Pelo segundo ano consecutivo, a Mercedes tem o Motor do Ano abaixo de 2.0 pela Autoesporte. No ano passado, o vencedor foi o 1.5 Turbo do sedã Classe C200 EQ Boost, que tem um motor elétrico para melhorar o desempenho e o consumo, sem ser um carro híbrido. 



Este ano, o título vai para um motor também turbinado e a gasolina, mas de uma cilindrada menor e sem apoio elétrico: o 1.3, que equipa, por enquanto, apenas o Classe A Sedan. O Classe A hatch (conhecido como A250) usa um motor 2.0 Turbo de 224 cv. 





Desenvolvido em parceria com a Renault, o motor tem quatro cilindros, dois dos quais são desligados em baixas rotações, melhorando o consumo e rende 163 cavalos de potência e 25 kgfm de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem de sete marchas (7G-DCT). 



O Classe A Sedan chegou em julho deste ano em duas versões de equipamento: a A200 Style, que custa R$ 139.900, e a A200 Advance, de R$ 169.900, equipado somente com este propulsor. 



A carroceria tem 4,55m de comprimento (contra 4,42m do hatch) e porta-malas de 430 litros de capacidade. 



A versão Style já tem o sistema multimídia MBUX (Mercedes-Benz User Experience) com conexão Android e Apple, só que sem o comando de voz. As duas telas do painel (quadro de instrumentos e tela multimídia) são de sete polegadas. Ainda assim, a versão também traz assistente de frenagem ativo, câmera de ré e sete airbags. 




Já o Advance tem o comando por voz, através das palavras "Oi, Mercedes", "Olá, Mercedes" ou "E aí, Mercedes", e telas de 10,25 polegadas. Ele também tem o pacote Progressive, com duas saídas de escape visíveis, friso das janelas cromados, acabamento de painel em alumínio escovado, detalhes no volante e portas em alumínio, e assentos conforto totalmente em couro, com duas opções de cores (preto ou bege). teto solar elétrico panorâmico e banco do motorista com ajustes elétricos e memória.


O Mercedes 1.3 Turbo superou os 1.5 Turbo da Chery e da Suzuki na eleição da Autoesporte. Antes dos dois títulos seguidos nos últimos dois anos, a marca alemã da estrela de três pontas nunca tinha vencido a premiação para motores abaixo de 2.0. 

O grupo Volkswagen continua sendo o que mais venceu (cinco vezes), sendo a última na eleição 2016, com o 1.0 TSI, então usado apenas no Up! e hoje presente também no Polo, Virtus e T-Cross. A Ford ganhou três. Fiat e, agora, a Mercedes ganharam duas e Honda e Chevrolet apenas uma.


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Vencedores

2020 - Mercedes 1.3 Turbo (Classe A Sedan)
2019 - Mercedes 1.5 Turbo (C200 EQ Boost)
2018 - Ford 1.5 Dragon (Ecosport)
2017 - Honda 1.5 Turbo (Civic)
2016 - Volkswagen 1.0 TSI (Up!)
2015 - Ford 1.0 12v (Ka e Ka+)
2014 - Volkswagen 1.0 12v (Fox Bluemotion)
2013 - Audi 1.4 TFSI (A1)
2012 - Fiat MultiAir 1.4 16v (500)
2011 - Ford Sigma 1.6 16v Flex (New Fiesta e Focus)
2010 - Fiat T-Jet 1.4 (Punto e Linea)
2009 - VW/Audi 2.0 TFSI
2008 - VW/Audi 2.0 TFSI
2007 - Chevrolet 1.4 Econo.Flex (Celta e Prisma)