Os jurados da Autoesporte têm umas preferências estranhas ao escolher o melhor carro verde vendido no país. Mesmo no ano passado, quando o Ford Fusion Hybrid venceu a categoria criada em 2009 (na galeria eu sempre me refiro ao ano seguinte) com a carroceria antiga, enquanto a nova geração ganhava o título de Carro Premium no mesmo ano.
O Carro Verde do Ano para 2014 é o Volkswagen Fox Bluemotion, que foi finalista na eleição anterior com o motor 1.6. Este ano ele o trocou pelo novo bloco de três cilindros 1.0, que também ganhou o título de Motor do Ano até 2.0 deste ano (veja mais detalhes no post da categoria).
Tudo bem que o novo motor melhorou o desempenho e reduziu o consumo para ajudar na emissão de poluentes, mas um carro chamado de ecológico só porque tem pneus com menor banda de rodagem, uma grade mais fechada para reduzir a aerodinâmica e economiza nos equipamentos ser melhor do que modelos híbridos como o Fusion Hybrid (que poderia ser bicampeão) e o Toyota Prius (lançado este ano no Brasil e que poderia ter ganho para dar uma levantada nas suas vendas e divulgação que estão baixas) é bem estranho, para não dizer suspeito.
O Fusion, campeão do ano passado, mesmo na versão antiga, é o único Carro Verde que mereceu o título, pois nos outros quatro anos venceram o Renault Sandero (????), o Gol Ecomotion, que era o carro do pão duro, e as versões Bluemotion do Polo e agora do Fox.
Me desculpe, Autoesporte, por estar usando o seu nome para fazer comentários da sua eleição, mas nesta categoria a Volkswagen é a rainha da enganação com três títulos em cinco anos.
O Carro Verde do Ano para 2014 é o Volkswagen Fox Bluemotion, que foi finalista na eleição anterior com o motor 1.6. Este ano ele o trocou pelo novo bloco de três cilindros 1.0, que também ganhou o título de Motor do Ano até 2.0 deste ano (veja mais detalhes no post da categoria).
Tudo bem que o novo motor melhorou o desempenho e reduziu o consumo para ajudar na emissão de poluentes, mas um carro chamado de ecológico só porque tem pneus com menor banda de rodagem, uma grade mais fechada para reduzir a aerodinâmica e economiza nos equipamentos ser melhor do que modelos híbridos como o Fusion Hybrid (que poderia ser bicampeão) e o Toyota Prius (lançado este ano no Brasil e que poderia ter ganho para dar uma levantada nas suas vendas e divulgação que estão baixas) é bem estranho, para não dizer suspeito.
O Fusion, campeão do ano passado, mesmo na versão antiga, é o único Carro Verde que mereceu o título, pois nos outros quatro anos venceram o Renault Sandero (????), o Gol Ecomotion, que era o carro do pão duro, e as versões Bluemotion do Polo e agora do Fox.
Me desculpe, Autoesporte, por estar usando o seu nome para fazer comentários da sua eleição, mas nesta categoria a Volkswagen é a rainha da enganação com três títulos em cinco anos.
Vencedores:
2010 - Renault Sandero
VOLKSWAGEN FOX BLUEMOTION 1.0 3 cilindros
Motor: Três cilindros, transversal, flex, 999 cm³, 12 válvulas
Potência: 75 cv (gasolina) e 82 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 15,1 segundos (revista Quatro Rodas, com álcool)
Velocidade máxima: 167 km/h
Consumo: 9,5 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada (Quatro Rodas, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,82/1,66/1,54/2,46m
Porta-malas: 260 litros
Tanque: 50 litros
Preço: R$ 33.060 (duas portas básico) / R$ 40.487 (quatro portas completo, sem pintura metálica)
0 Comentários