Umas das novidades do face-lift do Ford Ecosport, lançado em agosto, além do novo conjunto frontal, do acabamento refinado e do motor 2.0 de injeção direta do Focus, foi outro propulsor, o 1.5 Dragon, que equipa as versões SE e Freestyle e agora foi eleito o Motor do Ano abaixo de 2.0 pela revista Autoesporte.
Ele ainda é importado da Índia, mas já é flex, rendendo entre 130 cavalos com gasolina e 137 cavalos com álcool. Seu torque é de 15,6 e 16,2 kgfm, respectivamente. Isso tudo com apenas três cilindros. É combinado com um câmbio automático de seis marchas convencional, que substituiu o automatizado Powershift, ou com o manual de cinco velocidades. O baixo consumo de combustível, sem a necessidade de injeção direta, e o rodar macio contribuíram para a vitória.
Foi o terceiro título da Ford, que ganhou em 2011 com o Sigma 1.6, substituído no Ecosport pelo Dragon 1.5, e com o três cilindros 1.0 do Ford Ka em 2015.
O grupo Volkswagen foi o que mais venceu (cinco vezes), sendo a última na eleição retrasada, em 2016, com o 1.0 TSI, então usado somente no compacto Up!. Com exceção da Honda no ano passado e da Audi, que usou três dos motores vencidos pela Volks, só as quatro tradicionais marcas venceram. A Fiat ganhou duas e a Chevrolet apenas a primeira eleição em 2007, com o Econo.Flex 1.4.
Com 645 pontos, o Dragon 1.5 superou apenas dois concorrentes para chegar ao título: o 1.4 BoosterJet turbo do Suzuki Vitara (612) e o 1.0 SCe do Renault Sandero (596), tricilíndrico como o motor campeão da Ford.
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
2018 - Ford 1.5 Dragon (Ecosport)
2017 - Honda 1.5 Turbo (Civic)
2016 - Volkswagen 1.0 TSI (Up!)
2015 - Ford 1.0 12v (Ka e Ka+)
2014 - Volkswagen 1.0 12v (Fox Bluemotion)
2013 - Audi 1.4 TFSI (A1)
2012 - Fiat MultiAir 1.4 16v (500)
2011 - Ford Sigma 1.6 16v Flex (New Fiesta e Focus)
2010 - Fiat T-Jet 1.4 (Punto e Linea)
2009 - VW/Audi 2.0 TFSI
2008 - VW/Audi 2.0 TFSI
2007 - Chevrolet 1.4 Econo.Flex (Celta e Prisma)
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