Em 2023 fiz apenas três comparativos, todos com três modelos em cada. O primeiro foi só em abril, com os SUV-cupês compactos, vencido pelo Fiat Fastback sobre o Honda HR-V e o Volkswagen Nivus. O segundo foi entre SUV híbridos, de três tipos diferentes, entre Jeep Compass 4xe (plug-in), Toyota RAV4 Hybrid (automático) e Kia Sportage 1.6 T-GDi (leve), com o RAV4 se saindo melhor. Por último, um comparativo entre sedãs compactos, um segmento que resiste ao domínio dos SUV, no qual o Volkswagen Virtus foi superior ao Honda City e o Nissan Versa. 

O melhor aproveitamento foi do Virtus, com 82%, mas, como nenhum dos três vencedores representou uma grande novidade em 2023, decidi não considerá-lo como Carro do Ano do Guscar (premiação informal que eu não darei este ano).

O Fiat Fastback é um hatch derivado do Argo que foi improvisado como um SUV cupê. É uma verdadeira gambiarra e é a segunda, pois a primeira foi o Pulse, um hatch que chamam de utilitário. Mesmo assim venceu o primeiro comparativo do ano feito pelo Guscar, totalizando 31 pontos em treze itens, sendo 39 pontos possíveis, obtendo um aproveitamento de 79,5%. Em segundo lugar, com seis pontos a menos, ficaram empatados o Honda HR-V e o Volkswagen Nivus



O Fastback foi o melhor no estilo, no porta-malas, no motor 1.0 turbo, desempenho, consumo e assistência. Porém, ele ficou em último em segurança e nível de ruído. No câmbio CVT de seis marchas simuladas ele dividiu a vitória com o HR-V.  


A versão analisada Impetus, mais completa com motor 1.0 turbo (a verdadeira top Limited Edition tem motor 1.3 turbo), que custava a partir de R$ 145.490 na época do comparativo, hoje já está custando R$ 150.990.  




Depois dos SUV cupês compactos, em julho, fiz um comparativo de utilitários híbridos, fazendo questão de colocar três tipos diferentes de hibridização: plug-in, automático e leve, com cada tipo representado, respectivamente, por Jeep Compass 4xe, Toyota RAV4 e Kia Sportage. 

O vencedor foi o Toyota, que somou mais pontos no geral, mas quem obteve mais pontos ligados a motorização foi o Jeep Compass (motor, desempenho e consumo), que ainda acabou ficando em terceiro lugar. O segundo foi o Sportage, que só tem um motor elétrico de apoio para o desempenho e o consumo. 



O RAV4 se destacou no acabamento, espaço interno, porta-malas, câmbio CVT de sete marchas, nível de ruído e assistência. Ficou atrás no estilo e na segurança. Totalizou 30 pontos em treze itens, ficando com 76,9% de aproveitamento. Seu motor a combustão é 2.5. O Sportage somou 27 pontos e o Jeep Compass 24. 


Na época do comparativo custava R$ 330.390 em versão única. Hoje, seu preço já está em R$ 343.090.




Por um dia, o último comparativo do ano não saiu em novembro. Mas foi postado no dia 31 de outubro. No encontro entre três renovados sedãs compactos, um segmento que ainda resiste frente ao domínio dos SUV, o vencedor foi o Volkswagen Virtus, que ganhou um leve face-lift em 2022, sobre o Nissan Versa, o único importado (do México) e única novidade de 2023, que mudou a frente mais profundamente, e o Honda City, que ganhou nova geração ainda em 2021. 

Como os comparativos do Guscar têm treze itens contados e os três comparativos do ano que passou tiveram três participantes, o Virtus obteve, com justiça, o melhor aproveitamento, inclusive em quantidade de vitórias (oito contra sete do Fastback e seis do RAV4), somando 32 pontos dos 39 possíveis, com 82%. Em segundo lugar ficou o City com 28 pontos e o Versa em terceiro com 23. 



Mas, nesses oito itens, em metade ele teve que dividir a pontuação máxima (três) com um dos rivais, sendo três com o City (porta-malas, desempenho e consumo) e um com o Versa (segurança). Ele só brilhou sozinho no espaço interno, motor, conforto e assistência. Por outro lado, ficou em último no acabamento e no câmbio. 

O Virtus foi o único vencedor de 2023 a manter o preço. A proximidade com o final do ano ajudou, é verdade, pois os rivais também continuam com o mesmo valor básico até o fechamento do texto, mas o do City chegou a subir durante a produção do comparativo. 

Na versão top com motor 1.0 turbo, a Highline, o preço do Virtus continua a partir de R$ 138.790. O do Honda City Touring 1.5 se mantém em R$ 139.100 e o do Nissan Versa Exclusive em R$ 129.590. 

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO