Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Lifan? Que marca é essa, Gustavo? É chinesa e está chegando ao Brasil para oferecer carros mais equipados com preços que os nossos nacionais deveriam custar: no máximo 42 mil reais. Vem se juntar às conterrâneas Chana, Effa Motors e Chery por um lugar ao sol no nosso mercado.

Representada pela Effa Motors, fabricante do compacto M100, considerado o carro mais barato do Brasil, a Lifan começa importando do Uruguai dois modelos: o hatch "inspirado" no Mini Cooper LF320 e o sedã médio-grande, do porte do Toyota Corolla, LF620. Em breve, chegam a linha média LF520, nas versões hatch e sedã, e um utilitário esportivo. No nosso vizinho do Mercosul, os veículos são montados com peças chinesas.

A rede da nova marca oriental, que começou a produzir carros em 2003, inicia suas atividades no Brasil com 55 concessionárias, com previsão de 90 até o final de 2010. O Rio terá duas revendas.

LF320


Quem acha que o luxuoso Mini Cooper, releitura da alemã BMW do famoso compacto inglês dos anos 60, não é para a sua classe social vai encontrar no hatch LF320 uma alternativa bem mais em conta, por menos de 32 mil reais (o Mini custa R$ 89.700).

O LF320 é engraçadinho, porém a tentativa de imitar o clássico inglês sem deixar na cara o deixou desengonçado e mais reto. O chinês de Montevidéu é maior do que o original: comprimento de 3,74m (contra 3,69m), altura de 1,43m (contra 1,40). Só a largura é menor (1,62 contra 1.66m). Os detalhes que lembram o Mini são as colunas bem verticais, o capô longo, o teto branco de algumas versões, a grade e os faróis ovalados, que no modelo chinês têm formato de 8. O Lifan ainda tem quatro portas, ausente no Cooper, mas presentes no modelo Mini Countryman.


Quando se fala em carro chinês a primeira coisa que vem à cabeça é o mal acabamento interno. No Lifan 320 o preconceito diminui, mas não acaba. O painel bege e preto de linhas simples é de plástico injetado. Me desagradou a parte inferior, cheia de quinas. Nas portas, as maçanetas, o braço e o suporte do vidro elétrico são cromados, assim como a moldura das saídas de ar (circulares como nos carros nacionais). O teto e o assoalho são forrados por composto de espuma. O habitáculo, de bancos claros e macios, apresenta melhor qualidade que o Celta e o Ford Ka. O nível é o mesmo do Uno. Mas fica abaixo do Gol, Palio, Fiesta, Sandero, Logan e Peugeot 207. Comparando a um conterrâneo chinês, o Lifan é mais caprichado que o Chery Face. Aliás, o acabamento interno é melhor do que o externo, onde a grade dianteira e a calha do capô aparentam fragilidade.

Destaque para o quadro de instrumentos com iluminação azul e velocímetro digital. Decepção mesmo só no espaço interno atrás, que é acanhado para dois passageiros com mais de 1,70m. Na frente é bom. O porta-malas tem capacidade para 300 litros, mas é muito raso. Pelo menos, a tampa é revestida de plástico por dentro, o que não acontece em alguns modelos luxuosos.



O LF320 tem motor Suzuki (madrinha da Lifan) 1.3 16 válvulas, só a gasolina, que rende 88 cavalos de potência, com 11.2 kgfm de torque. Motor flex como os concorrentes? Não tem previsão. O câmbio é manual de cinco marchas.

Conhecidas as características vamos ao maior atrativo do Lifan 320: o custo-benefício. Traz de série, ar condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, travamento automático das portas em movimento, rádio com MP3 (não toca CD), abertura interna do porta-malas, banco traseiro rebatível, desembaçador do vidro traseiro, faróis de neblina dianteiros e traseiros, freios ABS com EBD, airbag duplo, abertura interna das portas em caso de colisão, aviso de uso de cinto de segurança e portas abertas e rodas de liga-leve. Tudo isso por anunciados R$ 29.990. No entanto, o frete para o Rio, a pintura metálica e o licenciamento elevam o preço para R$ 32 mil.

Um Palio 1.4 (R$ 33.950), um Ford Fiesta Rocam 1.0 (R$ 32.240), um Chevrolet Agile (R$ 35.758), entre outros nacionais, custam menos do que o preço máximo e não trazem airbag e nem freios ABS. Alguns, muito menos, vêm com ar condicionado e vidros e travas elétricos.



