A oitava geração (992) do mítico esportivo Porsche 911, que chegou ao Brasil em maio deste ano, é apenas o terceiro Carro Superpremium do Ano, categoria mais nova da revista Autoesporte. Este ano, a base de preço foi superior a R$ 220 mil.
Ele superou finalistas como Audi Q8, BMW Série 8 (a marca alemã perdeu a chance de ganhar o seu segundo título na categoria), Land Rover Range Rover Evoque e Mercedes AMG GT 4 portas.
A silhueta do 911 continua a mesma de sempre, com modernização apenas nos detalhes, como as laterais mais musculosas, a maçaneta praticamente embutida na porta, a caixa de rodas maior (20 polegadas na frente e 21 polegadas atrás), os faróis em leds individuais e as lanternas mais finas, horizontais e com a iluminação se estendendo por toda a traseira.
Porsche Carrera 4S |
Por dentro, o painel está com desenho mais horizontal, lembrando as primeiras gerações, com tela multimídia de 10,9 polegadas e quadro de instrumentos parcialmente eletrônico, com o conta-giros analógico no centro.
Inicialmente, o 911 2020 chegou ao Brasil em duas versões: Carrera S, com tração traseira, que custa R$ 679 mil, e o Carrera 4S, de tração integral, por R$ 719 mil. Depois chegaram as mesmas versões conversíveis, por R$ 729 mil e R$ 769 mil, respectivamente, e a mais barata Carrera, com tração traseira, por R$ 555.829.
Porsche Carrera |
A Carrera já traz de série teto solar elétrico, retrovisores rebatíveis eletricamente, faróis dianteiros em LED, ar condicionado digital de duas zonas, sistema de frenagem de emergência, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, bancos com 14 ajustes elétricos, ISOFIX e sistema multimídia com Android e Apple. Assistente de manutenção em faixa, piloto automático adaptativo e assistente de mudança de faixa, entretanto, são opcionais e o preço da versão básica pode chegar a R$ 590 mil. Um Porsche 911 Carrera 4S Conversível, com todos os opcionais, itens de personalização e pintura perolizada, pode passar dos R$ 865 mil.
Todas as versões usam motor boxer biturbo 3.0 de seis cilindros, montado na traseira. O câmbio é automatizado de dupla embreagem de oito marchas (PDK). Mas o Carrera tem 385 cavalos e os Carrera S e 4S têm 450 cavalos. Todos também possuem o sistema de condução em chuva Wet Mode.
O Porsche 911 é o segundo cupê a ganhar o título em três anos de premiação. O primeiro foi o Ford Mustang GT, no ano passado. O sedã BMW Série 5 inaugurou a galeria em 2018.
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO
FOTOS: DIVULGAÇÃO
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