Ícones raramente mudam radicalmente de aparência quando ganham nova geração. É para manter a identidade. E o BMW Série 3 é mais um exemplo. O sedã médio da marca alemã chega à sua sétima edição ganhando novos faróis, grade, para-choque, lateral musculosa e lanternas, mas manteve o teto alto de caída arredondada e o quebra-vento na janela lateral traseira, criando a falsa impressão de mudança de meia vida.
Mas a plataforma é inteiramente nova, modular, chamada CLAR, com tecnologia e estrutura para melhorar a dinâmica, manuseio, direção e frenagem. A rigidez total do corpo da série 3 foi aumentada em 25%, chegando a uma melhora de 50% em certas áreas, O peso foi reduzido em até 55 kg. Os suportes dianteiros da mola e o subchassi do motor agora são feitos de alumínio, ajudando a reduzir o peso do corpo em branco em 30 kg .
A chamada geração G20 do Série 3 também está maior no comprimento (4,71m), na altura (1,44m) e na distância entre-eixos (2,85m). O espaço interno foi ampliado mas a capacidade do porta-malas foi mantida em 480 litros.
Série 3 2016 |
Quem também cresceu bastante foi a grade, que está mais octagonal, como os novos modelos da BMW. Os faróis continuam duplos, só que agora inteiramente em LED ou a laser opcional, demarcados pelas luzes diurnas e com um recorte na parte inferior, o que não acontecia desde a quarta geração. Já as lanternas do canto da traseira ficaram alinhadas com o prolongamento no porta-malas, cuja tampa está mais saliente, fazendo brotar um aerofólio. As luzes em LED são em formato de taco de hockey sobre o gelo e geram um efeito tridimensional quando acesas. A caída da janela está mais arredondada e o culote na parte traseira é o charme da nova geração.
Série 3 2016 |
O interior adotou formas hexagonais no centro, envolvendo a tela multimídia (levemente destacada, que pode ter três tamanhos: 6,5, 8,8 ou 10,3 polegadas), os difusores centrais de ar horizontais e os comandos da climatização de três zonas. A cobertura do quadro de instrumentos (o totalmente eletrônico configurável é opcional) ficou trapezoidal. O acabamento tem materiais em couro, borracha, madeira e alumínio e a iluminação ambiente é configurável. Há também o sistema de projeção de informações no para-brisa.
Série 3 2016 |
O Série 3 também tem teto solar, carregador magnético para smartphone, tampa do porta-malas com abertura elétrica com os pés e vários assistentes de condução. O principal deles é o programador de velocidade ativo, que funciona entre 0 e 210 km/h, que é capaz de frear o veículo até um ponto morto, se necessário. Os sensores do sistema agora registram não apenas o veículo imediatamente à frente, mas o próximo da frente também. O assistente de engarrafamento projetado para uso em tráfego de parada a velocidades de até 60 km/h agora elimina a necessidade de o motorista tocar o volante a cada 30 a 50 segundos se a atenção do motorista estiver claramente na estrada adiante. A função City Braking agora também alerta o motorista quando um ciclista é detectado, assim como um pedestre. Outros recursos são aviso de tráfego cruzado ao dar marcha ré, câmeras de visão periférica, assistente de manutenção em faixa de rolamento e alerta de detecção de que você está na contramão.
Também não faltam o assistente pessoal inteligente, opcional, com reconhecimento de voz, para sintonizar emissoras de rádio e mudar a temperatura do ar condicionado e outras coisas, semelhante ao Siri da Apple e ao do Mercedes Classe A, podendo o usuário escolher um nome para o sistema e fazer-lhe perguntas e frases que o sintetizador de voz responde. Na BMW é chamado de Intelligent Personal Assistant. O sistema de estacionamento automático agora memoriza qualquer manobra a menos de 36 km/h, instantes antes do motorista parar, de forma que seja possível repetir a manobra inversa na hora de sair. Outra nova funcionalidade é usar um dispositivo móvel com tecnologia NFC como chave.
O sistema de som de série tem seis alto-falantes e 100 watts de potência. A segunda opção tem 10 alto-falantes e um amplificador de 205 watts. O mais potente é da Harman Kardon, com 16 alto-falantes com amplificador de seis canais e potência de 464W.
Os motores continuam sendo o 2.0 TwinPower Turbo, de quatro cilindros e o 3.0 TwinPower Turbo, de seis cilindros em linha. Os menores podem ser abastecidos com diesel (versões 320d e 320d xDrive com 190 cavalos) e gasolina (330i com 258 cv). O de seis cilindros, por enquanto, usa somente gasolina e está nas versões M340i e M340i Performance. Rende 374 e 387 cavalos, respectivamente. Mas estes só chegarão ao mercado no ano que vem. Também estão previstas as versões 320i (184 cv), 318d (150 cv) e 330d (265 cv), com motor turbodiesel de seis cilindros, e as híbridas plug in M Performance e a elétrica iPerformance.
O 320d acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, o 330i em 5,8 segundos e o M340i em 4,3 segundos. O câmbio é automático de oito marchas e, com exceção da xDrive, a tração é sempre traseira. A suspensão pode ter três tipos: a simples, a M Sport e a M Sport Suspension, que é pneumática adaptativa.
O novo BMW Série 3 será fabricado em Munique (Alemanha), Tiexi (China) e San Luís Potosí (México). A produção nacional em Araquari, Santa Catarina, ainda está sendo estudada, mas, com certeza, chegará importado no meio do ano que vem.
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
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