nesta categoria. Marca e modelo ficaram vinte anos sem ganhar e as duas gerações posteriores a 1999 do sedã nunca ganharam o título. Coube à terceira, ou melhor, a sétima geração geral e quinta a chegar ao Brasil, ser escolhida como o Carro Premium do Ano. 


Lançado mundialmente em 2018, o novo BMW Série 3 manteve a silhueta, mas ganhou nova plataforma modular (CLAR) e evoluiu em detalhes como faróis a laser na versão 330i MSport, grade heptagonal e maior, lateral mais musculosa, caída triangular da janela lateral traseira e as lanternas horizontais alinhadas. Por dentro, o painel ganhou quadro de instrumentos eletrônico. 


Ele ganhou o título de Carro Premium do Ano graças a recursos tecnológicos como o Assistente Pessoal Inteligente (sigla IPA, em inglês), em que o motorista interage por gestos ou comando de voz (sistema semelhante MBUX da Mercedes), dizendo "Olá, BMW" para executar diversos recursos, ouvir explicações sobre o funcionamento de equipamentos, além de programá-los de acordo com as preferências de quem o opera, como por exemplo, ligar o ar-condicionado a uma determinada temperatura.


O novo modelo também é equipado com o Driving Assistant Professional, que tem como principal objetivo assegurar uma condução inteligente em condições de trânsito lento, congestionamentos ou deslocamentos longos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, sobre situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento (com correção) e controle de aproximação frontal, entre outras aplicações; o assistente de estacionamento automático (Parking Assistant Plus) com função Surround View (câmera 360º), que exibe imagens do entorno do veículo, em tempo real, na tela do sistema de navegação; o Remote 3D View, por meio do BMW Connected App, que localiza o veículo, caso o motorista o perca de vista, bem como verificar, a uma distância segura, o que ou quem está próximo dele; o Reversing Assistant, cuja função é registrar os últimos 50 m percorridos pelo veículo, podendo, se desejado, “desfazê-los” em marcha a ré (andando para trás sozinho); o BMW ConnectedDrive, um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card – o mesmo utilizado em smartphones – conectado à internet, que permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes (Teleservices), serviços de Concierge, como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes; além de Chamada de Emergência Inteligente; dispositivo de detecção de acidentes Active Protection, que é capaz de identificar situações de risco potencial e acionar automaticamente equipamentos de proteção aos ocupantes, além de ar condicionado digital de três zonas, seis airbags, teto solar, head up display e espelhamento do multimídia com Android e Apple. 


O Série 3 de sétima geração começou a ser vendido no Brasil em março, primeiro na versão 330i MSport, que traz o Assistente Pessoal Inteligente, por R$ 269.950. Depois, na versão 330i Sport, que custa R$ 229.950 e traz rodas de liga-leve de 18 polegadas, pacote Sport Line, bancos esportivos, faróis full-LED, faróis de neblina em LED, o Driving Assistant, o Parking Assistant, com câmera de ré e sensores de obstáculos dianteiros e traseiros; sistema de som HiFi; freio de estacionamento com Auto Hold e monitoramento da pressão dos pneus. 


Recentemente chegou o 320i, nas versões Sport, por R$ 195.950, Sport GP (R$ 204.950) e M Sport (R$ 219.950). Mesmo sugerindo ser uma versão mais simples, o 320i tem os mesmos recursos tecnológicos do 330i, dependendo da sub-versão. O básico Sport já traz ar condicionado digital de três zonas, piloto automático, bancos com ajuste elétrico, serviços de concierge, serviços remotos e assistente de estacionamento, mas com quadro de instrumentos físico. O Sport GP, por sua vez, tem o Driving Assistant, teto solar elétrico, o quadro de instrumentos eletrônico, Android e Apple, o Connected Professional e o Assistente Pessoal Inteligente. O M Sport tem rodas de 19 polegadas, piloto automático adaptativo, som surround Harman Kardon e outros detalhes esportivos. 

Todos os BMW Série 3 têm motor de quatro cilindros, 2.0 turbo e injeção direta, com câmbio automático de oito marchas e tração traseira. A diferença é que o 330i rende 258 cavalos e o 320i "apenas" 184 cv. 


O BMW Série 3 superou finalistas como Honda Accord, Mercedes Classe A, Subaru Forester e Volvo V60. O Accord seria bicampeão (ganhou em 1994) e daria o terceiro título para a Honda, que não vence entre os Premium desde 1997 (ganhou dois títulos na categoria principal com o Civic). O Classe A ganharia pela primeira vez, mas a Mercedes levaria o seu sexto título, que não vem desde 2012. A perua V60 conquistaria o seu primeiro título, sendo o segundo consecutivo para a Volvo (venceu no ano passado com o suv compacto XC40). Já a Subaru e o Forester venceriam pela primeira vez. 


Embora tenha ganhado dois títulos  de Utilitário Premium do Ano (com o X3 e o X6) e um de Utilitário Esportivo do Ano (com o X5 em 2001), todos já extintos, aqui no Carro Premium do Ano, a BMW só ganhou seus três títulos com o Série 3. A maior vencedora ainda é a Audi, que não esteve entre os finalistas deste ano, com os seus nove títulos. 

