A picape Chevrolet S10, lançada no Brasil em 1995, caiu tanto no gosto do brasileiro que ofuscou a Silverado, fabricada na Argentina, maior e verdadeira sucessora da antiga paixão nacional, a D20. Em 23 anos, a então picape média de cabine simples ganhou lugares atrás e cresceu tanto que se tornou full-size em nosso país.
Rejeitada, a Silverado desapareceu do Brasil e, hoje, vive muito bem nos Estados Unidos, onde é muito querida e tem outras versões maiores, que chegam a ser pequenos caminhões, como a 2500 e a Heavy Duty.
Tanto que a picape grande é o modelo mais vendido da Chevrolet em seu país natal. Ela também ganhou mais três gerações depois da vendida por aqui. A terceira delas foi lançada agora em 2018, no último Salão de Detroit.
A nova Silverado norte-americana - cujo porte da que foi vendida aqui tem o sobrenome 1500, sua capacidade de carga em quilos - chega exatamente para comemorar o centenário de produção de picapes pela Chevrolet.
Produzida na planta de Fort Wayne, Indiana, está cerca de 200 kg mais leve com o uso de aço de alta resistência no chassi e outros sete tipos do metal na carroceria. O alumínio é o material das peças móveis, como portas, capô e tampa da caçamba, que, aliás, é motorizada, uma novidade na linha.
Apesar da redução do peso, a Silverado 1500 cresceu. Ganhou 4 cm no comprimento e 10 cm na distância entre-eixos. O estilo manteve as formas retilíneas presentes desde as gerações vendidas na década de 1990, inclusive com o conjunto ótico em dois níveis, divididos pela barra central na enorme grade. A novidade é que agora um recuo também separa os faróis das luzes de direção (ou faróis auxiliares nas versões mais básicas) no nível inferior. Outro toque moderno está nos vincos pela carroceria e na tampa da caçamba, que tem lanternas verticais e recortadas em C, além da leve inclinação das janelas laterais.
RST |
Por dentro, muito conforto para fazer esquecer que os passageiros estão dentro de uma picape monstruosa, de quase 5,90m de comprimento, mais de dois metros de largura e quase 1,90m de altura. O acabamento é composto de detalhes cromados e de madeira, além de couro nos bancos e painel, que lembra o desenho da nossa nova S10, levemente reestilizada em 2016. Isso nas versões luxuosas, claro.
O espaço na cabine aumentou em cerca de 3 polegadas, No banco traseiro há dois porta-trecos de 10 litros cada um, além de uma bandeja de 24 litros. A capacidade de carga na caçamba aumentou em 20%.
High Country |
Na lista de equipamentos, nada de revolucionário. Apenas itens como ar condicionado dual zone, sistema multimídia MyLink com tela de oito polegadas e espelhamento com Apple Car Play e Android Auto e hotspot para internet wifi e 4G.
A nova Silverado terá motores V8 5.3 e 6.2, com desativação automática de cilindros e StartStop, e um seis cilindros turbodiesel 3.0 Duramax, também com o sistema que desliga o motor temporariamente no trânsito parado. Este e o V8 6.2 terão câmbio Hydra Matic (marca registrada da GM para seus automáticos) de 10 marchas, também usado na rival Ford F150. As potências ainda não foram divulgadas.
Work Truck |
Custom |
LTZ |
LT Trail Boss |
LT Trail Boss |
A Silverado 1500 terá versões chamadas:
- Work Truck, com grade escura e assinatura CHEVROLET no lugar da gravata dourada e rodas de 17 polegadas
- Custom, com assinatura CHEVROLET na barra divisória da grade e rodas de 20 polegadas
- LT, com detalhes cromados na grade, para-choques e carcaça dos espelhos retrovisores, gravata Chevrolet, luzes diurnas de LED, e interior em couro opcional
- RST, com barra da grade na cor da carroceria, faróis full-LED e rodas de 22 polegadas
- LTZ, com cromados, faróis em LED e interior em couro de série
- High Country, com detalhes em bronze, gravata dourada Chevrolet e o interior marrom.
A partir do ano que vem, as versões Custom e LT terão o pacote offroad Z71 Trail Boss, com suspensão mais elevada em 5 cm, bloqueio do diferencial traseiro e pneus voltados para o fora de estrada. A esportiva RST também só chega em 2019.
Mesmo com poucas informações técnicas divulgadas pela Chevrolet, já dá para sentir a falta que a Silverado faz no Brasil e o quanto teremos que babar por essa nova geração.
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
0 Comentários