COMPARATIVO - PEUGEOT 208 ACTIVE x VOLKSWAGEN POLO TRACK


Volkswagen Polo e Peugeot 208 são os dois únicos hatches compactos totalmente em sintonia com o mercado europeu, embora no primeiro falte o prolongamento das lanternas traseiras. Por isso, decidi comparar os dois modelos. O Citroën C3 poderia estar no confronto se a sua frente não estivesse usando o estilo antigo da marca francesa aqui no Brasil. 

Para ninguém dizer que eu só apresento carros caros, decidi considerar a versão básica dos dois modelos: a Track do Polo e a Active do 208. Assim, nada de equipamentos como teto solar panorâmico, carregador de celular sem fio, acendimento automático dos faróis e quadro de instrumentos eletrônico, presentes nas versões mais caras. A análise será trabalhada apenas com os equipamentos básicos, que veremos mais adiante. 


Estilo 



Com linhas arredondadas, inspiradas no antigo 205, o 208 é mais moderno e atraente. Lançado aqui em 2020, foi renovado no final do ano passado com um face-lift que triplicou os dentes de leão em LED no para-choque (ausentes de série na versão básica Active considerada, que tem três ranhuras no lugar) e introduziu o novo emblema da Peugeot, que mostra apenas a cabeça do leão. O Polo tem linhas discretas que vêm desde 2017 com um face-lift pela metade em 2023. Mudaram os faróis e o para-choque dianteiro, mas esqueceram de colocar o prolongamento nas lanternas traseiras que há na Europa. Apesar de ter perdido em estilo, a versão básica Track não aparenta tanta simplicidade como o 208. Parece até uma versão esportiva, com as suas rodas escurecidas. 

208 1x0 


Acabamento 

Foto ilustrativa



A maior modernidade do 208 também está presente no interior, de painel mais estiloso, com tela multimídia destacada e voltada para o motorista, quadro de instrumentos convencionais posicionado acima do volante, parte superior avançada e a central recuada. O Polo tem um painel discreto, alinhado, com a tela embutida e os instrumentos habitualmente atrás do volante. 

Mas a avaliação aqui é do acabamento e o plástico duro domina o ambiente nos dois modelos. Contudo, ambos disfarçam a simplicidade com detalhes visuais como texturas no painel e parte das portas do 208 e nas portas do Polo, que também tem um aplique em preto brilhante no painel, mas é opcional, fazendo parte do pacote multimídia. Como eu considerei o acabamento de série, o 208 leva ligeira vantagem na qualidade. 
 
208 2x0


Espaço interno 

Volkswagen Polo

Peugeot 208 - Foto ilustrativa

Além da maior distância entre-eixos (2,57 contra 2,54 m), o Polo também tem medidas internas superiores, segundo a revista Quatro Rodas. No banco de trás, que não tem saída de ar em nenhum dois dois, são 90 cm de comprimento contra 85 cm do 208, 95 cm de altura contra 92 cm e 144,5 cm contra 144 cm de largura. Um verdadeiro passeio. 

Polo 1x2


Porta-malas

O Polo também oferece mais espaço para as bagagens. São 300 litros de capacidade contra 265 litros do Peugeot. 

Polo 2x2


Motor 



Em suas versões básicas, os dois modelos usam motor 1.0 de três cilindros aspirado. Como o Peugeot tem apenas duas válvulas por cilindro no seu Firefly, vindo da Fiat, ele é mais fraco, rendendo apenas 75 cavalos com álcool e 71 cv com gasolina. Com quatro válvulas por cilindro, o do Volkswagen entrega 84 cv com álcool e 77 cv com gasolina, sendo o mais potente. 

Polo 3x2


Desempenho 

A vitória do Polo no desempenho foi decidida na retomada entre 80 e 120 km/h. Segundo a revista Quatro Rodas, ele fez o percurso em 28,9 contra 35,2 segundos do 208. Na aceleração, com leve vantagem para o Volks (16,2 contra 16,6 segundos), os dois praticamente empataram. 

Polo 4x2


Consumo 

O Polo também é o mais econômico de acordo com a Quatro Rodas. Fez média agregada de 31,7 km/litro (14,1 km/l na cidade e 17,6 km/l na estrada) enquanto o 208 fez 30,8 km/l (14,5 km/l no urbano e 16,3 km/l no rodoviário). 

Polo 5x2


Segurança



Por se tratar de dois modelos básicos, não temos aqui itens como piloto automático adaptativo, assistente de manutenção em faixa e nem frenagem automática. Polo e 208 oferecem o essencial: assistente de partida em rampas, controle de tração e estabilidade e apenas quatro airbags: frontais e laterais. Mas o Polo tem a mais ajuste de altura do cinto de segurança (só para o motorista) e aviso sonoro e visual de não uso dos mesmos. 

