Texto: Gustavo do Carmo
Foto: Divulgação

Para 2011, o Sigma 1.6, da Ford, que equipa o New Fiesta e o Focus, é o primeiro fabricado no Brasil a ser eleito o Motor do Ano até 2.0 pela revista Autoesporte desde 2006, quando o Chevrolet Econo.Flex 1.4 inaugurou a categoria. Campeão do ano passado, o T-Jet 1.4 da Fiat é importado da Itália.

Este propulsor 1.6 Sigma Flex é a nova geração de motores da Ford. Foi construído com alumínio no bloco, cárter estrutural e cabeçote. O comando de válvulas é duplo e apoiados em cinco rolamentos. Além disso, conta também com injeção multi sequencial de combustível e correia de acionamento de comandos em fibra de vidro reforçada, de longa vida. Podendo ser abastecido com álcool e gasolina, rende, respectivamente, 111 e 105 cavalos e é fabricado em Taubaté, interior paulista e viaja para o México e a Argentina, onde são fabricados o New Fiesta e o Focus.


Somando 71 pontos, o Sigma 1.6 derrotou os E.TorQ 1.6 e 1.8 da Fiat, o segundo colocado, que ficou com 58. O Volkswagen 2.0 turbodiesel da picape Amarok somou 45 pontos. Em quarto ficou o Theta 2.0 da Kia e da Hyundai, com 32 pontos. O 2.0 do Toyota Corolla terminou em quinto com apenas 19 pontos.

Bicampeão em 2008 e 2009, o 2.0 TFSI da Audi ficou mais uma vez de fora dos finalistas. Em compensação, a Audi conquistou o tetracampeonato na faixa acima dos dois litros.





Outros campeões:
2007 - Chevrolet 1.4 Econo.Flex
2008 - VW/Audi 2.0 TFSI
2009 - VW/Audi 2.0 TFSI

2010 - Fiat T-Jet 1.4