TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

Desde que a categoria de Utilitário do Ano se desdobrou em simples e Premium no ano de 2007 só saíram três marcas vencedoras: Audi (a maior vencedora, com três títulos), BMW e Land Rover. O triunvirato continua e a marca inglesa, que hoje pertence à indiana Tata, é a campeã deste ano e se igualou aos dois títulos da BMW.

O Utilitário do Ano acima de R$ 120 mil para 2014 é o Range Rover Vogue, versão reestilizada do clássico jipe de luxo criado em 1970. Esta é a quarta geração, a primeira desenvolvida sob a tutela da nova proprietária indiana, e já foi falada no Guscar no ano passado.



Em abril, o novo modelo chegou ao Brasil com motores V8 a diesel (4.4 com 340 cv) e a gasolina (5.0 Supercharged, com 510 cavalos). A transmissão é automática sequencial de oito velocidades e não há alavanca. O câmbio é um botão giratório que sobe do console assim que se liga o carro.

O estilo parece que não mudou, mas a plataforma é nova e construída em alumínio altamente resistente, que deixou o utilitário cerca de 420 kg mais leve. Faróis e lanternas traseiras pontiagudos lembram o compacto Evoque, que faz parte da linha Range Rover, para quem não sabe. São esses que identificam mais claramente a mudança.

O Range Rover é o pioneiro dos utilitários esportivos de luxo. O novo modelo é praticamente uma limousine de altura elevada e com tração integral. Esta, aliás, tem o sistema Terrain Response, que, na nova geração, se adapta automaticamente, sem intervenção do motorista, ao tipo de terreno em que está passando, podendo elevar a suspensão em 75 mm, bloquear os eixos ou engatar a reduzida.


Ah, sim! O requinte começa no revestimento em couro legítimo Alcantara em grande parte do carro, como bancos, volante, porta-objetos, colunas e até em todos os cintos de segurança. O conforto está presente no ajuste elétrico e aquecedor de todos os bancos, nos ventiladores internos e massageadores com cinco programações para o banco do motorista e passageiro, além de ar condicionado com controle individual para cada um dos cinco ocupantes do carro, sistema de entretenimento com DVD, telefone, GPS e som de primeira qualidade. Os passageiros de trás têm amplo espaço interno.


A tecnologia aparece no piloto automático adaptativo (ACC), que programa a distância para o veículo da frente e só não faz o Land Rover virar o volante sozinho; no quadro de instrumentos totalmente digital com velocímetro, conta-giros, nível de combustível, computador de bordo, informação do acionamento da tração, entre outros; na tela central com câmeras ao redor do veículo (para facilitar as manobras), controle dos ajustes elétricos dos bancos, iluminação, som, DVD e informações da tração e finalmente no teto solar elétrico com tela de tecido. O porta-malas tem 909 litros de capacidade e tem rebatimento elétrico dos bancos traseiros através de um botão na parede interna.

O Range Rover Vogue está sendo vendido no Brasil em cinco versões: a básica tem o motor V8 diesel 4.4 e custa R$ 588.500. Em seguida vem a 4.4 SE por 613.900. A Supercharged V8 5.0 a gasolina SE sai por R$ 622.500. E ainda tem a top Autobiography, completa, com os motores 4.4 (R$ 635.900) e 5.0 (R$ 644.500).


O Range Rover Sport chegou agora em novembro. É mais barato e tem aparência mais simples, embora esportiva, com grade preta, lanternas mais curtas e dois motores a gasolina (um V6 3.0 de 340 cv e o V8 5.0 de 510 cv do Vogue) e um a diesel, que é V6 3.0 de 292 cv. Custa entre R$ 377.500 e R$ 539.900. É até mais parecido com o Evoque.


A Land Rover já havia vencido a eleição de Utilitário Premium do Ano com o Discovery 4, na eleição 2011, e o Discovery 3 foi campeão antes da divisão, em 2006. Para conquistar o seu primeiro título, o Range Rover somou 110 pontos e superou o quadradão Mercedes GLK (59 pontos), o Hyundai Santa Fe (58) e a Chevrolet Trailblazer, sucessora da Blazer, campeã em 1998. 


Vencedores: 



FICHA TÉCNICA -  RANGE ROVER VOGUE  V8 5.0 SUPERCHARGED 

Motor: Oito cilindros em V, longitudinal, gasolina, 4.999 cm³, 32 válvulas
Potência: 510 cavalos
Aceleração de 0 a 100 km/h: 5,5 segundos (revista Quatro Rodas)
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo: 6,2 km/l na cidade e 9.6 km/l na estrada (revista Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 5,00/2,07/1,83/2,99m
Porta-malas: 909 litros
Tanque: 105 litros
Preço: R$ 622.500 (SE) / R$ 644.500 (Autobiography)