Galeria

1993 - BMW 325i / 1994 - Honda Accord / 1995 - Citroën Xantia / 1996 - Audi A4 / 1997 - Honda Civic / 1998 - Audi A6 / 1999 - BMW Série 3 / 2000-01 - Mercedes Classe C / 2002 - Não houve / 2003 - Alfa Romeo 147 / 2004 - Audi A8 / 2005 - Mercedes SLK / 2006 - Mercedes CLS / 2007 - Mercedes Classe E /2008 - Audi TT / 2009 - Audi A4 / 2010 - Audi A5 Coupé / 2011 - Audi A8 / 2012 - Mercedes Classe C / 2013 - Ford Fusion / 2014 - Audi RS6 / 2015 - Audi S3 Sedan / 2016 - Volvo XC90 / 2017 - Audi A4 / 2018 - Audi A5 Sportback / 2019 - Volvo XC40 / 2020 - BMW Série 3


 
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

 


Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (213) História (139) Volkswagen (135) Chevrolet (131) Ford (113) Lançamento Internacional (92) Carro do Ano (91) Comparativos (88) Fiat (87) Retrospectiva (81) Em Breve no Brasil (69) Honda (60) Toyota (54) Renault (51) Hyundai (49) Peugeot (48) Sonhos de Consumo (47) Citroën (46) Nissan (45) Mercedes (39) Baba Brasil (38) Especial (38) Audi (37) Kia (32) BMW (30) História em Fotos (29) Lembra de mim? (24) História em Miniatura (23) No Mercado (22) Corolla (21) Cruze (21) Motor do Ano (21) Analisando (20) Opel (19) Gol (18) Golf (18) Volvo (18) Focus (17) JAC (17) Mário Coutinho Leão (17) Civic (16) Editorial (16) Ka (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Fiesta (15) Jeep (15) Ecosport (14) Mitsubishi (13) Corvette (12) Fit (12) Fox (12) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) City (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Onix (11) Polo (11) Retrospectiva 2016 (11) Retrospectiva 2018 (11) Uno (11) up! (11) 3008 (10) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Chery (10) Jaguar (10) Mustang (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro Premium (9) Carro do Ano 2012 (9) Carro do Ano 2018 (9) March (9) Prêmios Suplementares (9) Retrospectiva 2017 (9) Retrospectiva 2019 (9) i30 (9) 500 (8) C3 (8) CR-V (8) Carro do Ano 2016 (8) Carro do Ano 2020 (8) Cerato (8) Dodge (8) Duster (8) Jetta (8) McLaren (8) Porsche (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) Sportage (8) Versa (8) 208 (7) Accord (7) Alfa Romeo (7) Classe A (7) Corsa (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Ranger (7) Renegade (7) S10 (7) Salão de Genebra 2012 (7) Seat (7) Voyage (7) 308 (6) Aircross (6) Bentley (6) C4 (6) Campeões de Audiência (6) Carro do Ano 2017 (6) Equinox (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Lamborghini (6) Passat (6) Picape do Ano (6) Punto (6) RAV4 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Strada (6) Série 3 (6) Toro (6) Tracker (6) 2008 (5) 408 (5) 508 (5) A3 (5) A5 (5) Camaro (5) Captur (5) Classe E (5) Clube dos Quinze (5) Cobalt (5) Edge (5) Eles são 10! (5) Escort (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HB20S (5) HR-V (5) Hilux (5) Kadett (5) Lifan (5) Logan (5) Salão de Pequim 2014 (5) Teste de pista (5) 911 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Captiva (4) Classe C (4) Compass (4) DS4 (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) GLA (4) GLE (4) Hilux SW4 (4) Ibiza (4) Jumpy (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Opala (4) Optima (4) Picanto (4) Polara (4) Prisma (4) Q3 (4) S60 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) T-Roc (4) Tiguan (4) Vitara (4) Willys (4) XE (4) A1 (3) AMG GT (3) Ayrton Senna (3) Bravo (3) Camry (3) Carro Verde do Ano (3) Celta (3) Chevette (3) Classe ML (3) Clio (3) Continental GT (3) Creta (3) Cronos (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) Fim de Temporada (3) GLC (3) Giulia (3) J3 (3) Leaf (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Omega (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Prius (3) QQ (3) Salões (3) Santa Fe (3) Sorento (3) T-Cross (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Tucson (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Veloster (3) Virtus (3) X60 (3) XC40 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 164 (2) 405 (2) 5008 (2) 507 (2) A8 (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Arona (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) Brasília (2) C1 (2) C4 Cactus (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Superpremium do Ano (2) Challenger (2) Chrysler (2) Classe B (2) Classe S (2) Classic (2) Corcel (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Dauphine (2) Elantra (2) Elba (2) Escape (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fiorino (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) Kombi (2) Kuga (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Logus (2) Maverick (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Motor do Ano 2020 (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) Santana (2) Senna (2) Silverado (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) Série 5 (2) Série 8 (2) T6 (2) Tipo (2) Touareg (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vale a Pena? (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 203 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 401 (1) 402 (1) 403 (1) 404 (1) 406 (1) 407 (1) 4C (1) 500X (1) 504 (1) 505 (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Blazer (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Capri (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carro Premium 2018 (1) Carro Premium 2020 (1) Carro Superpremium do Ano 2018 (1) Carro Superpremium do Ano 2020 (1) Carro do Ano 2019 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe G (1) Classe X (1) Clubman (1) Colorado (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) Cullinan (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Eclipse (1) Eclipse Cross (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) I-Pace (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Matérias Especiais (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Rolls-Royce (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tigra (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vario (1) Vedette (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Vito (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) Wrangler (1) X-ChangE (1) X2 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Xantia (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)