Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Esse Luciano Huck... O apresentador da Globo é famoso, cheio da grana, casado com uma mulher bonita e simpática e ainda por cima é pé-quente! Foi o primeiro brasileiro a comprar a nova geração do Audi A8 e o sedã top de linha já é o Carro Premium do Ano 2011, da Autoesporte.

É a terceira carroceria em alumínio do A8 e ela se destaca pelos faróis e lanternas em LED, com iluminação diurna. Por dentro, acabamento mais fino e luxuoso, novo sistema de multimídia, com navegador GPS para o Brasil, controle mais dinâmico da temperatura do ar condicionado e até do som do carro, bancos dianteiros com cinco tipos e três níveis de massageador, 22 posições de memória para o ajuste. Para os passageiros de trás são dois tipos de massageador, bancos aquecidos, iluminação interna por LED, entre outros.


Em relação à segurança o novo A8 tem assistente de visão noturna, com câmera projetada no quadro de instrumentos e sistema que detecta pedestres através do calor do corpo. Há também detector de risco de colisão, com a ativação das luzes de aviso de perigo, fechamento dos vidros e do teto solar automaticamente e dobra dos assentos levemente, como uma concha, para aumentar a eficácia dos airbags. Ah! Tem ainda alerta de mudança de faixa.

O A8 tem 5,13 metros de comprimento, 1,46 m de altura e 1,94m de largura. Evoluiu, não pelo estilo, mas pelos recursos tecnológicos já citados. Usa motor V8 4.2 a gasolina com 372 cavalos de potência. No Brasil custa R$ 535 mil, quase cinco vezes mais que o limite mínimo de R$ 110 mil para ser elegível na categoria.

Apesar de concorrer no mercado com o BMW Série 7 e a Mercedes Classe S, na eleição da Autoesporte, o A8 derrotou o BMW Série 5 (rival do A6) e o cupê superesportivo SLS da Mercedes, por 94 a 72 e 68 pontos. Com apenas 9 pontos o quarto lugar foi para um concorrente real do A8, a novíssima geração do Jaguar XJ. Em quinto, fechando os finalistas, ficou o Volvo S60, também recheado de itens de segurança, com apenas 7 pontos. O A8 também foi escolhido o melhor pelos internautas.

Foi o segundo título do A8 desde 1993, quando a categoria se chamava Importado do Ano. O primeiro foi com a geração anterior, em 2004. Ele se junta ao irmão sedã compacto A4 e ao rival BMW (que já não ganha há 12 anos) Série 3 em número de conquistas. Para a Audi foi a sétima vitória e quarta consecutiva (2008, 2009, 2010 e 2011), justamente após um tricampeonato da Mercedes (2005, 2006 e 2007). Será que carro premium é com a Audi?




Galeria de campeões:

1993 - BMW 325i / 1994 - Honda Accord / 1995 - Citroën Xantia / 1996 - Audi A4 / 1997 - Honda Civic / 1998 - Audi A6 / 1999 - BMW Série 3 / 2000-01 - Mercedes Classe C / 2002 - Não houve / 2003 - Alfa Romeo 147 / 2004 - Audi A8 / 2005 - Mercedes SLK / 2006 - Mercedes CLS / 2007 - Mercedes Classe E /2008 - Audi TT / 2009 - Audi A4 / 2010 - Audi A5