Além dos itens de segurança, o Volks freia em menos espaço, segundo a Quatro Rodas. Mas a vantagem só vem a 120 km/h, quando ele para em 58 contra 61,6 metros. A 80 km/h foi empate técnico, com pequena vantagem para o Polo: 25,5 contra 25,6 metros. O 208 só vence a 60 km/h e mesmo assim com margem pequena, o suficiente para declarar empate técnico na velocidade baixa: 14,1 contra 14,4 metros. 

Polo 6x2 


Conforto (Ruído)

Peugeot 208 - Foto ilustrativa

Polo Track

O 208 volta a vencer no conforto, que aqui no Guscar é avaliado pelo nível de ruído medido pela Quatro Rodas. E, como o Polo na frenagem, a vitória só veio a 120 km/h: 67,2 contra 70,7 decibéis. A 80 km/h os dois ficaram rigorosamente iguais, com 63,2 decibéis. 

208 3x6 


Preço 

A Active é a versão básica do 208, enquanto a Track é a opção mais barata do Polo. O Peugeot é o mais barato sem opcionais: seu preço de tabela é de R$ 91.990 contra R$ 95.790 do Volks. E comprando o carro pelo estoque da montadora, o 208 custa ainda menos e ele sai por R$ 81.490

A pintura Preto Perla Nera é a única opção sem custo do 208. Mesmo pagando, não há muita diversidade. Por 2 mil reais, o comprador escolhe entre a metálica Cinza Artense e Branco Banquise, que é uma cor sólida. No Polo também não há opção além do preto, prata e cinza. A única cor gratuita é o Preto Ninja. O Branco Cristal é 900 reais. E as metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius custam R$ 1.650. 

208 e Polo têm apenas um pacote opcional. O do Peugeot é mais completo e custa R$ 5 mil. No tópico dos equipamentos eu cito eles. Só mencionei aqui para informar o preço completo, com pintura e opcionais, que no 208 é de R$ 88.490 na promoção. Mesmo sem o desconto (R$ 98.990), ele ainda é mais barato que o Polo, que completo sai por R$ 99.150, pois o Volkswagen tem o pacote multimídia, por R$ 1.710. 

208 4x6 


Equipamentos de Série 


Como optei por considerar os modelos básicos, aqui vale o equipamento de série. Ambos trazem ar condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos, chave com destravamento das portas e porta-malas, auxílio de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, volante com regulagem em altura e alcance, banco do motorista com ajuste manual de altura, alarme, som e quatro airbags (frontais e laterais). 

Embora o Peugeot ofereça ar condicionado com mostrador digital, mas manual e um pequeno sistema multimídia, o Polo tem volante multifuncional, cinto de segurança só do motorista com ajuste de altura e alerta sonoro e visual de não utilização dos mesmos. Assim, o Volks vence por muito pouco a relação dos equipamentos de série. 



Se eu considerasse os opcionais, a vitória do item seria do Peugeot, pois no único pacote Tech, ele inclui sistema multimídia completo de 10 polegadas com espelhamento de Android e Apple, atalho para reconhecimento de voz no volante multifuncional, som premium com 6 alto-falantes, 2 entradas USB no console, as três luzes diurnas de LED no para-choque e ar condicionado digital automático. Como já disse antes, o pacote custa 5 mil reais. 

Já o único pacote de opcionais do Polo é o VW Play, por R$ 1.710, que inclui sistema multimídia de 10 polegadas e conexão com aplicativos, espelhamento com celulares, antena de GPS, 2 luzes de leitura na frente e o aplique em preto brilhante no painel. 

O Polo venceu por pouco nos equipamentos de série, mas se o leitor quiser dar vitória para o 208, sinta-se à vontade. 

Polo 7x4


Assistência 

A Volkswagen já teve 700 concessionárias no Brasil. O número reduziu bastante, mas a rede ainda é grande, com 545 postos, superando a Peugeot que tem apenas 118.

Polo 8x4 


Conclusão 


No acabamento e nos equipamentos de série, confesso que fiquei com dúvidas entre pontuar um modelo e dar empate. Acabei dando vitória para o 208 e Polo, respectivamente, mas por margem mínima. Também poderei ser alvo de críticas na segurança e no conforto, vencidos por Volks e Peugeot, mas nos demais o passeio do Polo foi evidente: espaço interno, porta-malas, motor, desempenho, consumo e assistência. O Peugeot só venceu sem dúvidas no estilo e no preço. No fim das contas, O Polo Track, que nasceu para substituir o Gol, fez jus ao antecessor e goleou por 8 a 4. 

Volkswagen Polo Track 1.0 8x4 Peugeot 208 Active 1.0


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO 
FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS

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