RETROSPECTIVA 2025 - CAMPEÕES DE AUDIÊNCIA


Depois de três anos, volto a apresentar a seção Campeões de Audiência, com os textos mais lidos do Guscar em 2025, em cada grupo de categoria. Isso porque, como fiz poucos textos com o tópico Em Breve no Brasil, Baba, Brasil! e Sonhos de Consumo, estes textos foram agrupados na categoria Lançamentos Mundiais. As outras categorias são Lançamentos Nacionais/Analisando, Comparativos e História de Geração em Geração, que englobou a História em Miniatura na conta. 

Lançamento Nacional - Toyota Hiace (1.152)

Publicado em 20 de outubro de 2025


Para enfrentar as vans de grande porte do mercado, como Mercedes Sprinter, Fiat Ducato, Peugeot Boxer, Citroën Jumper, Ford Transit e Renault Master, a Toyota trouxe da Argentina a Hiace. A Hiace tem o DNA da Hilux. Câmbio automático de seis marchas, tração traseira e o motor 2.8 turbodiesel de 174 cavalos vêm da picape média. Até a linha de montagem na fábrica de Zárate é a mesma. 

A Hiace chegou ao mercado na versão de passageiros, chamada DX 15+1, ou seja, com quinze passageiros além do motorista. Este ano devem chegar as versões furgão e ambulância. 



Publicado em 24 de abril de 2025


A Audi substituiu o sedã médio A4 pelo A5. Mas não quis matar o seu tradicional sedã médio-grande e manteve a nomenclatura A6. 

O estilo lateral arredondado foi mantido, mas a frente e a traseira estão cada vez mais imponentes, com faróis e lanternas mais afinados. 


Por dentro, muito luxo e conforto com tela multimídia de 15 polegadas, sistema de som Bang & Olufsen com 20 colunas, sistema de ar condicionado de quatro zonas, teto panorâmico, faróis de OLED (diodos orgânicos emissores de luz) e fechamento automático de portas. 


O sedã foi lançado com motores a gasolina (TFSI) e turbodiesel (TDI), ambos 2.0, com 204 cavalos de potência e uma eletrificação leve de 48 volts. O motor elétrico tem 24 cv. Mas o torque é diferente: 340 Nm para o gasolina e 400 Nm para o diesel. O câmbio é automatizado de 7 marchas. A tração pode ser dianteira ou integral (Quattro).  
 

Publicado em 29 de junho de 2025



Em 2025 fiz apenas dois comparativos. O mais lido foi um frente a frente entre dois hatches compactos populares, o Peugeot 208 Active e o Volkswagen Polo Track, em suas versões mais baratas. O vencedor foi o Polo por 8 a 4. 

O Volkswagen foi o melhor no espaço interno, porta-malas, motor 1.0 de três cilindros e doze válvulas, desempenho, consumo, segurança, equipamentos de série e segurança. O Peugeot só se sobressaiu no estilo, no acabamento, no nível de ruído e no preço. 


Publicado em 1 de setembro de 2025



Em 2025, apresentei a van elétrica Kia PV5, que pretende concorrer com a Volkswagen ID.Buzz, a releitura da Kombi. 

Só que a PV5 também tem a sua inspiração, que era a Besta, van que fez sucesso no Brasil nos anos 1990 e 2000.


A Kia Besta teve duas gerações. Foi lançada na Coreia do Sul em 1989, com o nome de Kiamaster Bongo 9, depois passou a ser Best-A. Chegou ao Brasil em 1993, com o nome de Besta, apelido que se popularizou e passou a batizar o carro por aqui. 


Apesar de ser mais cara que a Volkswagen Kombi, ajudou a popularizar as vans de passageiros e foi muito usada no transporte irregular, mas também como ambulância. Ganhou um face-lift em 1994, que lhe deu uma grade falsamente aberta. 


A segunda geração surgiu na Coreia em 1995 com o nome de Pregio, mas aqui manteve o nome Besta e chegou em 1997, só na versão de passageiros e com sobrenome GS. Saiu de linha e parou de ser importada em 2006, já com um face-lift adotado dois anos antes. 



Publicado em 26 de março de 2025



O texto mais lido do ano foi a análise de apresentação da nova geração da Mitsubishi Triton, que perdeu a designação L200 no Brasil. 


Chegou ao Brasil em janeiro do ano passado, apenas com quatro portas e nas versões GL manual e automática, GLS, HPE, HPE-S e a top Katana (pronunciada kataná). No decorrer do ano, chegaram as séries especiais Katana SR80, Tarmac (com tração 4x2) e a tradicional aventureira Savana. 


Todas são fabricadas em Catalão, com motor 2.4 biturbo e diesel, de 205 cavalos e, com exceção da GL manual, usam câmbio automático de seis marchas. A tração, com exceção da versão Tarmac, é integral, chamada Super Select II, com quatro modos de seleção: integral permanente, parcial, reduzida e traseira. E ainda tem bloqueio do diferencial traseiro

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

Postar um comentário

0 Comentários