O luxuoso Audi Q7 foi eleito duas vezes o utilitário esportivo do ano pela Autoesporte. É um bicampeão em categorias diferentes. Em 2006 ele venceu na única premiação existente para o gênero na época, criada em 1997. No ano seguinte ganhou de novo, mas estreou a galeria de vencedores da categoria Premium, criada para modelos acima de 160 mil reais (150 na ocasião).

A partir do ano passado o Q7 deixou de ser novidade e ele ficou de fora dos finalistas, dando oportunidade para o rival BMW X6. Este ano, a Audi voltou, mas com um novo representante: o médio Q5, lançado no início deste ano no Brasil. E com ele, um utilitário esportivo da marca alemã dos quatro anéis volta a ser eleito o melhor do segmento.

O Q5 é vendido no Brasil com duas opções de motor: 2.0 TFSI Quattro, que custa R$ 229.230, e 3.2 FSI Quattro, de R$ 263.300. Logicamente entrou na categoria Premium, derrotando o "irmão" Volkswagen Tiguan por 199 a 164 pontos. De terceiro a quinto ficaram Volvo XC60 (127 pontos), Mercedes-Benz GLK (114 pontos) e o Mitsubishi Pajero Dakar (71 pontos), único de uma categoria maior. Todos já foram falados no Guscar, aqui ou no antigo endereço, inclusive o campeão Q5, do qual você pode obter mais informações no site http://www.audibrasil.com.br/pacotes/q5_spec.pdf


Outros vencedores: