Texto: Gustavo do Carmo / Fotos: Divulgação

O novo Audi A4 é o Carro Premium do Ano. Não parece, mas ele foi totalmente reestilizado no final do ano passado, ganhando uma nova plataforma. Por isso ele cresceu, passando a medir 4,70 metros de comprimento (11,7 cm a mais), 2,80m de entre-eixos (+ 15,4cm), 1,82m de largura (5,4 cm) e 1,42m de altura.

Mesmo assim, a forma da carroceria lembra muito a segunda geração, que, aliás, foi aproveitada pela Seat para produzir o seu sedã Exeo na Europa. A curva da lateral do novo A4 mudou muito discretamente. Parece ter havido apenas um face-lift nos faróis, que agora são iluminados por leds (diodos emissores de luz). Somente na traseira é possível perceber que a mudança foi mais profunda, pois a tampa do porta-malas é maior agora e tem um forte ressalto na altura das lanternas mais horizontais enquanto que no antigo ela é mais lisa, com o aplique das lanternas com formato de bumerangue mais acentuado.

Por dentro, os ocupantes se sentem definitivamente em um projeto novo, com mais espaço, mais tecnologia, mais conforto e um novo painel, inspirado nos outros modelos da linha, com melhor ergonomia proporcionada pelo freio de mão eletrônico e o botão de partida e parada do motor. O A4 ganhou uma tela multimídia de 6,5 polegadas que controla os sistemas de áudio, telefonia, ar condicionado, revisões e nível de óleo do motor. A climatização tem a informação reproduzida em outro display.


Um dos destaques da tecnologia do novo A4 é o sistema Drive Select, que configura o funcionamento da direção, do câmbio, do acelerador eletrônico e amortecedores (de forma magnética) em três níveis: Conforto, Automático e Dinâmico. Outro destaque é o Side Assist, um assistente de mudança de faixa que alerta, através de luzes no retrovisor, quando um outro carro se aproxima ou quando o próprio muda de faixa. E finalmente temos o Parking Assist, o sensor de estacionamento com indicação gráfica na tela do painel e o piloto automático adaptativo, que controla automaticamente a distância entre o A4 e aquele que segue a sua frente. Se este carro diminuir a velocidade, o sistema reduz a velocidade do seu veículo também, automaticamente. Se o veículo a frente acionar repentinamente os freios, o sistema emite um aviso sonoro, acionando seus freios brevemente se necessário.

O A4 é vendido no Brasil com duas opções de motor. Os também campeões 2.0 TFSI e 3.2 FSI. O primeiro, de quatro cilindros, pode ter 183 ou 214 cavalos de potência. O V6 rende 269 cv. O câmbio é automático de seis marchas Tiptronic, com borboletas no volante e o 2.0 tem o Multitronic de oito marchas. O defeito é que boa parte dos equipamentos tecnológicos citados acima são opcionais e o pacote chega a custar 16 mil reais. O sedã médio é vendido no país por R$ 159 mil o 2.0 mais fraco, R$ 198.500 o 2.0 de 200 cavalos e R$ 229 mil o V6. Preços da época do lançamento.

Apesar dos defeitos, o Audi A4 somou 157 pontos em 190 possíveis. Derrotou o Honda Accord V6 por vinte pontos. Em terceiro lugar ficou o Porsche 911, com 80 pontos. Três pontos atrás vem o BMW M3 em quarto e o Jaguar XF ficou apenas com 46 pontos.

Este ano a Audi conquistou um triplo bicampeonato. Foi bi no motor (2.0 TFSI), no motor premium (V8 no ano passado e V6 neste) e agora é bi no Carro Premium (ganhou no ano passado com o esportivo TT).

Até o ano retrasado a categoria era chamada de Importado do Ano, que premiava desde 1993. O Mercedes Classe E foi o último eleito. No ano passado passou a se chamar Premium para modelos acima de R$ 110 mil (patamar deste ano).

Contando o antigo nome, é a segunda vez que o A4 é eleito o melhor importado ou premium do ano. Ainda na primeira geração, foi escolhido numa época em que o evento ocorria no primeiro trimestre do ano. A sua montadora, a Audi ultrapassa a rival Mercedes e passa a ser a maior vencedora do certame (A4 em 1996, A6 em 1998, A8 em 2004, TT no ano passado e A4 agora).


Outros vencedores:

1993 - BMW 325i / 1994 - Honda Accord / 1995 - Citroën Xantia / 1996 - Audi A4 / 1997 - Honda Civic / 1998 - Audi A6 / 1999 - BMW Série 3 / 2000-01 - Mercedes Classe C / 2002 - Não houve / 2003 - Alfa Romeo 147 / 2004 - Audi A8 / 2005 - Mercedes SLK / 2006 - Mercedes CLS / 2007 - Mercedes Classe E / 2008 - Audi TT