A Audi sairia da noite do Carro do Ano com três tricampeonatos (Premium, Motor acima de 2.0 e Motor abaixo de 2.0) se o atual bicampeão 2.0 TFSI estivesse, ao menos, entre os finalistas, o que não aconteceu.


Na sua ausência quem fez a festa foi o 1.4 Turbo T-Jet da Fiat, vice-campeão do ano passado, perdendo exatamente para o 2.o da Audi. Projetado pela Fiat Powertrain Technologies (FPT), equipa o Punto e o Linea. Importado da Itália, o propulsor é a nova tendência para os próximos motores esportivos da marca italiana: potente (rende 152 cavalos), ágil e econômico. Seu torque máximo é de 21,1 kgfm entre 2.250 rpm e 4.500 rpm.


O motor T-Jet foi eleito entre os 11 jurados especializados (jornalistas e engenheiros) com 72 pontos. O vice-campeão foi o 2.0 VTEC do Honda Civic Si, com 61. O 1.0 Turbo do Smart foi o terceiro com 57 pontos. O Mini 1.6 Turbo com 52 pontos e o 1.8 VVTi do Toyota Corolla, que somou 33 pontos completam a classificação dos finalistas.




Outros campeões:

2007 - Chevrolet 1.4 Econo.Flex
2008 - VW/Audi 2.0 TFSI
2009 - VW/Audi 2.0 TFSI