Na quinta geração do sedã médio Corolla fabricada no Brasil, décima-segunda no mundo, a Toyota pensou no futuro do meio ambiente ao motorizar a sua versão top de linha, a Altis. Em vez de motores turbo a combustão, escolheu uma propulsão híbrida.
Apesar do motor Flex 1.8 de ciclo Atkinson, o primeiro bicombustível a ser usado junto com um motor elétrico no mundo, ser fraco (tem apenas 101 cavalos com gasolina), a versão Hybrid foi determinante para o Corolla e a Toyota conquistarem o seu primeiro título principal de Carro do Ano, premiação criada em 1966 pela extinta revista Mecânica Popular, assumido em 1968 pela então publicação da editora carioca FC (Fernando Chinaglia) e atualmente integrante da Editora Globo desde 1998.
A plataforma modular TNGA, o motor Dynamic Force Dual VVTi 2.0 de ciclo Atkinson e injeção mista, de 169 e 177 cavalos e o pacote Safety Sense (piloto automático adaptativo, farol alto automático, alerta de desvio de faixa e frenagem autônoma de emergência) também ajudaram na conquista do título inédito.
O Corolla chegou ao mercado brasileiro em outubro, nas versões GLi (R$ 99.990), XEi (R$ 110.990) e Altis Premium (R$ 124.990), todas com o motor Dynamic Force 2.0 e o câmbio CVT de 10 marchas, além da Altis Hybrid (R$ 124.990), com pacote Premium opcional (R$ 130.990).
A versão GLi já vem equipada de série com luz diurna com acendimento automático, direção elétrica progressiva, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, sete airbags, câmera de ré, controle de tração e estabilidade, bancos de couro e tecido, rodas de 16 polegadas, ar-condicionado manual e volante com comandos de som.
A XEi adiciona rodas de 17 polegadas, piloto automático, bancos revestidos de couro preto, modo Sport, chave presencial, faróis de neblina, retrovisor eletrocrômico e ar-condicionado digital.
A Altis 2.0 traz teto solar, faróis Bi-LED, bancos com regulagem elétrica, rebatimento automático dos retrovisores, sensor de chuva, lanternas traseiras de LED e pacote Toyota Safety Sense.
O Altis Hybrid tem o pacote Premium (Toyota Safety Sense, teto solar, interior em bege e marrom, rodas de 17 polegadas e grade em black piano) opcional. Mesmo assim, traz comandos de voz, painel de instrumentos com tela de 7 polegadas e ar-condicionado digital de duas zonas, que o 2.0 não tem, além de central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay e piloto automático.
O Toyota Corolla derrotou o Caoa Chery Tiggo 5X, Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20 e Volkswagen T-Cross.
O Tiggo 5X deixou de conquistar o seu primeiro título e, a exemplo do T-Cross, ser o segundo SUV compacto a se sagrar o Carro do Ano (o primeiro foi o Jeep Renegade, em 2016). A Volkswagen perdeu a chance de um inédito tricampeonato para a marca alemã (é a atual bicampeã com o Polo e o Virtus). O Onix também perdeu o seu título inédito e a Chevrolet, que ainda lidera no número de títulos da Autoesporte. com 14, não vence desde 2010, com o finado Agile. O Hyundai HB20 seria Carro do Ano pela segunda vez, assim como a sua fabricante sul-coreana.
A Toyota quebrou, pela sexta vez, a hegemonia das quatro grandes (Chevrolet, Fiat, Ford e Volkswagen) desde 2000, com o crescimento da indústria nacional. A Honda já ganhou duas vezes com o Civic. Audi A3, Hyundai HB20 e Jeep Renegade ganharam uma vez.
Galeria
1966 - Picape Willys / 1967 - Ford Galaxie / 1968 - Não houve / 1969 - Ford Corcel / 1970 - Dodge Dart / 1971 - VW TL / 1972 - Chevrolet Opala / 1973 - Ford Corcel / 1974 - Chevrolet Chevette / 1975 - VW Passat / 1976 - Chevrolet Caravan / 1977 - Dodge Polara / 1978 - Fiat 147 / 1979 - Ford Corcel / 1980 - VW Passat / 1981 - Chevrolet Chevette / 1982 - VW Voyage / 1983 - Chevrolet Monza / 1984 - Ford Escort / 1985 - Fiat Uno / 1986 - Fiat Prêmio / 1987 e 1988 - Chevrolet Monza / 1989 - VW Santana / 1990 - VW Gol / 1991 - Chevrolet Kadett / 1992 - Fiat Uno / 1993 - Chevrolet Omega / 1994 - Chevrolet Vectra / 1995 - Chevrolet Corsa / 1996 - Chevrolet Corsa Sedan / 1997 - Chevrolet Vectra / 1998 - Ford Ka / 1999 - Fiat Marea / 2000 - Audi A3 / 2001 - Fiat Palio / 2002 - Não houve / 2003 - Fiat Stilo / 2004 - Fiat Palio / 2005 - Ford Fiesta Sedan / 2006 - Fiat Idea / 2007 - Honda Civic / 2008 - Fiat Punto / 2009 - VW Gol / 2010 - Chevrolet Agile / 2011 - Fiat Uno / 2012 - Fiat Palio / 2013 - Hyundai HB20 / 2014 - Volkswagen Golf / 2015 - Ford Ka / 2016 - Jeep Renegade / 2017 - Honda Civic / 2018 - VW Polo / 2019 - VW Virtus / 2020 - Toyota Corolla
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO
FOTOS: DIVULGAÇÃO
FOTOS: DIVULGAÇÃO
0 Comentários