Pontos Fortes

+ Preço
+ Equipamentos de Série
+ Conforto
+ Itens de segurança


Pontos Fracos

- Acabamento externo
- Espaço interno
- Preço das revisões
- Poucas concessionárias


FICHA TÉCNICA - LIFAN LF320 1.3 16V

Motor: 4 cilindros, transversal, gasolina, 16v,
1.342 cm³, 88 cavalos
Velocidade máxima: 155 km/h
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,74 / 1,62 / 1,43 / 2,34 m
Porta-malas: 300 litros
Preços: R$ 29.990 / R$ 32.000 (com frete, pintura e licenciamento)




LF620


É a boa surpresa da Lifan. Com 4,55m de comprimento por 1,70m de largura e 2,60m de distância entre-eixos, o LF620 é pouco maior que o Toyota Corolla (4,54m) e mais atraente que o 320. Tem até luzes de direção no retrovisor e faróis auxiliares em led.

Quem não se importar pelo sedã médio-grande reunir conceitos de quatro modelos de gerações passadas em seu estilo (faróis do Omega 2oo1, grade de Volkswagen 2005, lateral do Skoda Octavia 99 e traseira do antigo Kia Cerato) vai ficar doido por ele.

Também os menos exigentes vão adorar o interior do carro, com acabamento em imitação de alumínio, madeira e couro, presente de forma sintética no revestimento dos bancos. O tecido que forra parte das portas é perfurado e o painel, que lembra um Mercedes, é coberto com plástico acolchoado. O carro tem apoio de braço na frente e atrás (rebatível no encosto do meio) com porta-objetos e porta-copos. Outro destaque, o melhor deles, é o porta-malas de 650 litros de capacidade.

Em comum com o compacto 320, o 620 tem o interior bege, os decepcionantes espaço interno traseiro e acabamento externo e a mancada da falta de cinto de segurança e apoio de cabeça para o passageiro central traseiro. No compacto dá pra perdoar, mas num modelo de luxo?

Outro ponto fraco do Lifan 620 é o motor 1.6 de 16 válvulas, com apenas 106 cavalos. Pouco para um carro deste porte. E não falo isso por implicância. O próprio fabricante promete aceleração de 0 a 100 km/h em 14,2 segundos e 176 km/h de velocidade máxima. O câmbio é manual de cinco marchas. Poderia ter um automático opcional, né?

Assim como no hatch, o que vai garantir as vendas do 620 é o seu atraente custo-benefício. Por R$ 39.990 (com frete, pintura e emplacamento incluídos sobe para R$ 42 mil) o 620 traz ar condicionado manual (podia ser digital), trio elétrico, direção hidráulica, CD Player com entrada USB e comando no volante, chave com controle remoto, seis alto-falantes, banco do motorista e volante com regulagem em altura, banco traseiro rebatível, abertura interna do porta-malas e tanque de combustível, imobilizador, airbag duplo, freios ABS com EBD, acendimento automático dos faróis, abertura automática das portas em caso de colisão, aviso de fechamento incorreto das portas, faróis de neblina dianteiros e traseiros, break-light, luz nas portas, sensor de estacionamento e rodas de liga-leve de 15 polegadas.

O Toyota Corolla custa no mínimo R$ 62 mil. O Vectra (4,58m), R$ 57.542. O Honda City, bem menor em comprimento não sai por menos de R$ 54 mil.

A garantia da Lifan é de 3 anos, mas o preço de R$ 1.959 (preço de agosto) pelas revisões é bem salgado. Vale a pena fazer um negócio da China (desculpa o clichê) com uma marca nova que oferece uma lista generosa de equipamentos de série por um preço atraente e acabamento razoável?

Levando em conta o exemplo das marcas japonesas nos anos 80 e das coreanas da década de 90, se depender da Lifan, o preconceito contra os carros chineses acaba mais rápido.


Pontos Fortes

+ Estilo
+ Acabamento
+ Equipamentos de série
+ Preço
+ Porta-malas
+ Conforto

Pontos Fracos

- Espaço interno
- Motor
- Desempenho
- Falta de terceiro apoio para cabeça e cinto de segurança de 3 pontos
- Preço das revisões
- Poucas concessionárias



FICHA TÉCNICA - LIFAN LF620 1.6 16V
Motor: 4 cilindros, transversal, gasolina, 16v, 1.587 cm³, 106 cavalos

Aceleração de 0 a 100 km/h - 14,2 seg,
Velocidade máxima: 176 km/h
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,55 / 1,70 / 1,49 / 2,60 m
Porta-malas: 650 litros
Preços: R$ 39.990 / R$ 42.000 (com frete, pintura e licenciamento)