A Hilux tinha sido a última vencedora da Picape do Ano que não acontecia desde 2007. Aliás, bicampeã. A picape argentina da Toyota teve a chance de ser tri na volta da categoria este ano, mas ficou em último lugar entre as quatro finalistas.

Para salvar a reputação da marca japonesa, a sua irmã "perua" SW4 foi eleita o Utilitário Esportivo do Ano (até 160 mil reais), conquistando um título inédito para ela e a Toyota na quarta categoria mais antiga da Autoesporte, criada em 1997.

A Hilux SW4 foi eleita graças ao lançamento dos motores a gasolina de quatro cilindros 2.7 litros 16v VVTi e V6 4.0, lançados este ano e ao pequeno face-lift efetuado no ano passado. O utilitário também está disponível com motor diesel D-4D 3.0. Já falei da SW4 no antigo fotolog Guscar 2, antes da reestilização da grade. Mais informações em http://www.toyotasw4.com.br/

A Hilux SW4 somou 170 pontos. O vice-campeão foi o renovado Pajero TR4, com 154. O japonês Suzuki SX4 e o cearense Troller T4, que foi comprado no início do ano pela Ford. dividiram o terceiro lugar com 122. A estreante chinesa Chery com o seu Tiggo importado do Uruguai ficou em quinto lugar com 99 pontos.


Galeria:

1997 - Ford Explorer / 1998 - Chevrolet Blazer / 1999 - Mercedes ML / 2000-2001 - BMW X5 / 2002 - Não houve / 2003 - Honda CR-V / 2004 - Ford Ecosport / 2005 - Volkswagen Touareg / 2006 - Land Rover Discovery / 2007 - Audi Q7 / 2008 - Ford Ecosport / 2009 - Chevrolet Captiva / 2010 - Toyota Hilux SW4