Em 2018, apresentei, aqui no Guscar, o lançamento da atual geração da Chevrolet Silverado, picape full size nos Estados Unidos que já foi vendida no Brasil na virada dos anos 1990 para o ano 2000. Esta semana foi anunciado que a nova Silverado pode desembarcar em nosso país, trazendo o nome de volta.

E quem também pode vir é a sua arquirrival, mais tradicional (e também mais vendida) que a picape da General Motors: a Ford F-150, que teve a décima-quarta geração apresentada há dois meses e será o foco deste texto. Oficialmente, a linhagem se chama Série F ou F-Series e foi lançada em 1948, sendo a picape mais vendida de todos os tempos.

A nova F-150 tem chassi de aço de alta resistência e carroceria de alumínio de classe militar. Todos os painéis externos da carroceria são novos. A frente bem vertical também mudou, com assinatura em LED nas bordas dos faróis retos, verticais e em dois níveis, mas guarda algumas ligeiras semelhanças com a geração anterior.




F-150 2018

São onze estilos de grade, que eu vou descrever uma por uma agora: filetes e moldura em plástico preto (na versão mais simples XL), grade trançada e moldura na cor da carroceria (STX), aletas verticais e moldura interna em plástico preto com moldura externa cromada (XLT), molduras internas e externas cromadas (XLT Chrome), molduras internas e externas em cinza fosco (XLT Sport), grade mais aberta, sem moldura externa, filetes sem tramas, um fino friso horizontal no centro e moldura interna cromada (Lariat), grade mais aberta com fina moldura externa cinza, além de moldura interna e filetes verticais cromados (Lariat Chrome), grade mais aberta com friso central e moldura interna pretos foscos (Lariat Sport), moldura cromada, com barra central mais grossa marrom clara e traços cromados na grade (King Ranch), barra central e tracejados cromados na grade cromados com moldura externa cinza fosca (Platinum) e, finalmente, barra central cromada, entre contornos e moldura externa cinza fosca e filetes horizontais na Limited, identificada na ponta do capô.

Versão XL


XLT

XLT Chrome

XLT Sport

STX

Lariat 

Lariat Chrome


Lariat Sport

 King Ranch


Platinum


Limited

Algumas versões ainda têm filetes ativos (móveis), para melhorar a aerodinâmica. Os para-choques podem ser pretos, na cor da carroceria ou cromados, dependendo da versão. A traseira tem lanternas verticais trapezoidais nos cantos, também com iluminação em LED em algumas versões. Na tampa da caçamba (aberta eletricamente), dependendo da versão, está gravada, em baixo relevo, a denominação F-150 em grandes proporções abaixo do emblema da Ford. Em outras há uma faixa cromada com o nome da versão.



Por dentro, muito requinte, conforto, tecnologia e ergonomia. Antes de entrar, o estribo já se arma automaticamente. Também de forma elétrica, a alavanca do câmbio é retrátil para permitir que o console (de grandes dimensões, claro) seja usado como uma mesa de trabalho através de uma tampa dobrável. Os bancos dianteiros também podem ser eletricamente reclinados em 180º para formar uma cama e ainda ajustam a lombar do passageiro. Mas o sistema Max Recline é opcional para algumas versões (King Ranch, Platinum e Limited). 



O acabamento aparenta ser de primeira qualidade e foi divulgado que tem materiais refinados. Há diversas opções de cores nos revestimentos dos bancos, painel e portas. O quadro de instrumentos é virtual, com uma tela de 12,3 polegadas. Quase o mesmo tamanho da tela multimídia central, que usa a quarta geração do Sistema Sync e é compatível com Android e Apple. As versões a partir da XLT têm o sistema de som Bang & Olufsen, mas algumas (Lariat, King Ranch, Platinum e Limited) podem ter, como opcional o sistema B&O Unleashed, com 18 alto-falantes, com direito a alguns instalados no teto e até nos encostos de cabeça dianteiros.




Além do sistema multimídia, itens de conforto e do quadro de instrumentos eletrônico, a tecnologia também se faz presente no pacote Ford Co-Pilot360 2.0, composto por assistência pré-colisão com frenagem de emergência automática e detecção de pedestres, câmera de ré com assistência de engate dinâmico, farol alto de comutação automática e sistema de auxílio ao estacionamento automático em vagas paralelas ou perpendiculares. A F-150 ainda tem o Active Drive Assist, que é um conjunto de 10 recursos de condução semi-autônoma, que monitora a atenção do motorista à estrada e permite que, em determinadas situações, ele tire as mãos do volante. É a única picape do mercado a ter este sistema, segundo a Ford.



Na mecânica, a grande novidade é a motorização híbrida, inédita na picape, que combina o motor Ecoboost V6 3.5 turbo, de 380 cavalos, com outro propulsor elétrico de 47 cv em todas as versões, mas não há versão plug-in. A bateria, portanto, é recarregada apenas pela frenagem regenerativa. A potência deste e dos outros motores (V6 2.7 Ecoboost de 330 cv, V6 3.3 aspirado de 294 cv, V8 5.0 aspirado de 400 cv e 3.0 V6 turbodiesel de 253 cv), que continuam na nova geração, são referentes à geração anterior e não foram divulgadas potências atualizadas. O câmbio é automático de 10 marchas na motorização híbrida. Nos próximos meses será lançada a versão esportiva Raptor, com grade de plástico trazendo o nome Ford por extenso e movida por um motor V8 5.2, provavelmente de 712 cavalos, vindo do Mustang Shelby GT500. 




Por se tratar de uma picape pesada, todas as versões da F-150 têm tração 4x4. A capacidade de carga não foi divulgada, mas a de reboque é de 5.443 kg. A versão híbrida pode ser transformada em um gerador de energia para aplicações diversas, incluindo quem usa a picape para trabalho ou lazer, por meio do Pro Power Onboard. A lateral da caçamba é repleta de tomadas e entradas de diversos tipos de cabos. 






A nova Ford F-150 estará disponível nos Estados Unidos no final do ano em versões de cabine estendida e dupla. No Brasil, ela pode desembarcar no final do ano que vem, marcando a volta da Série F ao nosso mercado, do qual estava ausente desde 2012, quando a F-250 deixou de ser fabricada em São Bernardo do Campo. 

Se mantiver o nome usado no mercado norte-americano, será a primeira vez que a designação F-150 é adotada por aqui. Nós já tivemos a F-100 de 1953 a 1979 em quatro gerações, depois a F-1000 em duas, com um face-lift em 1997 e, finalmente, de 1998 a 2012 com a F-250. E sem contar as caminhonetes maiores, como a F-600.  



Ford F-250 2012 - a última da Série F vendida oficialmente no Brasil

Com a Ram 1500 (aqui só é vendida a 2500) esperada há anos, o anúncio de que a Chevrolet irá trazer a nova Silverado em breve e as especulações sobre a vinda da F-150, o mercado de picapes full-size ou grandes pode voltar a esquentar em nosso país. Isso se a economia deixar. 

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO