TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
Até 1992, a letra E designava as versões com injeção eletrônica (Einspritzung, injeção de combustível em alemão) da série W124 da Mercedes, lançada em 1984, e vinha sempre no final do número que representava a cilindrada do motor (ex.: 320E, motor de seis cilindros 3.2).
Como a então nova tecnologia se expandiu para toda linha de sedãs médio-grandes da marca alemã, a letra acabou se tornando uma série, batizando todas as versões de carroceria, exceto as com motores a diesel, que recebiam a letra D. O sedã era simplesmente o 300E ou 300D (número como exemplo). A perua 280TE ou 280TD, e o cupê e conversível CE ou CD.
Como a então nova tecnologia se expandiu para toda linha de sedãs médio-grandes da marca alemã, a letra acabou se tornando uma série, batizando todas as versões de carroceria, exceto as com motores a diesel, que recebiam a letra D. O sedã era simplesmente o 300E ou 300D (número como exemplo). A perua 280TE ou 280TD, e o cupê e conversível CE ou CD.
Com o face-lift de 1992, a letra E foi oficializada como Classe, passando a vir antes do número, como E220 (motor quatro cilindros 2.2, 150 cv), E280 (seis cilindros em linha, 2.8, 197 cv), E420 (V8 4.2, 279 cv).
Em 1995, o chamado Classe E foi reestilizado, ganhou linhas arredondadas e duplos faróis ovais. A terceira geração surgiu em 2002 (com face-lift em 2006), a quarta em 2009 (com face-lift em 2013) e agora a quinta geração, apresentada no post anterior.
Série W124 (1984-1992)
Série E 1ª Geração (1993-1995)
Série E 2ª Geração (W210 - 1995-2002)
Série E 3ª Geração (W211 - 2002-2009)
Face-lift (2006)
Série E 4ª Geração (W212 - 2009-2016)
Face-lift (2013)
Série E 5ª Geração (W213 - 2016)
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