Texto: Gustavo do Carmo
Foto: Divulgação
Criado em 2006 (para valer como 2007), o prêmio de Motor do Ano da Autoesporte praticamente se tornou território da alemã Audi. Se na categoria até 2.0 litros de cilindrada a fabricante alemã fica pelo segundo ano sem vitória após um bicampeonato do propulsor 2.0 TFSI (2008 e 2009), entre os motores maiores a marca dos quatro anéis conquistou o tetra.
O primeiro motor mais forte a ser campeão foi o 3.6 da Porsche em 2007. De 2008 em diante só deu Audi: o V8 4.2 em 2008, o V6 3.2 FSI em 2009 e o V6 3.0 TFSI Compressor no ano passado. Agora, um motor de dez cilindros vem se juntar aos irmãos em 2011.
O V10 5.2 FSI que equipa o superesportivo R8 desde o final do ano passado é construído em alumínio, tem injeção direta de gasolina e rende 525 cavalos de potência, com torque de 54,1 kgfm. Com ele atrás dos bancos, o R8 chega aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos e alcança uma velocidade máxima de 316 km/h. Antes o modelo usava o V8 4.2. Já o V10 equipava apenas o Lamborghini Gallardo, que também faz parte do grupo Volkswagen.
O motor de dez cilindros derrotou o rival Porsche 3.8 biturbo por 66 a 59 pontos. A Porsche seria bicampeã se tivesse vencido. Em terceiro lugar, três pontos abaixo do vice, ficou outro alemão: o V8 AMG da Mercedes SLS, que também disputou o título na categoria Carro Premium. Muito atrás ficaram o V6 3.7 do Jeep Cherokee e o turbodiesel V8 do Range Rover, com 24 e 23 pontos.
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