A picape Chevrolet S10, lançada no Brasil em 1995, caiu tanto no gosto do brasileiro que ofuscou a Silverado, fabricada na Argentina, maior e verdadeira sucessora da antiga paixão nacional, a D20. Em 23 anos, a então picape média de cabine simples ganhou lugares atrás e cresceu tanto que se tornou full-size em nosso país. 

Rejeitada, a Silverado desapareceu do Brasil e, hoje, vive muito bem nos Estados Unidos, onde é muito querida e tem outras versões maiores, que chegam a ser pequenos caminhões, como a 2500 e a Heavy Duty.  

Tanto que a picape grande é o modelo mais vendido da Chevrolet em seu país natal. Ela também ganhou mais três gerações depois da vendida por aqui. A terceira delas foi lançada agora em 2018, no último Salão de Detroit.

A nova Silverado norte-americana - cujo porte da que foi vendida aqui tem o sobrenome 1500, sua capacidade de carga em quilos - chega exatamente para comemorar o centenário de produção de picapes pela Chevrolet. 

Produzida na planta de Fort Wayne, Indiana, está cerca de 200 kg mais leve com o uso de aço de alta resistência no chassi e outros sete tipos do metal na carroceria. O alumínio é o material das peças móveis, como portas, capô e tampa da caçamba, que, aliás, é motorizada, uma novidade na linha.



Apesar da redução do peso, a Silverado 1500 cresceu. Ganhou 4 cm no comprimento e 10 cm na distância entre-eixos. O estilo manteve as formas retilíneas presentes desde as gerações vendidas na década de 1990, inclusive com o conjunto ótico em dois níveis, divididos pela barra central na enorme grade. A novidade é que agora um recuo também separa os faróis das luzes de direção (ou faróis auxiliares nas versões mais básicas) no nível inferior. Outro toque moderno está nos vincos pela carroceria e na tampa da caçamba, que tem lanternas verticais e recortadas em C, além da leve inclinação das janelas laterais.

RST

Por dentro, muito conforto para fazer esquecer que os passageiros estão dentro de uma picape monstruosa, de quase 5,90m de comprimento, mais de dois metros de largura e quase 1,90m de altura. O acabamento é composto de detalhes cromados e de madeira, além de couro nos bancos e painel, que lembra o desenho da nossa nova S10, levemente reestilizada em 2016. Isso nas versões luxuosas, claro. 


O espaço na cabine aumentou em cerca de 3 polegadas, No banco traseiro há dois porta-trecos de 10 litros cada um, além de uma bandeja de 24 litros. A capacidade de carga na caçamba aumentou em 20%. 

High Country

Na lista de equipamentos, nada de revolucionário. Apenas itens como ar condicionado dual zone, sistema multimídia MyLink com tela de oito polegadas e espelhamento com Apple Car Play e Android Auto e hotspot para internet wifi e 4G. 


A nova Silverado terá motores V8 5.3 e 6.2, com desativação automática de cilindros e StartStop, e um seis cilindros turbodiesel 3.0 Duramax, também com o sistema que desliga o motor temporariamente no trânsito parado. Este e o V8 6.2 terão câmbio Hydra Matic (marca registrada da GM para seus automáticos) de 10 marchas, também usado na rival Ford F150. As potências ainda não foram divulgadas. 

Work Truck
Custom
LTZ
LT Trail Boss

LT Trail Boss

A Silverado 1500 terá versões chamadas:


  • Work Truck, com grade escura e assinatura CHEVROLET no lugar da gravata dourada e rodas de 17 polegadas
  • Custom, com assinatura CHEVROLET na barra divisória da grade e rodas de 20 polegadas
  • LT, com detalhes cromados na grade, para-choques e carcaça dos espelhos retrovisores, gravata Chevrolet, luzes diurnas de LED, e interior em couro opcional
  • RST, com barra da grade na cor da carroceria, faróis full-LED e rodas de 22 polegadas
  • LTZ, com cromados, faróis em LED e interior em couro de série
  • High Country, com detalhes em bronze, gravata dourada Chevrolet e o interior marrom. 
A partir do ano que vem, as versões Custom e LT terão o pacote offroad Z71 Trail Boss, com suspensão mais elevada em 5 cm, bloqueio do diferencial traseiro e pneus voltados para o fora de estrada. A esportiva RST também só chega em 2019.

Mesmo com poucas informações técnicas divulgadas pela Chevrolet, já dá para sentir a falta que a Silverado faz no Brasil e o quanto teremos que babar por essa nova geração. 



TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO