TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
No ano passado, o primeiro utilitário esportivo compacto fabricado no Brasil, o Ford Ecosport, foi totalmente reestilizado e reformulado. Deixou o seu primeiro rival, o franco-romeno Renault Duster, no chinelo e faturou o título do gênero pela Autoesporte.
Em 2013, o Ecosport ganhou o que pode ser o seu maior concorrente: o Chevrolet Tracker, projeto mundial da General Motors, que inclui modelos com bandeira da Buick (Encore) e Opel (Mokka). Fabricado no México (onde é chamado de Chevrolet Trax), chegou em outubro apenas na versão top LTZ, com motor Ecotec 1.8 de 140/144 cv e câmbio automático de seis velocidades. Em dezembro foi lançada a série especial Freerida, com câmbio manual de 5 marchas. Custa atualmente R$ 73.290.
Se o Tracker - que reaproveitou o nome de uma versão Chevrolet do antigo Suzuki Vitara vendido de 2001 a 2010 - começou por cima no mercado, ele já sucedeu o rival no título de Utilitário Esportivo do Ano.
Já comparado no Guscar, o Tracker tem desenho um pouco mais comportado do que o Ecosport e custo-benefício razoável, mas conseguiu derrotar, com 109 pontos, cachorros grandes como o Toyota RAV4 (97 pontos), o Mitsubishi Outlander (64) e o Kia Sorento (61). O quinto colocado foi o Lifan X60, que, seguindo a habitual qualidade chinesa, ficou bem distante dos vencedores e só somou 24 pontos.
A Toyota já venceu esta categoria em 2010 com a Hilux SW4 e a Kia em 2012 com o Sportage. Mas a Mitsubishi, que é especialista em utilitários com tração 4x4, continua com o seu jejum de nunca ganhar um título de utilitário da Autoesporte, seja básico ou premium. Já a Chevrolet conquistou o seu terceiro título e nos três tamanhos de SUVs em que atua no mercado: grande (a Blazer em 1998), médio (Captiva em 2008) e agora o pequeno Tracker. Assim como as picapes, a Ford ainda reina nos utilitários com o Ecosport.
Vencedores:
1997 - Ford Explorer / 1998 - Chevrolet Blazer / 1999 - Mercedes ML / 2000-2001 - BMW X5 / 2002 - Não houve / 2003 - Honda CR-V / 2004 - Ford Ecosport / 2005 - Volkswagen Touareg / 2006 - Land Rover Discovery / 2007 - Audi Q7 / 2008 - Ford Ecosport / 2009 - Chevrolet Captiva / 2010 - Toyota Hilux SW4 / 2011 - Kia Sportage / 2012 - Peugeot 3008 / 2013 - Ford Ecosport / 2014 - Chevrolet Tracker
FICHA TÉCNICA - CHEVROLET TRACKER LTZ ECOTEC 1.8
Motores: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.796 cm³, 16 válvulas
Potência: 140 cv (gasolina) e 144 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,3 segundos (Quatro Rodas, com álcool)
Velocidade máxima: 189 km/h (fabricante)
Consumo: 6,4 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada (Quatro Rodas, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,25/1,78/1,65/2,55 m
Porta-malas: 306 litros
Tanque: 53 litros
Preços: R$ 73.290 (LTZ básico) / R$ 76.790 (LTZ completo)
0 Comentários