O utilitário esportivo médio-grande Kia Sorento é mais um automóvel apresentado em nova geração (a quarta) pouco antes do comuna, digo, coronavírus chinês. Ele ficou um pouco estranho ao adotar linhas mais retas, nas quais se destacam a grade nariz de tigre com novo recorte e filetes simulando focos de cristal, faróis trapezoidais de máscara escura e três canhões de LED, para-choque dianteiro com abertura em forma de bigode e luzes de neblina mais para o meio, um desnecessário broto de coluna ao lado da porta lateral traseira, as lanternas traseiras totalmente verticais, com uma ponta na lateral e as luzes dispostas também verticalmente, inclusive no prolongamento na tampa do porta-malas, esta com relevos acima e entre a placa de licença. O comprimento é de 4,81m e a distância entre-eixos de 2,81m, um aumento de 1 cm e 3,5 cm respectivamente.
O interior tem painel de desenho bem elaborado, ao contrário do minimalismo do novo sedã Hyundai Elantra, com a parte superior em couro, uma bancada inferior revestida de alumínio texturizado e iluminado na altura do passageiro e a tela multimídia horizontal de 10,25 polegadas (opcional, pois nas versões mais simples são de 8 polegadas) destacada no centro, acima dos comandos de climatização e o botão do pisca-alerta. As saídas de ar são verticais e cercam este gabinete. O quadro de instrumentos é virtual. O volante é de três braços. Motorista e passageiro são separados por um largo console, onde ficam o botão giratório do câmbio automatizado de oito marchas e outro menor, para selecionar os modos de condução. A terceira fileira de bancos pode ser rebatida automaticamente ao apertar de um botão na parede do porta-malas, que tem 821 litros com cinco lugares, mas a capacidade cai para 187 litros com os sete lugares ativos.
Entre os equipamentos, além do sistema multimídia com Android e Apple, iluminação ambiente, informação projetada no para-brisa, carregador sem fio de celulares, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, sistema de som BOSE com 12 alto-falantes e cartão SIM para internet, o novo Sorento terá controle de descida pendente, sistema de freios anti-multi-colisão, que impede seguidas colisões, detector de veículos em ângulo morto, programador de velocidade ativo com capacidade de freiar o veículo, sistema de manutenção em faixa, detector de fadiga, alerta de tráfego cruzado e estacionamento automático que movimenta o carro sozinho ao travar e destravar as portas.
O novo Kia Sorento terá três tipos de motorização: a primeira turbodiesel (CRDi) de 4 cilindros, 2.2 litros de 201 cavalos e 440 Nm de torque. A outra será híbrida, combinando um motor elétrico de 60 cavalos, uma bateria de íons de lítio de 1,49 kWh e outro motor a gasolina 1.6 litros turbo (T-GDi) de 180 cavalos. A potência combinada é de 230 cavalos. No final deste ano chegará a versão híbrida recarregável (plug-in).
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